-->

Nesta semana, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), através da Superintendência de Qualificação Profissional, anunciou a abertura das inscrições para os cursos do Ciclo VII, do programa “Mais Qualificação e Turismo”, visando capacitar os profissionais ligados aos Polos Turísticos do Maranhão. As inscrições vão até o dia 9 de abril de 2024.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destaca que “o Governo do Estado tem o compromisso de qualificar a população maranhense e os cursos EAD, da Setur-MA, oferecem flexibilidade de horários, acesso aos conteúdos de excelência em qualquer local com acesso à internet, oportunidade de conciliação com outras atividades, além de alcançar um maior número de pessoas, apoiando a atualização profissional e educação continuada”.

Os cursos foram viabilizados por meio do termo de cooperação técnica entre a Setur-MA e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com o Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet). Eles têm como objetivo atender profissionais do setor de turismo no Maranhão, incluindo trabalhadores de hotéis, agências de viagens, guias turísticos, artesãos e gestores.

Antônio Castro, superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, explica que o Ciclo VII apresenta cursos inéditos, como Roteirização Turística no Maranhão, Turismo de Base Comunitária: Estratégias e Implementação, e Condução de Visitantes em Ambientes Naturais, cada um com carga horária de 40h.

“Estes cursos contam com ferramentas inovadoras desenvolvidas em parceria com o Uemanet, resultando em gravações tanto em ambientes externos quanto internos. Houve também a inclusão de profissionais da Setur-MA para aprimorar a parte didática e o material de ensino”, segundo ele, este ciclo representa um avanço significativo em relação aos anteriores.

Os candidatos devem acessar o site da Setur-MApara fazer o download do edital, que contém as informações essenciais para a inscrição. Em seguida, devem escolher o curso desejado e preencher todos os campos obrigatórios no formulário de inscrição. Cada candidato só pode se inscrever em um curso do Programa “Mais Qualificação e Turismo”.

Conforme o cronograma, as inscrições iniciadas em 25 de março estarão abertas até 9 de abril. A divulgação da banca examinadora ocorrerá em 10 de abril, seguida pela divulgação do resultado preliminar em 23 de abril. O período para interposição de recursos será de 25 de abril, com a divulgação do resultado definitivo marcada para 29 de abril. As aulas terão início em 30 de abril deste ano com término em 15 de maio de 2024.

Os materiais de estudo estarão acessíveis por meio da plataforma do Uemanet, para que os alunos acessem videoaulas, apostilas e indicações de material complementar. Além disso, os alunos terão a oportunidade de receber orientação por meio de chat. É fundamental que os candidatos acompanhem as publicações e comunicados do edital no site da Setur-MA.

A Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA oferece cursos de qualificação na modalidade EAD desde 2020. Com o novo ciclo, a intenção é multiplicar os resultados por 10. No formato anterior, 776 pessoas receberam capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *