-->

A “eterna” lenga-lenga da intriga, os 2,5 milhões de cúmplices de Alessandro Martins e a patacoada do Detran são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 25. Mas Dr. Pêta traz outras “notícias picantes” e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Quem são os ‘escribas’ que estão à base do ‘rivotril’, com receio do que os ‘tiras’ vão achar nos celulares de Alessandro Martins”???!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Eita régua comprida e afiada dessa ‘tchurma’ que sempre anda atrás de um ‘pezinho’ para instigar um rompimento, difícil de acontecer, entre Flávio Dino, agora oficializado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carlos Brandão, governador do Maranhão, agora, com a ida de Dino para o judiciário, ‘oficializado’ maior líder político do estado!!! Flávio Dino e Carlos Brandão, no entanto, continuam sendo os dois grandes nomes da história político-administrativa maranhense, na atualidade!!! Mesmo assim, ‘vira e mexe’, a ‘galera’ que torce pela separação ressurge das cinzas!!! Essa semana,usaram uma régua ‘pai d’égua’ pra dimensionar o que Brandão falou em entrevista para a televisão, aumentando o grau da expressão utilizada pelo governador ao falar sobre como a gestão da qual ele mesmo participou, nos dois mandatos anteriores, ao abordar sobre as situações das escolas dignas que ele e Dino revitalizaram!!! Eram de palha e taipa, siiiimmmmm, e ainda restam algumas para reformar, siiiiiiiimmmmm!!! E aí foi um “diz-que-me-disse” e “aumenta daqui e dacolá” daqueles que querem um ‘pezinho’ para ‘ressuscitar’ a ‘lenga-lenga’ intrigante!!! Mas a grande verdade é que nem é obrigação do governo do estado reformar as escolas dignas!!! ‘Cutucaram’ foi o bom senso com a ‘vara curta’!!!

*** Outro equívoco foi questionar o que Brandão falou sobre as delegacias,
na mesma entrevista!!! Disse o governador: “Temos delegacias em bom estado, em médio estado e em péssimo estado”!!! ‘Uai’!!! E não é não???!!! E não vão reformar o que precisa???!!! Governo com continuidade é isso!!! Construir, melhorar o que precisa, valorizar e ampliar o que tem dado certo há três gestões!!! Ô ‘régua’ afiada essa ‘divergentes’, que adoram os ‘sincericídios’ sem hipocrisia de Brandão, que “ao fim e ao cabo”, acabam ‘atingindo’ ele próprio, se é que se pode dizer, analisando os fatos dentro da nossa realidade, que as palavras o govenador atingiram alguém!!! Ora, me comprem ‘quinhentos bodes’!!!

*** Dr. Pêta vê, ouve e informa!!! O excêntrico empresário Alessandro Martins, que já dominou o setor de venda de carros em São Luís, e que vem colecionando momentos de muita polêmica nos meios forenses, voltou à cena, nestes últimos dias, por conta de uma enxurrada de declarações, em sua rede social, ora nominando desembargadores, ora acusando o presidente da Caixa!!! Seus desafetos dizem que ele teria tomado alguma ‘bebida estragada’, fato que o levou a emitir certas elucubrações que não foram bem recebidas pelos togados!!! Contrariando o ditado que diz que “não se cutuca onça com vara curta”, e desprezando outro que afirma que “a corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco”, o irrequieto e espalhafatoso emergente, dono de uma fortuna de origem conturbada, agora está preso, passou mal, foi atendido na UPA do Vinhais e tudo indica que cumprirá prisão domiciliar!!!

*** Alessandro passou a ser investigado por crimes que lhe estavam sendo imputados, como invasão de domicílio, agressão física e verbal, além das constantes ameaças pelas redes sociais!!! O juiz Rogério Rondon, ao receber o pedido policial, no dia 21, decidiu pela busca domiciliar, mas indeferiu, num primeiro momento, a prisão preventiva!!! Na busca e apreensão, porém, ele teria desacatado os policiais e, por isso, foi levado para delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO!!! Ocorre que, com os novos elementos fornecidos pela Polícia, baseada nas imagens do que aconteceu no apartamento do empresário, o juiz Rondon decidiu decretar a prisão preventiva, embora esses elementos, na opinião de alguns juristas, tenham sido considerados insuficientes para a medida!!!

