-->

A estúpida insensatez política, de setores da mídia, de seguidores fundamentalistas completamente encegueirados e os Mistérios ‘tocantes’ do Dr. Pêta são os principais assuntos do Colunaço do Pêta deste domingo, 5. Dr. Pêta traz, ainda, para relaxar, a historinha de idosos do Vinhais que ‘caíram’ de bengalada num jovem comerciante ao confundi-lo com um ‘fura-fila’. Boa leitura.

 

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Que dia é hoje???!!! Ah, sim, domingo, dia do Colunaço do Pêta!!! Então, vamos lá!!!

*** O governador Flávio Dino, que – já dissemos isso aqui – algumas vezes ‘alimenta’ um debate desnecessário nas redes sociais em relação ao presidente Jair Bolsonaro (este tem horas que precisa ser ignorado completamente), postou, recentemente, em seu twitter, que o Brasil está lidando com duas patologias: o coronavírus e o presidente da República!!! A princípio, como em tantas outra postagens, não teria como evitar, para quem não conhece bem o governador e suas convicções fortes, uma associação dessas manifestações públicas com “ação política”!!! Não é!!! Em algum momento, esta semana, numa conversa com um amigo que o parabenizava pelas medidas de isolamento social, Flávio Dino confessou: “Este é o segundo pior momento da minha vida”!!! Não falou do primeiro, mas o amigo não teve dúvidas de que se tratava da perda prematura do seu filho Marcelo!!! Quem lembra também do emocionado discurso de Dino no velório do saudoso Humberto Coutinho, em Caxias, não duvida da sua extrema sensibilidade em situações adversas como essa!!! Então, antes de pensar que Flávio Dino está “fazendo política” – até meu chefe, algumas vezes, chega a arrancar os cabelos aqui com certas postagens do governador – parece justo atentar para esse lado dele!!!

*** Exagerou o governador do Maranhão ao definir que estamos diante de duas patologias???!!! A princípio, achei que sim, que tinha “pegado pesado demais”!!! Mas os fatos dessa semana me fizeram ver que o governador está correto!!! Primeiro, o novo tom do pronunciamento de Bolsonaro, terça-feira, em cadeia nacional de rádio e televisão, que deu um alento a todos nós, fazendo com que déssemos a ele um voto de confiança; que a partir dali a sua postura mudaria!!! Não que acreditássemos piamente no que ele estava falando, mas por nos encontrarmos numa situação de tanta vulnerabilidade, que queríamos nos agarrar à mínima possibilidade de ver esse país deixar a brigalhada política, as diferenças, as ideologias de lado e SE UNIR EM UM SÓ contra o MAL MAIOR que atemoriza todo o planeta!!! O voto de confiança não durou 12 horas!!! No dia seguinte, logo cedo, Bolsonaro jogou ‘no mundo’ um ‘vídeofake’ de uma Ceasa vazia, desabastecida, em Belo Horizonte, para provar a sua tese de que os governadores brasileiros estão errados em defender o isolamento social!!! Duas horas depois, ao constatar o tropeço, apagou o vídeo!!! Mas o presidente não se conteve e, 24 horas depois, na entrevista matinal que concede com frequência na porta do Palácio do Planalto, deu ‘espaço nacional’ a um depoimento de uma trabalhadora informal, corroborando com ela ao final, e jogou o vídeo ‘no mundo’ outra vez, para tentar provar que ele está certo e que os governadores estão errados!!! Com as duas atitudes, confirmou para o Brasil a sua incoerência!!!

*** O outro fato da semana foi o “golpe do João sem braço” que tentou dar nos brasileiros desinformados e que o seguem ‘cegamente’!!! Para entender, vale rever essa nota da coluna INFORME JP desta sexta, 3, do Jornal Pequeno: “O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou que o Governo Federal descumpra regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para realizar atos não previstos com ações de combate ao novo coronavírus. O ministro do Supremo atendeu a um pedido da Advocacia Geral da União (AGU), feito na noite de quinta-feira da semana passada. O objetivo era flexibilizar quatro artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Orçamentária. Alexandre de Moraes concedeu a liminar para, ’durante a emergência em saúde pública, de importância nacional, o estado de calamidade pública decorrente da Covid-19, afastar a exigência de demonstração de adequação e compensação orçamentárias em relação à criação e expansão de programas públicos destinados ao enfrentamento do contexto de calamidade gerado pela disseminação da Covid-19’. Na decisão, o ministro afirmou que a pandemia exige medidas governamentais rápidas. E prossegue: ‘O desafio que a situação atual coloca à sociedade brasileira e ás autoridades públicas é da mais elevada gravidade, e não pode ser minimizado. A pandemia da Covid é uma ameaça real e iminente que irá extenuar a capacidade operacional do sistema pública de saúde, com consequências desastrosas para a população, caso não sejam adotadas medidas de efeito imediato, inclusive no tocante à garantia de subsistência, empregabilidade e manutenção sustentável das empresas’”!!!

*** Pois é…, liberado pela Justiça do país para, nessa emergência, descumprir, sem problemas, a LRF e a LDO, Jair Bolsonaro alegou que ainda precisa enviar uma MP ao Congresso Nacional para a abertura de um crédito extraordinário no Orçamento antes de publicar a sanção do auxílio emergencial de R$ 600 mensais para trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa!!! Os processos para o pagamento, segundo ele, só poderiam começar após a publicação no Diário Oficial da União!!! “Porque não adianta dar um cheque sem fundo. Tem que ter o crédito também. Mas a burocracia é enorme. Uma canetada minha errada é crime de responsabilidade”!!! Como crime de responsabilidade, se está amparado por DECISÃO JUDICIAL???!!!

*** E mais: Na quarta-feira (1º), ao anunciar a sanção do projeto de lei que cria essa renda básica emergencial, em publicação no Twitter, Bolsonaro ressaltou que a edição da MP respeita os princípios de responsabilidade fiscal!!! Novamente age como se não conhecesse a liminar que lhe foi dada pelo STF a pedido da própria Advocacia Geral da União (AGU)!!! Em seu perfil oficial no Twitter, o governador Flávio Dino, com toda razão, criticou o presidente: “É absurda a lentidão de Bolsonaro no que se refere ao pagamento da Renda Básica criada pelos senadores e deputados federais. Aparentemente, deseja o caos para ‘ter razão’ e tentar convencer os militares a irem para as ruas. Isso explica os vídeos que ele insiste em postar”, especulou o governador…, convenhamos, também com alguma razão de fazê-lo; afinal, Bolsonaro está devidamente respaldado para liberar os recursos JÁ!!!

*** Indignado com a postura do presidente da República, uma esclarecida autoridade do judiciário, assíduo leitor do Colunaço, não se conteve e desabafou: “Bolsonaro ultrapassou todos os limites possíveis e imagináveis!!! Tudo quanto é jurista, Supremo, dois ministros do Supremo (Tribunal Federal) já deram garantias de que ele pode fazer o que quiser pra pagar esse ‘povo’, e Bolsonaro vai para a televisão e diz : ‘eu não vou cavar minha própria sepultura. Uma canetada minha aqui pode me tirar do meu cargo. O presidente quer porque quer aprovar uma PEC que não tem a menor necessidade. Quantas sepulturas ele estará cavando ao mandar essa PEC que vai demorar aí 10, 15 dias… quantas pessoas não vão ficar com fome, não vão ficar com necessidade. Sinceramente… ô momento para o Brasil passar por essa crise tendo uma pessoa dessa como presidente da República”!!!

