-->

É falsa a notícia que circulou, neste sábado, 25. Nas redes sociais, de que a Marinha do Brasil havia apreendido cinco ferry-boats “por irregularidades”. O desmentido foi feito pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), garantindo, em nota, que “o serviço está operando com três embarcações”.

Conforme as notícias disseminadas nas redes sociais, os ferry-boats teriam sido apreendidos quando faziam a viagem Cujupe – São Luís e tinham sido levados, ontem, para passar por inspeção da Marinha, ontem, sem que houvesse qualquer previsão de viagens nos horários estabelecidos.

O que houve, segundo a MOB, é que dois dos ferry-boats da Empresa Serv Porto estão em manutenção e um está recolhido pela Capitania dos Portos. Uma das embarcações, inclusive, deveria voltar a operar ontem mesmo, conforme previsões do setor..

Segunda-feira passada, foi realizada uma das últimas inspeções da MOB, que designou uma equipe para inspecionar o serviço do Terminal da Ponta da Espera, em São Luís, até Cujupe, em Alcântara. “Durante a travessia, foram verificados itens de segurança e salvatagem, condições de higiene das embarcações, além da documentação da tripulação e das embarcações”, disse o presidente da Agência, Lawrence Melo.

 

A seguir, a íntegra da nota distribuída neste sábado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB):

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informa que a informação que está sendo veiculada em alguns meios de comunicação da apreensão de ferry boat pela Capitania dos Portos na manhã deste sábado, 15 de fevereiro, é falsa.

O serviço de ferry boat está operando com três ferrys da Empresa Internacional Marítima.

Sobre os ferrys boat da Empresa Serv Porto dois estão em manutenção e o outro está recolhido pela Capitania dos Portos. Há previsão de que, até o fim da manhã, uma embarcação da empresa volte a operar.

A MOB lamenta a propagação de notícias falsas. Uma das regras primordiais do jornalismo sério é a verificação da informação com as fontes oficias, sob pena de estar veiculando Fake News.