-->

 

COLUNAÇO DO PÊTA

 

PETINHADAS

 

*** O BRASIL (não só os governantes, como ideologistas e, principalmente, fundamentalistas) PRECISA fazer UM PACTO PELO PAÍS, PELO POVO E PELA VIDA!!! O que estamos vendo nessa Nação é um verdadeiro absurdo!!! Os extremos conseguiram POLITIZAR ATÉ O CORONAVÍRUS, e, a continuar assim, vão matar muito mais pessoas que a própria doença!!! Diante desse horror, que chamou a atenção, inclusive, do próprio vírus, Dr. Pêta resolveu enviar uma ‘solicitação’ ao Chico Xavier para que psicografasse um RECADO que o ‘corona’ está querendo dar ao Brasil e, em especial, aos maranhenses!!! E assim surge a “CARTA DO CORONAVÍRUS AOS BRASILEIROS E MARANHENSES”, em especial!!!

*** “Oi, brasileiros, maranhenses, em especial, aqui sou eu, o coronavírus. Pensei que EU ia matar muita gente, mas estou vendo que vocês vão matar muito mais com tudo isso que estão fazendo contra vocês mesmos. Estou com pena e ao mesmo tempo com raiva de vocês, que, em vez de me priorizarem, estão colocando EGOS e diferenças ideológicas acima de mim. Acho que nem Deus, com esse recado que está dando ao mundo, conseguirá dar jeito em vocês. Não conseguem enxergar que o mal SOU EU???!!! O mal não é o presidente de vocês nem os adversários do presidente de vocês…, SOU EU! Me levem a sério ou vocês vão se matar de tanta ignorância, de tanta intolerância, de tanta ‘cegueira’. Vocês estão me deixando de lado e priorizando a ‘guerra insana’ que travam há muito tempo! Estão ‘cegos’ de ódio e vão acabar tirando o meu ‘mérito’ de matança, porque vão matar muito mais do que eu! Vocês espalham notícias falsas pelas redes sociais, vídeos, áudios, notícias, o ‘diabo a quatro’, para provarem, uns contra os outros, que seus lados estão com a razão! Não percam tempo! Quem apoia o presidente de vocês não vai convencer quem não apoia de que está certo ou errado; nem vice-versa; simplesmente porque estão todos CEGOS pelo ódio, pelo radicalismo, pela ignorância, pela intolerância imbecil! Enquanto isso, vão me deixando de lado! Estou com raiva, com muita raiva, porque, antes de mim, VOCÊS MESMOS vão cumprir a missão que o capeta me encarregou de cumprir, porque vocês estão enlouquecendo as pessoas, estão colocando todo mundo num pânico muito maior do que eu seria capaz de colocar.

*** … Observem só o que estão fazendo: qualquer pessoa que morre, agora, vocês estão dizendo que EU MATEI. Pra mim é bom, mas isso é uma mentira… Aquela garota inglesa de 21 não fui eu que matei: aquele músico de 28 anos, do Rio de Janeiro, também não foi ‘obra’ minha! Estão
tão obcecados que se apressam muito em divulgar as causas das mortes, e, sem checar nada, dizem logo que fui EU! Isso está apavorando as pessoas e tirando os meus ‘méritos’! Teve um cara em Brasília, de 46 anos, que morreu! Esse aí até que eu dei uma mãozinha, mas o detalhe é que ele era diabético, hipertenso e tinha asma! Mas isso vocês nem destacaram direito. E como o povo, levado por essa onda, não lê direito, pronto, tá criado o pânico! ‘Meu capeta do inferno’, quanto absurdo’! Vocês estão discutindo o sexo dos anjos ou quem nasceu primeiro! Estão colocando ideologias e egos acima de uma coisa muito séria, que sou EU!!! Nas próprias brincadeiras inoportunas, vocês sugerem o que estou dizendo: “Se for trabalhar morre de coronavírus; se ficar em casa, morre de fome; e se ficar discutindo nas redes sociais, morre de raiva”! É isso, vão morrer de raiva, de ódio, vão ter um colapso! Os jornalistas, principalmente do Maranhão, esses mesmos é que me ignoraram por completo…, estão é brigando, guerreando e, pior, SE INSULTANDO ABSURDA- MENTE nos grupos, porque, acima de mim, estão o ego e os posicionamentos ideológicos deles! Não são todos, é verdade, mas só esses já fazem o estrago! Fora a irresponsabilidade total de divulgar algo sem ter certeza, num terrorismo SEM PRECEDENTES na história do mundo! Exatamente isso! Estão tocando o pânico, o terrorismo…, é uma verdadeira pandemia psicológica!

*** Vi alguém botar aí numa rede social: “É difícil administrar um reino onde uma parte tem medo da morte, outra tem medo da fome… e a terceira quer atear fogo no ‘castelo’. Só espero que ao final de toda esta crise os que estão com medo da morte e os que estão com medo da fome
se unam contra os que querem atear fogo no castelo”! Se unir? Como? Não vão deixar! Vi também uma outra coisa nas ‘redes’ de vocês: “Estou perdidinha! Vai trabalhar, fica em casa, morre do vírus ou morre de fome, filhos pulando, gatos miando (tudo ao mesmo tempo). Vídeo do biólogo, vídeo do médico, do empresário, do infectologista, enfermeiro, do povo do zap, do padre, do pai de santo, do pastor, do especialista. Fecha tudo, abre tudo, vai morrer, não vai morrer, vai na janela e panela a favor, bate a panela contra, canta um louvor, faz uma gira. Faz uma rave na sacada, sai pro terreiro jogar água sanitária, bate palma pro médico, reza o Pai Nosso, pede ajuda pros Santos, pros orixás. Palmas pro lixeiro, pras enfermeiras, pro pessoal do mercado, das farmácias, pros motoristas às 20h, 21h etc. Passa álcool gel, líquido, bebe um pouco também. Usa máscara, não usa máscara. Taca luva. Véio quer ficar na rua, novo quer ficar em casa. Quando resolverem me avisem! Tá vendo o que vocês estão causando a vocês mesmos?

*** Eu nem devia estar dizendo isso, porque vim aqui para fazer o mal…, mas estou com tanta raiva desse desprezo por mim, por me colocarem em segundo plano, que estou falando essas coisas para que vocês ME PRIORIZEM! Eu sou o mal, não vocês! Guarde seu ódio, sua ideologia insana, sua irresponsabilidade, sua falta de comprometimento com COISA SÉRIA E GRAVE para ocasiões mais amenas, porque agora estamos falando de MORTE E VIDA! Não conseguem entender, né? Lógico que não vão entender…, e não vão entender porque ESTÃO CEGOS!!! Vim cumprir uma missão e vocês estão me ajudando! Mas eu não quero essa ajuda…, eu quero ser o protagonista da pandemia, das mortes, mas vocês estão tirando o meu protagonismo com a ‘PANDEMIA DO MEDO’…, e como vão continuar assim, matarão muito mais que eu: QUE ÓDIO”!!! Pelo que estou vendo, o inferno é aqui mesmo! Que alguém tenha piedade daqueles que estão me levando a sério e tentando abrir os olhos dos CEGOS. Estes, coitados, estão remando contra a maré, porque a ONDA DA DESGRAÇA que vocês estão produzindo é avassaladora!
Tchau”!!!

*** Na sexta-feira, 27, o Jornal Pequeno saiu com a seguinte manchete: “JP SUGERE UM PACTO DE COMPROMETI- MENTO ENTRE GOVERNO E EMPRESÁRIOS”. E disse no subtítulo: “Um grande pacto, uma grande e urgente reunião entre Governo do Estado e empresários maranhenses, co- mandada por Flávio Dino, pode ser a solução para uma medida que garanta se setores que estão parados em decorrência de um dos decretos pelo governador nos últimos dias”. No mesmo dia, entidades empresariais divulgaram release informando que haviam protocolado, terça-feira, 24, um documento ao governador Flávio Dino “com várias propostas dos segmentos de comércio e serviços, visando minimizar os impactos da epidemia do coronavírus na economia local, em especial nas micro e pequenas empresas locais”.

*** No documento as entidades reafirmavam o “apoio à suspensão temporária das atividades ao comércio, como ação para conter a Covid-19, mas ressaltavam que era indispensável a adoção de medidas de auxílio emergencial às empresas, por parte do governo estadual”. “ERRADO”, condenou o JP, por meio do blog O INFORMANTE, postando o seguinte: “Como disse o Jornal Pequeno em manchete, em vez de PEDIR, os empresários precisam é SENTAR com o governa- dor Flávio Dino. Sentar e fazer um PACTO DE COMPROMISSO. Os setores precisam produzir, mas precisam produzir com responsabilidade, atentando para as medidas sanitárias, como já faz, por exemplo, o GRUPO MATEUS, que está aplicando o teste da temperatura aos clientes na porta dos supermercados; que adaptou os caixas para ninguém salivar em cima dos funcionários no caixa; e paramentou quem lida com o público. A demanda foi tanta que acabou o álcool em gel, mas o grupo está providenciando mais. TODOS PODEM FAZER ISSO, proteger seus funcionários”!!!

*** Prosseguindo, disse O INFORMANTE: “O presidente da CDL-São Luís, Fábio Ribeiro, diz que as perdas decorrentes da suspensão da atividade comercial são incalculáveis. ‘A prioridade nesse momento é a saúde das pessoas, mas também precisamos manter vivas as empresas, e isso só vai acontecer se tivermos o suporte do governo, com medidas que atenuem as perdas e possibilitem a manutenção dos empregos’, afirmou”!!! O INFORMANTE reagiu: “Suporte do governo? Não! Isso só vai funcionar se Governo e empresários firmarem um PACTO DE COMPROMETIMENTO, cada um assumindo as suas responsabilidades. O governo não pode assumir essa responsabilidade sozinho”!!!

*** Na tarde da mesma sexta, 27, depois da manchete do JP e da reação de O INFORMANTE,
os empresários protocolaram um novo documento, com uma postura diferente, o que levou
o JP a sair com nova manchete: “EMPRESÁRIOS DO MARANHÃO APRESENTAM SUGESTÕES AO GOVERNO PARA A RETOMADA GRADATIVA DO COMÉRCIO”!!! O JP viu como “o início do caminho correto, mesmo ainda sem a reunião sugerida”!!! E publicou: “Diferentemente da nota encaminhada à imprensa na manhã de sexta-feira, em que ressaltam que é indispensável a adoção de medidas de auxílio emergencial às empresas, por parte do governo estadual, entidades empresa- riais elaboraram um documento com sugestões ao Governo do Estado para a retomada gradativa do comércio…! No novo documento, protocolado na Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), os empresários afirmam que concordam com a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social. O documento foi endereçado também ao governador Flávio Dino… Nele, os líderes empresariais apresentaram sugestões para a retomada gradativa e planejada da operação comercial das atividades econômicas na capital maranhense, a partir próximo dia 5 de abril, com
base em um Plano de Ação que seja criado pelo Governo (O PLANO DE AÇÃO DEVE SER CRIADO POR GOVERNO E CLASSE EMPRESARIAL, JUNTOS, grifou o JP)), caso haja a estabilização de casos de Covid-19 no Estado”!!! “Os empresários se dizem preocupados com os ‘impactos negativos dramáticos que a suspensão total do comércio venha acarretar na economia local’, e ressaltam que são favoráveis à manutenção de rígidos protocolos de controle nas lojas, caso voltem a funcionar em horário reduzido a princípio, para garantir a necessária segurança sanitária”, ressaltou
o release distribuído à imprensa pelas entidades empresariais!!!

*** E mais: “O documento sugere que, inicialmente por 15 dias, a partir de 05.04, as lojas de rua voltem a abrir das 9 às 14h, enquanto as lojas de shoppings centers e galerias comerciais funcionariam das 14 às 19h, “cumprindo regras coletivas de distanciamento social e higienização. Após esse período, e havendo a estabilização dos números da pandemia, mediante a avaliação do Governo do Estado em conjunto com as entidades empresariais, aconteceria a ampliação dos horários de funcionamento do comércio, até a normalização total das atividades”, disseram!!!

*** No final do documento, os empresários aproveitam para cobrar uma ‘resposta formal’ do Governo do Estado em relação à correspondência que fora encaminhada e protocolada no dia 24.03.20. Esse documento contém nove propostas de apoio emergencial aos setores do comércio e serviços para o enfrentamento da crise, solicitadas formalmente pelas entidades empresariais ao Governo do Maranhão”!!! Embora tenha publicado esse último parágrafo do documento, o Jornal Peque- no é inteiramente contra isso!!! Os empresários não podem, de forma alguma, aproveitar esse momento para COBRAR O GOVERNO!!! A hora é de SENTAR e encontrar, JUNTOS, soluções para resolver a questão da abertura gradativa do comércio!!! ISSO É O IMPORTANTE AGORA!!! Essas outras questões são para uma outra oportunidade!!! É um absurdo se aproveitar de uma situação grave dessa para COBRAR O GOVERNO… é CONDENÁVEL!!!

*** Se não der para sentar, que governo e empresariado encontrem uma forma de FAZER ESSE PACTO DE COMPROMETIMENTO, QUE DIVIDAM AS RESPONSABILIDADES SOBRE AS DECISÕES QUE POR VENTURA POSSAM SER TOMADAS!!! Repetimos: O GOVERNO NÃO PODE, NEM DEVE ASSUMIR ESSA RESPONSABILIDADE SOZINHO!!! Que todos façam uma reflexão e ajam!!!

*** “Parabéns pela iniciativa do Pacto Governo-Empresários / A imprensa tem que ter iniciativas como essa nesse momento / Bem pensado: dividir a responsabilidade, entre governo/ empresários. Talvez seja a saída que todos estavam esperando. Agora é aguardar! / Parabéns pela iniciativa do JP. Esse pacto é oportuno, feito com a devida responsabilidade preventiva / A ideia do pacto é muito boa mas depende da disposição dos dois lados em promover a reunião / JP acerta na aposta do diálogo/ Os empresários não podem é aproveitar essa reunião para fazer cobranças inoportunas
ao governo / Parabéns, Jornal Pequeno. Parabéns, Lourival, parabéns a toda a família Bogéa”!!! Essa foi a tônica dos comentários  que nos foram encaminhados, na esteira da repercussão
da SUGESTÃO DO JORNAL PEQUENO!!! Foram centenas e centenas de e-mails, telefonemas e mensagens de whatsApp!!! Daria um jornal inteiro se fôssemos publicar todos, dando os devidos créditos!!!

*** Os senadores maranhenses têm sido bem atuantes nesse momento de enfrentamento ao coronavírus!!! Um exemplo é o pedetista Weverton Rocha, que está direto em Brasília, indo diariamente ao Congresso!!! Segundo apurou Dr. Pêta, ele colocou a equipe trabalhando
de casa e está indo ao gabinete acompanhado apenas de dois funcionários mais jovens!!! Nesse meio tempo, relatou o decreto de calamidade pública e apresentou 14 projetos de lei, tratando de assuntos que vão da suspensão de conta de energia para baixa renda a aumento de impostos para banqueiros!!! Está a mil o ‘cabra’!!! Mas tá certo…, ele continua trabalhando para que as pessoas possam ficar em casa, bem protegidas!!! Tem que ser assim!!! Eliziane e Roberto Rocha também estão fazendo a parte deles!!! Dr. Pêta não conseguiu apurar é se estão indo direto à casa, como o pedetista!!! Mas, de qualquer forma, as iniciativas dos dois também têm sido importantes!!! Por enquanto, a pesquisa do Dr. Pêta não chegou à Câmara!!! Mas, pelas informações que têm sido passadas pelo nosso correspondente em Brasília, jornalista Gil Maranhão, com raras exceções, a galera maranhense do “salão verde” também está trabalhando muito!!! É isso aí…, é disso que todos estamos precisando, de parlamentares atuantes nesse momento de extrema gravidade!!!

*** E ‘nosso’ vice Brandão, gente!!! Pois é…, surpreendido com a notícia da filiação, ao Republicanos, de dois filhos de Bolsonaro, tratou logo de ligar para o presidente nacional do partido, Marcos Pereira!!! Ligou e se tranquilizou um pouco, sendo informado de que essa filiação
se deu “em razão do cenário político específico do Rio de Janeiro. Apenas isso”!!! Aproveitou a ligação para ratificar sua posição e a do deputado federal Cléber Verde, presidente estadual do Republicanos, “de total apoio ao governador Flávio Dino”, posição que, segundo Carlos Brandão, foi prontamente confirmada por Pereira, “que garantiu nossa total autonomia e liberdade em continuar seguindo com nossa política, tal qual trabalhamos”, postou o vice-governador em suas redes sociais, complementando: “Em hipótese alguma, enquanto eu estiver no partido, o Republicanos deixará de ser aliado de primeira hora do governador Flávio Dino, no Maranhão. Essa certeza está chancelada em nota oficial enviada pelo próprio presidente nacional do partido”!!!

*** E o release da Equatorial, dando conta de que não vai cortar energia, mas aconselhando quem tiver condições de pagar a fazê-lo, para “não acumular débito”!!! Ou seja, depois que tudo isso passar vão sair cortando energia a torto e a direito de quem acumulou débitos!!! Nesse momento, o que a empresa deveria fazer era dar um bom desconto, apenas isso, porque vai acumular!!! E quem vai pagar conta acumulada se não tá tendo receita???!!! Não existe!!!

*** E essa conversa do meu chefe com uma amiga:

Amiga: “E o whisky, tem tomado???!!!
Meu chefe: “Não…, estou de ‘recesso”!!!
Amiga: “Hehe…, eu comprei umas Skol Beats para tomar de sexta a domingo rsrs…, aquele combo de 8”.
Meu chefe: “Agora, em tempos de coronavírus, o ditado se inverte: “Alguém tem que beber”!!! Hahahahahahahahahahahahaha

*** E tem um empresário aí, do setor de transportes, que continua espalhando o terror…!!! Agora ele diz que os assaltos estão aumentando e que as pessoas estão brigando pelas ruas!!! Qualquer policial sabe que o único aumento de ocorrências está se dando no âmbito da violência doméstica e familiar!!! Esse malfeitor precisa ser recolhido!!! “Vamos ficar em casa, o governador está tomando as medidas necessárias. Precisamos confiar nos médicos”, desabafou uma leitora depois de ouvir o áudio e encaminhar ao Dr. Pêta!!!

***