*** Agora um outro assunto sério e também preocupante!!! Tão prejudicial para o Brasil nesse momento como as incoerências de Jair Bolsonaro é a posturas sensacionalista, ‘intriguenta’, inconsequente e irresponsável de setores da mídia que não FOCAM no problema principal: o coronavírus!!! Em vez disso, querem é cada vez mais atiçar a falta de entendimento entre o presidente e governadores!!! Muitos ‘incentivados’ por gente que quer ver o Brasil ‘pegar fogo’!!! São poucos os veículos que adotam uma postura séria, de tentar a união de todos pelo Brasil!!! A maioria, para atender aos seus interesses ou a interesses nem tanto ocultos, adotam a política do quanto pior, melhor!!! E, só adiantando o que NINGUÉM em sã consciência deseja: se o ministro Luiz Henrique Mandetta for demitido, antes de Jair Bolsonaro, acusado de estar enciumado, a culpa maior será dessa imprensa, de jornalistas despreparados, de jornalistas maldosos, venais que parecem não ter pais, filhos, avós e netos…, sim, porque, na verdade, agindo assim, não demonstram qualquer preocupação pela vida de seus entes queridos!!! São profissionais, se é que se pode chamá-los assim, completamente desqualificados, de quinta categoria!!!

*** Frase do dia do Pêta: “Para Bolsonaro se formar na ‘Universidade da Insanidade” só falta a monografia com a tese “POR QUE DEMITI MANDETTA”!!! E com o arremate: “PORQUE ELE NÃO SEGUIU A MINHA LINHA”!!! Quer dizer que o mundo todo e praticamente TODO o GOVERNO de Bolsonaro estão errados!!!

*** Um vídeo com um comentário do jornalista Augusto Nunes deu o que falar, esta semana!!! Eis o que disse Nunes: “Baseado na existência de casos confirmados em 326 dos 5.360 municípios do país, um grande jornal publicou, nessa quarta-feira, a seguinte manchete: ‘METADE DOS BRASILEIROS JÁ VIVEM EM CIDADES COM CORONAVÍRUS’. Manchete errada. A certa: ‘MAIS DE 5.200 MUNICÍPIOS BRASILEIROS ESTÃO FORA DA ROTA DO CORONAVÍRUS’. Cem infectados num bairro de São Paulo são muito menos preocupantes que um único caso numa das 1.253 cidades com menos de 5 mil habitantes espalhadas pelo Brasil. Para socorrer os profissionais do pessimismo, ofereço ofereceram um único centímetro nas primeiras páginas. Primeira: ‘DADOS DA OMS ATESTAM QUE A COVID-19 É TRÊS MENOS LETAL NO BRASIL DO QUE NA ITÁLIA’. Entre 100 brasileiros infectados, três não resistem. Entre italianos ocorrem 11 mortes a cada 100 casos confirmados. Segunda manchete: “UM ESTUDO ELABORADO POR UNIVERSIDADES BRITÂNICAS COMPROVA QUE A TAXA DE LETALIDADE DA COVID-19 É DE 0,66% DO TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS NO MUNDO INTEIRO’. Bem abaixo da taxa de 1,38% alcançada pela epidemia de gripe SARS ocorrida há poucos anos. Terceira: ‘EMPRESA DE STARTAP CURITIBANA ACABA DE CRIAR UM TESTE RÁPIDO PARA DETECTAR O NOVO CORONAVÍRUS’. O equipamento é semelhante ao usado para medir a taxa de glicemia e o resultado sai em 7 minutos. Assim que for aprovado pela Anvisa, o teste chegará às farmácias de todo o Brasil. Somadas as medidas tomadas pelos governos federal e estaduais, essas notícias pioram a vida da turma do ‘quanto pior, melhor’, mas tornam bem menos cinzento o horizonte do Brasil”!!!

