Ainda essa semana, o Maranhão Atlético Clube começará o seu planejamento para o Brasileiro da Série D, como a montagem do time. A base da equipe campeã maranhense de 2023 deverá ser mantida, porém, vários reforços devem chegar no Parque Valério Monteiro inclusive, alguns que disputaram o próprio Estadual. Especulam até que o goleiro Éder, o lateral Arlen e o zagueiro Yago Ramos, destaques do Moto, podem fechar com o Quadricolor. O atacante Daniel Passira, do Nacional-AM, também está cotado. Já o meia Vinícius Barata, ex-Iape, foi para o Londrina.
O Brasileiro da Série D 2023 já era realidade desde o fim do ano passado, quando o MAC foi vice-campeão da Copa FMF e ficou com a vaga no Brasileiro. O campeão Tuntum escolheu a Copa do Brasil e foi eliminado em casa logo na 1ª fase pelo ABC-RN. A estreia do Bode na 4ª divisão nacional será no dia 06 de maio, em São Luís, contra o Atlético-CE. O Grupo C ainda tem: Caucaia-CE, Cordino-MA, Ferroviário-CE, Fluminense-PI, Parnahyba-PI e Tocantinópolis-TO.
Esse ano, o MAC só tem mais o Brasileiro da Série D para disputar, a segunda competição da temporada, mas em 2024, serão quatro competições, o Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, a inédita Copa do Nordeste (fase de grupos) e o Campeonato Brasileiro (Série D ou Série C, se conquistar o acesso). E ainda vai começar a próxima temporada com quase 2 milhões e meio de reais nos cofres só de cotas que serão reajustadas a cada fase que for avançando nas competições nacionais.