Com correalização do Governo do Estado, São Luís sediará a 5ª edição da Expo Indústria Maranhão, a partir de quinta-feira (9), no Multicenter Negócios e Eventos, no Calhau. Considerado o maior evento multisetorial do Norte e Nordeste, a exposição fomenta o uso de produtos locais, cria uma rede de colaboração e fortalece o canal de relacionamento entre empresas e público. O evento também contará com a participação direta de nove órgãos e empresas da gestão estadual, incluindo o Porto do Itaqui e a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc).

Edição de 2022 também foi realizada no Multicenter Negócios e Eventos (Foto: Júnior Foicinha)

O Porto do Itaqui é um dos patrocinadores do evento e a equipe da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) estará preparada para destacar as vastas capacidades de infraestrutura e inovação que o porto oferece.

Os projetos que serão apresentados possuem o objetivo de criação de um polo de conhecimento para o estado, tornando o Porto do Itaqui um vetor de transformação para o segmento logístico. Dentre esses destacam-se os produtos internos desenvolvidos no Itaqui Labs, que foram implementados e fomentam a criação da cultura de inovação no complexo portuário maranhense.

No âmbito da pesquisa, desenvolvimento e inovação, serão apresentadas as iniciativas desenvolvidas pelo Programa Porto do Futuro, que busca incentivar a pesquisa aplicada, a formação de mão de obra local especializada e a valorização da inovação no estado.

Por mais um ano consecutivo, a Seinc levará o Armazém do Empreendedor do Maranhão para a Expo Indústria. Ao todo, 39 micros e pequenos empreendimentos estarão no espaço, que funcionará ao longo de todo o evento, sempre a partir das 17h. A ação, pensada para ser uma vitrine de oportunidades aos empreendedores locais, terá diversidade em vestuário, alimentos, bebidas, dentre outros produtos.

“A Expo Indústria fecha o calendário oficial de eventos, e nada melhor que levar o Armazém do Empreendedor para participar deste momento. Em 2023 vivenciamos um bom retorno de vendas aos empreendedores maranhenses e queremos encerrar o ciclo deste ano com a garantia de que, durante a Expo Indústria, os empreendedores tenham captado novos clientes, se lançando a novas possibilidades e conquistado novos nichos de mercado, a partir desse apoio promovido pelo Governo do Estado, coordenado pela Seinc, e que tem o apoio irrestrito do governador Carlos Brandão”, afirmou o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca.

Também contarão com espaços para visitação do público órgãos como a Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Instituto de Metrologia Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Para ampliar os serviços prestados aos cidadãos, a Jucema levará para a Expo Indústria 2023 as novas funcionalidades do Portal de Serviços, que permite pesquisa gratuita sobre dados empresariais de todos os 217 municípios maranhenses, consulta empresarial a partir do CNPJ ou CPF do titular da empresa. A ferramenta ainda possibilita obter informações sobre a geração de empregos pelas empresas maranhenses, em especial, as micro e pequenas empresas.

No estande da Jucema, os visitantes também terão consultoria empresarial sobre todos os serviços realizados pela Junta Comercial, como abertura, alteração e baixa de empreendimentos. Outra novidade que será apresentada aos visitantes do espaço é a possibilidade de emissão da licença sanitária estadual por meio do sistema Empresa Fácil.

Já a Sagrima promoverá um balcão tira-dúvidas sobre a Declaração de Conformidade de Atividade Agrossilvipastoril (DCAA). Durante o evento, os técnicos da Sagrima irão explicar a importância do documento, o passo a passo para emissão e os benefícios. O secretário da pasta, Diego Rolim, definiu o momento como uma grande oportunidade para compartilhar com o público diversas informações essenciais.

“Na Expo Indústria, queremos informar o público sobre a importância da regularização ambiental no campo. Por meio da DCAA, além da dispensa do licenciamento ambiental, os produtores rurais também possuem facilidades na aquisição de crédito”, exemplificou Diego Rolim.

Pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) do Maranhão, o público vai conhecer os serviços e ações de inspeção de produtos e subprodutos de origem animal. Esse serviço é importante para garantir um alimento com qualidade e sem riscos à saúde do consumidor.

A equipe técnica da AGED prestará informações quanto ao registro das agroindústrias, modelos de plantas-baixas para tipos de empreendimentos e as vantagens e benefícios do selo do Serviço de Inspeção.

O trabalho de fiscalização do Instituto de Metrologia Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) também será apresentado aos visitantes da Expo Indústria. A equipe técnica do órgão mostrará como são realizados os testes de qualidade de produtos que são constantemente fiscalizados. Com a proximidade da Black Friday, serão repassadas orientações sobre esse período aos consumidores, especialmente para a aquisição de aparelhos eletrônicos.

O artesanato terá um lugar especial no espaço destinado a Setur, que divulgará os trabalhos desenvolvidos no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama). Seis artesãos foram escolhidos com peças representativas do estado, incluindo biojoias, peças feitas com palha de buriti, palha de bananeira, madeira de árvores caídas, azulejaria, miniaturas e brinquedos tradicionais. A intenção é demonstrar o poder criativo e econômico do artesanato para a indústria do turismo.

Inovação e oportunidade

Durante a Expo Indústria, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) apresentará inovações e oportunidades para empreendimentos avançarem no comércio exterior, divulgando ações do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) e o resultado da parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“A Fapema mostrará os avanços do programa PEIEX, que está qualificando empreendimentos maranhenses para este importante e competitivo mercado. A participação da Fapema na Expo Indústria reforça a importância da pesquisa e inovação como motores essenciais para o crescimento deste setor no estado”, pontuou o presidente da Fundação, Nordman Wall.

Trabalho com dignidade

Uma das ações realizadas pelo Governo do Estado e que poderá ser conhecida pelos visitantes da Expo Indústria Maranhão 2023 é o Programa Trabalho com Dignidade desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Por meio das oficinas instaladas no Sistema Prisional do Maranhão, a gestão estadual converte a capacidade produtiva prisional para atender necessidades internas da administração pública em profissionalização nas diversas áreas produtivas, além de proporcionar a ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

“Nos últimos anos, temos ocupado as primeiras posições no ranking nacional em inserção de internos em atividades laborais e educacionais, conquista extremamente positiva. Nós damos a oportunidade para que façam escolhas certas, pensem em crescer e melhorar, tendo assim outra perspectiva de vida, evitando assim o retorno ao mundo do crime”, destacou o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.

O gestor definiu a Expo Indústria como uma grande vitrine para compartilhar com o público os avanços e as atividades de ressocialização realizadas pelo Governo do Estado. “Hoje, temos mais de 90 parcerias com órgãos públicos e empresas, contemplando serviços com a mão de obra carcerária em diversos segmentos. Com os convênios, são realizados serviços e produtos de qualidade, em contrapartida, os internos são ressocializados através da profissionalização”, observou.

Sobre a Expo Indústria Maranhão 2023

A Expo Indústria Maranhão conta com correalização do Governo do Estado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Trata-se de uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sistema Fiema – composto pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O evento contará com uma vasta programação e com mais de 210 expositores. As áreas focais deste ano compreendem capital humano, tecnologia e inovação, além de ESG (governança ambiental, social e corporativa).

Serviço:

O quê: 5ª Edição da Expo Indústria Maranhão.

Quando: De quinta-feira (9) a domingo (12).

Onde: Multicenter Negócios e Eventos, no Calhau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *