A polícia federal deflagrou, nesta terça-feira, 17, a operação Falsum Sit Home, com o objetivo de combater crimes típicos do período pré-eleitoral.
Foram cumpridas duas medidas judiciais expedidas pela 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar/MA, sendo um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão.
Um dos alvos da operação foi “Neguinho do Parque Jair”, aliado do prefeito Julinho, de São José de Ribamar. A investigação apura se Neguinho participaria de um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral por meio da apresentação de documentos falsos.
Neguinho obteve 442 votos na eleição de 2020 – o que não lhe garantiria vaga na Câmara -, mas todos foram anulados porque ele teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Em 2024, ele se preparava para entrar novamente na disputa. Ele é filiado ao PDT, partido que declarou apoio à reeleição do prefeito Julinho.
O esquema – O principal responsável por recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, mediante apresentação dos documentos falsos, suspeitando a PF que ele seja, também, o responsável pela falsificação dos documentos.
Até o momento, foram identificados 16 eleitores que transferiram fraudulentamente seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar/MA, com auxílio do investigado. Foi identificado, ainda, que “Neguinho” foi candidato a vereador em eleição anterior, demonstrando possível interesse na manipulação do resultado do pleito.