-->

Um dia depois de o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) recomendar medidas para restringir a circulação de pessoas no país, o presidente Jair Bolsonaro visitou ontem comerciantes no Distrito Federal . Durante a caminhada, ele transgrediu recomendações ao cumprimentar apoiadores e causou aglomerações para fotografias. Também voltou a defender o “isolamento vertical” apenas para idosos, a minimizar a pandemia e a propagar supostas verdades, não confirmadas, sobre o uso da hidroxicloroquina contra o vírus: “Deus é brasileiro, a cura tá aí”. Bolsonaro chegou a dizer que cogita decreto liberando toda a população para voltar ao trabalho.

O Twitter excluiu dois vídeos que Bolsonaro havia publicado da agenda de rua por serem “contra informações de saúde pública”

No sábado, em reunião com autoridades do governo e do Judiciário, Bolsonaro foi alertado de que, se tentar flexibilizar as regras de isolamento social, enfrentará uma difícil batalha na Justiça.

Bolsonaro desautoriza Mandetta e confunde a população, afirma Miguel Caballero. “O tour presidencial fará recrudescer especulações sobre uma demissão do ministro”.

Outro olhar: especialistas em saúde coletiva e epidemiologia afirmaram que Bolsonaro fez “tudo que não deve ser feito” e que passou uma mensagem “deseducadora” à população. (Jornal O Globo)