*** Preparado para sorrir???!!! Essa aconteceu segunda-feira, ali pertinho do retorno do Vinhais, onde tem umas lojinhas e um mercadinho!!! No domingo, o dono do mercadinho colocou um cartaz: “Das 8h às 9h30, atendimento exclusivo para idosos”!!! Bom, antes mesmo das 8h já tinha um monte de gente da terceira idade na fila!!! Aí, chega um jovem, estaciona o carro e tenta passar na frente dos idosos!!! Uma velhinha, revoltada, deu uma ‘bengalada’ na cabeça do rapaz, que insistiu em passar!!! Aí os velhinhos não aguentaram e ‘caíram’ de ‘bengaladas’ no jovem, que, indignado, voltou ao carro e ‘tirou pra fora’, desabafando, alto e em bom som: “Ah porra, não vou mais abrir essa porcaria de mercado hoje não”, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Meu chefe soube dessa história e aí, já viu: não perdeu a piada: “E ainda teve um velhinho bolsonarista que gritou: “Vai, zarpa daqui, ‘fura-fila’!!! ‘Cego’ é outro nível, hahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** E aquela chuva torrencial do início da semana!!! Durou 50 minutos, mas foi o suficiente para causar um estrago na cidade, deixando o asfalto cheio de ‘armadilhas’!!! Aí um “gaiato independente’”mandou bala’: “Só falta os bolsonaristas dizerem que São Pedro está boicotando o presidente”!!!

***

MISTÉRIO –

*** Por que, em vez de procurar dar informações que realmente interessam e que podem ajudar as pessoas no enfrentamento desse mal que desafia o planeta, muitos jornalistas continuam dando mais ênfase para os ‘mimimis’, as ‘picuinhas’ e as disputas ignorantes e insanas de todos os lados políticos???!!!

*** E por que políticos que deveriam dar o exemplo continuam nessa disputa insana, movidos, principalmente, pelo ego e pela prepotência???!!!

*** Por que bolsonaristas e anti-bolsonaristas não param pra pensar e compreendem, de uma vez por todas, que o INIMIGO É SÓ UM???!!!

*** Por que não fazem como o ministro Guedes sugeriu: deixemos as brigas políticas para depois e nos unamos. Depois que derrotarmos o nosso inimigo maior, voltemos às nossas brigas???!!! Qual é o ser humano, em perfeito juízo, que não consegue entender isso???!!!

*** Por que a PRAGA da política contamina mais as pessoas do que o próprio coronavírus???!!! Alguém poderia responder???!!!

*** Por que tem gente tão insana nesse Brasil que já começa a defender a exoneração do ministro Mandetta, simplesmente porque ele “tem que seguir é a LINHA do chefe”…, um chefe completamente insano e despreparado, diga-se de passagem, capaz de ser contra praticamente todos os seus próprios comandados e contra o planeta…, inclusive contra um presidente considerado maluco, como Donald Trump???!!! Sorte dos EUA que Trump é doido, mas não é despreparado!!!

*** Por que os insanos não abrem os olhos de vez, caem em si e chegam à conclusão de que estão cometendo um crime contra todos os brasileiros???!!! Por que??? Porque são ‘cegos’!!!

*** Por que ‘diabos’ presidente, governadores, prefeitos, parlamentares, judiciário, legislativo, empresários e o ‘diacho’ mais que seja não conseguem SE UNIR PELO BRASIL???!!! ESTÃO MALUCOS???!!!

*** Se não conseguem por causa de um presidente que não quer isso, por que não se juntam TODOS e dão um jeito???!!! Sim, porque o GOVERNO FEDERAL ESTÁ TRABALHANDO MUITO POR ISSO, mas o COMANDO DESSE GOVERNO está na contramão desse trabalho!!!

*** Por que um despreparado, como esse filho do presidente da República, tem que condenar uma reunião, por vídeo conferência, entre governadores e o vice-presidente da República, na qual destacou o governador maranhense Flávio Dino???!!! Por que A LINHA do pai não permite???!!! Porque o governador daqui é o ‘inimigo número’ do pai dele???!!! Do pai dele sim, mas não do GOVERNO FEDERAL, QUE ESTÁ TRABALHANDO E TRABALHANDO MUITO PARA VENCER ESSA GUERRA!!!

*** Quem é o ex-deputado que anda fazendo ameaças a um conhecido assessor jurídico, na ‘Princesa do Sertão’???!!! Na sexta, 4, o advogado registrou ocorrência na polícia, pedindo medidas restritivas!!!

*** Por que o Bar da Rosa, integrante da ‘Tríplice Fronteira’, continua funcionando normalmente???!!! ‘Rapá’, esse ‘povo’ tem amizade nas três ‘esferas’, hahahahahahahaha

***