-->

Uma comitiva do Governo do Maranhão realizou vistoria no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, nesta quinta-feira, 18. Durante a inspeção, o governador em exercício, Felipe Camarão, anunciou o início imediato das obras de recuperação do espaço, que durará 18 meses. Na quarta-feira, 17, o Governo do Estado e o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram um termo de cooperação técnica para a reforma do espaço.

Felipe Camarão e equipe no Odylo Costa Filho

Além do governador em exercício, Felipe Camarão, participaram da vistoria secretário de Estado de Educação em exercício, Anderson Lindoso; os secretários de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins; de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos; adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secid, Robson Paz; além de representantes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA); e da empresa que irá executar as obras. Durante a vistoria foram verificados todos os espaços do centro de criatividade.

Felipe Camarão, explicou que o trabalho que vai ser executado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho abrange diversas frentes.

“A primeira é recuperação total da estrutura física do prédio. Do piso ao telhado. As obras de requalificação já começam hoje. A segunda fase do projeto engloba a aquisição de equipamentos modernos para o cinema, o teatro, a sala de dança, o laboratório de azulejaria e demais espaços. Assim, o novo Centro de Criatividade Odylo Costa Filho será um centro de arte e educação com cursos certificados pelo Iema, formando mão de obra qualificada para atuar nos equipamentos culturais e educacionais do nosso estado”, informou Felipe Camarão.

O governador em exercício também ressaltou que o acervo arqueológico e literário do espaço está sendo catalogado para ser enviado para um novo local até que as obras de requalificação do centro sejam concluídas.

“Nós constatamos aqui que o patrimônio cultural está preservado. Tanto as peças de azulejaria quanto o acervo bibliográfico estão sendo catalogados para serem acondicionados em um local apropriado para continuação dos estudos e exibição temporária até o fim da reforma do centro”, afirmou Felipe Camarão.

O secretário de Estado da Segurança, Maurício Martins, informou que as investigações para descobrir os autores da invasão ao centro de criatividade seguem em andamento.

“A Polícia Civil já instaurou inquérito policial para investigar a autoria do crime. No entanto, o levantamento inicial já constatou que o acervo cultural não foi danificado nem furtado. Foram levados fios de cobre, utensílios e objetos de menor valor provavelmente por usuários de drogas. E após a reforma do prédio as polícias Militar e Civil vão seguir atuando para dar toda a proteção, não somente a esse espaço e seus frequentadores, mas como toda a área do entorno”, garantiu Maurício Martins.

Cooperação – O termo de cooperação entre o governo d o Iphan cede um projeto já pré-aprovado pelo Iphan pelo PAC Cidades Históricas em 2015. Este projeto está sendo atualizado, incluindo os valores, e contempla toda a reforma do prédio, que será transformado em um centro de arte e educação.

Como centro de arte e educação o espaço voltará a ofertar oficinas e também serão ministrados cursos técnicos, além de atividades práticas de arte e educação a partir da revitalização de todos os espaços do prédio. Os cursos que passarão a ser ofertados no local serão certificados por meio do Iema.

Além do projeto de reforma doado ao Governo do Estado, o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho foi contemplado no PAC Seleções, lançado em 2023 pelo Governo Federal, com projetos complementares que vão garantir os equipamentos essenciais para a modernização do prédio bem como a realização dos cursos e demais atividades culturais e educacionais no prédio. O PAC Seleções contempla projetos de sonorização, acústica, dentre outros.

Preservação do acervo – Parte do trabalho que está sendo executado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho é a catalogação do acervo arqueológico e literário que ficava em exposição no local para estudo pelo público.

O acervo literário foi removido para a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) onde está sendo higienizado e catalogado. Após este trabalho ele será levado para a Biblioteca Pública Benedito Leite, localizada na Praça Deodoro, Centro de São Luís, para possa ser acessado novamente pelo público. Quando o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho for reaberto o acervo retorna para a Biblioteca Ferreira Gullar, que integra o espaço.

O bibliotecário e doutor em Design da Informação, Edilson Reis, destaca a importância e diversidade do acervo bibliográfico. “Esse acervo é composto por livros de autores maranhenses e da literatura brasileira, catálogos, folhetos, revistas, incluindo revistas científicas, jornais antigos, entre outros. É um acervo bem vasto e bem diverso que vai desde livros e revistas em quadrinhos”, informou.

O local também abriga um importante acervo de azulejos portugueses do século XVIII que eram utilizados para pesquisa no laboratório de azulejaria que produzia réplicas utilizadas nas obras de recuperação do casario histórico de São Luís. “Agora estamos fazendo a catalogação e classificação desse acervo de azulejaria. O acervo aqui é grandioso, pois além das peças, inclui documentos de referência que estão nos ajudando neste trabalho”, disse o arqueólogo, historiador e professor do Iema, Marcos Nascimento.

O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho foi criado em 1980 com a missão de promover ações de caráter educativo abrangendo as áreas das artes plásticas, cênicas e visuais, difundindo talentos, produtos culturais, entre outros. O espaço visa o desenvolvimento pessoal e do potencial artístico, criativo e expressivo do indivíduo, abrindo espaços para comercialização dos seus produtos.

O prédio fica localizado no bairro Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, e é constituído de dois blocos: um, com entrada principal na Rua Marcelino Almeida e saída na Rampa do Comércio (pavimento térreo); o outro, do qual o Centro ocupa a parte do térreo, com oficinas, e o pavimento superior, com serviços administrativos, sendo sua entrada principal na Rampa do Comércio.

O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho é composto pelo Cine Praia Grande, Teatro Alcione Nazaré, pelas galerias de exposição Ambrósio Amorim e Valdelino Césio e a Biblioteca Ferreira Gullar. O centro também realiza cursos, treinamentos, oficinas, projetos especiais, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *