-->

A polícia federal deflagrou, nesta terça-feira, 17, a operação Falsum Sit Home, com o objetivo de combater crimes típicos do período pré-eleitoral.

Neguinho do Parque Jair com Julinho e o pretenso vice Natércio

Foram cumpridas duas medidas judiciais expedidas pela 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar/MA, sendo um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão.

Um dos alvos da operação foi “Neguinho do Parque Jair”, aliado do prefeito Julinho, de São José de Ribamar. A investigação apura se Neguinho participaria de um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral por meio da apresentação de documentos falsos.

Neguinho do Parque Jair com outros apoiadores do prefeito Julinho

Neguinho obteve 442 votos na eleição de 2020 – o que não lhe garantiria vaga na Câmara -, mas todos foram anulados porque ele teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Em 2024, ele se preparava para entrar novamente na disputa. Ele é filiado ao PDT, partido que declarou apoio à reeleição do prefeito Julinho.

O esquema – O principal responsável por recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, mediante apresentação dos documentos falsos, suspeitando a PF que ele seja, também, o responsável pela falsificação dos documentos.

Até o momento, foram identificados 16 eleitores que transferiram fraudulentamente seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar/MA, com auxílio do investigado. Foi identificado, ainda, que “Neguinho” foi candidato a vereador em eleição anterior, demonstrando possível interesse na manipulação do resultado do pleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *