Dois dos sete representantes brasileiros estreiam na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira. Eliminado na pré-Libertadores, o Fortaleza inicia o torneio continental diante do Palestino-CHI. Já o América-MG enfrentará o Peñarol-URU, considerado um dos favoritos ao título.
O América, inclusive, está no considerado “grupo da morte”. Além do Peñarol, vice-campeão em 2021, terá pela frente o Defensa y Justicia-ARG, vencedor em 2020, e Millonarios-COL, que disputou a semifinal em duas oportunidades (2007 e 2012).
A partida de estreia na Sul-Americana caiu em um momento crucial para o América, que disputa a final do Campeonato Mineiro diante do Atlético. O time do técnico Vagner Mancini perdeu o primeiro embate por 3 a 2.
Esta é a primeira vez que o América disputará a Copa Sul-Americana. No ano passado, jogou a Libertadores, mas acabou eliminado ainda na fase de grupos.
O Fortaleza, por sua vez, disputará a Sul-Americana só porque caiu na terceira fase da Libertadores. O clube cearense foi eliminado pelo Cerro Porteño-PAR e está no Grupo H na “Sula”, com Estudiantes de Mérida-VEN, Palestino-CHI e San Lorenzo-ARN. O clube argentino foi campeão em 2002.
Esta é a segunda vez que o Fortaleza disputa a competição. Na primeira, em 2020, não teve muita sorte. Enfrentou logo o Independiente, da Argentina, na primeira fase. Perdeu fora de casa por 1 a 0 e venceu no Castelão por 2 a 1. Foi eliminado pelo gol marcado pelo adversário no Brasil.
Assim como o América, o Fortaleza também está em meio à uma final estadual. No sábado, enfrenta o Fortaleza, que venceu o jogo de ida por 2 a 1.
TEM MAIS!
Mais três jogos serão realizados na quarta-feira. O Estudiantes-ARG, que está no Grupo C, o mesmo do Red Bull Bragantino, pega o Oriente Petrolero-BOL. Já o Universitario-PER, do Grupo do Goiás, enfrenta o Gimnasia La Plata, na Argentina.
Por fim, o Emelec-EQU, que está em um grupo sem nenhum brasileiro, desafia o Danubio-URU. Completam o grupo B: Huracán-ARG e Guaraní-PAR.