*** O certo é que esse ‘quiproquó’ ganhou proporções tão inusitadas, que houve, até, um início de entrevero entre o TJMA e a Procuradoria de Justiça, nesta semana!!! É que alguns desembargadores, em sessão do tribunal, chegaram a admoestar uma representante do MP no sentido de que estaria havendo omissão por parte do órgão fiscal da lei, já que até então não havia sido tomada qualquer providência em relação à postulação processual penal do presidente da Corte, desembargador Paulo Velten!!! Em nota oficial, o MP informou que o processo havia sido distribuído para a 4ª Promotoria Criminal, sendo que a promotora titular considerou insuficiente o material probatório apresentado pelo presidente Velten e solicitou “mais investigações”!!!

*** Por motivo de “foro íntimo”, os promotores da 6ª, 7ª e das 11ª promotorias de Justiça Criminal alegaram suspeição para oficiar no processo, o que levou o PGJ Eduardo Nicolau a designar o promotor da 9ª Promotoria de Justiça, que até agora não disse se vai ou não continuar no caso!!! A nota do MP foi assinada pelo Diretor de Secretaria, José Márcio Maia Alves!!! Não se sabe se a nota “oficial” do MP conseguiu apaziguar os ânimos dos desembargadores, especialmente do presidente da Casa, haja vista o notório “jogo de empurra” que se infere facilmente da nota publicada!!!

*** Enquanto a tensão entre TJ e PGJ aumentou consideravelmente nestes últimos dias, Alessandro Martins segue preso sentindo a falta de um celular para emitir suas bombásticas declarações!!! Há quem informe que, à falta do celular também para emitir “PIXs em profusão”, como vinha fazendo, Alessandro teria encarregado um “agente seu” de arrendar sua BMW junto ao agiota conhecido como Pacovan!!!

*** E a propósito de todo esse “circo”, em artigo cirúrgico, publicado nesse sábado, 24, no Jornal Pequeno, o advogado Alex Borralho, que acabou se tornando um grande “colaborador” do Colunaço nestas férias do Dr. Pêta, falou sobre Alessandro Martins e “seus dois milhões e meio de cúmplices”!!! E quem seriam eles???!!! “Os dois melhores e quinhentos mil seguidores alcançado “pelo enfermo Alessandro Martins na rede social instagram”, apesar de todos terem total conhecimento de que ele “não está gozando de saúde mental”!!! Trata-se, como frisa Borralho, de um número correspondente a mais que o dobro da população de São Luís!!! E foram essas pessoas que “credenciaram” o ex-proprietário da Euromar “a cometer inúmeros ilícitos tendo como alvos principais mulheres e autoridades”!!!

*** “Alessandro fez um esforço financeiro tremendo para aumentar a quantidade de idiotas que o seguiam, sendo bem sucedido nesse objetivo. Esses seguidores constituem uma espécie social decadente, mas prevalecente, eis que o avanço tecnológico aumentou no mundo o número dos sem inteligência ou bom senso. São os chamados ‘mente de ervilha’, que padecem na ignorância. E essa grande massa só aumentará, criando os ignorantes de sua própria ignorância e cultuando as mentes incoerentes, assim como aqueles que acham entediante a convivência saudável com a sociedade, o que acaba contribuindo para reforçar o preconceito, a discriminação e a violência”!!!

*** Observa Alex Borralho no artigo do JP que, “em fração de segundos, Alessandro postava ostentação, ameaças, atos de agressividade e uma imensidão de conteúdo falso e notícias fraudulentas, e logo já apareciam inúmeras curtidas e comentários do povo que celebra o caos e dos que não possuem opinião própria nem exercício de pensamento”!!! Com isso, Martins tornou o seu instagram “um ambiente de fecunda ignorância e de cometimento de vários ilícitos. E no meio desse lixo, ainda existem os que aproveitaram o espaço para fazer propagada de seus estabelecimentos e de carreiras profissionais, na tentativa de aumentar o número clientes parvos, trocando a dignidade comercial pelo número de visualizações. E não vamos esquecer dos espertões e dos malandros que se aproveitavam das ‘farras’ propiciadas pelo empresário, pegando carona nos pagamentos dos gastos e usufruindo de sua insanidade mental”!!!

*** Borralho faz questão de lembrar e informar aos neófitos que “os atos perpetrados por Alessandro não constituem a tão sonhada ‘liberdade de expressão’, e sim manifestações ilegais, que devem ser combatidas com o rigor da lei. E isso ocorre porque a exteriorização do pensamento deixa de ser protegida quando existe abuso, incitação ao ódio, violência, lesão a direitos de terceiros e o desrespeito a dignidade humana”!!! E ressalta: “Importante propalar que esse rebaixamento, primordialmente, de padrões morais e éticos fez de Alessandro um fenômeno, além de servir para tirar-lhe a liberdade, enfiando-o no cárcere. E logo o colocará como réu em diversos processos. E quem gestou tudo isso? É evidente que os seus seguidores. E se você for um deles, considere-se um estúpido triunfante, com sua habilidade de quinta categoria”!!!

*** “A bem da verdade” – observa o autor do artigo – “Alessandro Martins, que se tornou um imbecilizador digital, e a legião de malucos que o seguem deveriam estar internados em alguma clínica de tratamento psiquiátrico, formando a ‘geração pi pa pa para po’ dos que possuem distúrbios mentais. Já para a prisão deveriam ir os profissionais que receberam valores, que sempre se vendem e que deram voz à insanidade e à intolerância de Martins, sendo esta uma verdadeira organização criminosa que precisa ser combatida pela polícia, pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário. É só rastrear os pixes enviados por ‘Alê’. Ao fim e ao cabo, o talentoso cantor maranhense Pêpe Junior é que estava certo, quando cantava ‘pi pa pa para po… pi pa pa para po… Alessandro Martins voltou’! Voltou mesmo…, para a prisão! Visionário esse Pepê”!!!

*** Meu amigo, alguém lá “pras bandas” do Detran ‘aprontou’ uma que deu trabalho para o governo!!! O reajuste da taxa de licenciamento anual de veículos, previsto em decreto governamental, iria valer num dia, e 24 horas antes, o Detran já estava cobrando a taxa reajustada!!! Pense!!! Pois é…, travaram o site antes de o decreto entrar em vigor e ninguém conseguia gerar os boletos para pagamento sem acréscimo!!! Quando o acesso foi normalizado, o reajuste já estava valendo!!! Foi preciso o palácio chamar “na catraca” e mandar devolver os valores cobrados com reajuste!!! Rapá’, só muita ‘borracha’!!!

*** Olha essa!!! No fim de 2023, o Estado, por meio da Seduc, solicitou a devolução de 200 professores que estavam a serviço na rede municipal de São Luís!!! O Estado tenta finalizar a municipalização da educação básica, cumprindo os artigos 211, da Constituição Federal, e 1,0 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)!!! A cessão dos funcionários se deu ao longo dos anos por um regime de colaboração, termo usado na LDB para melhorar as políticas públicas de educação básica, que o constituinte colocou na responsabilidade dos municípios!!! O Estado tem investido na construção de escolas e também atuado na prestação de serviços de educação básica, buscando melhorar os indicadores, que, embora sejam relacionados aos municípios e ao Estado, são visíveis nacionalmente!!! O município de São Luís, o mais rico da Federação, com cerca de 40% das receitas da educação oriundas de suas receitas próprias, tem oferecido resistência à municipalização completa, como já acontece em todos os demais municípios! Para impedir o retorno dos servidores a seus cargos de origem, o município de São Luís questionou judicialmente o Estado, em processo que tramita na Vara dos Direitos Difusos e Coletivos da capital (proc. 0807827-36.2024.8.10.000)!!! Nessa quinta-feira, 22, houve uma tentativa de conciliação, onde a justiça buscou fazer se entenderem as parte, com a participação da 2ª promotoria de justiça da educação!!! O Estado tenta modular a requisição de volta dos servidores, para examinar as diferentes situações relacionadas ao contingente de professores; tanto no que diz respeito à readaptação, quanto nas necessidades de continuar trabalhando na comunidade em que já atuam!!! Além dos que aceitam voltar ao Estado!!! Ao apreciar o pedido formulado pelo município para adiar o processo de municipalização da educação básica, o juiz da vara concedeu a liminar e marcou nova audiência!!! Pense num ‘samba do crioulo doido’!!!

*** E aquele dono de salão que resolveu fazer parcerias com suas clientes em troca de uns ‘carinhos e algo a mais’!!! Pois é…, uma dessas clientes, além de fazer cabelo, viajou para o Rio e ganhou um ‘kit’ completo: “barba/cabelo/bigode”!!! Quando retornou, o “cara-metade” descobriu que a viagem não era como ele pensava, e que a mulher tinha embarcado com um empresário ‘Dom Juan’!!! Não deu outra!!! Mais um casal “desaliançado” na “terrinha”!!!

*** Especialista em pavimentação asfáltica chamou a atenção do Dr. Pêta para a duvidosa qualidade do asfalto que está sendo usado pela Prefeitura no eixo da avenida dos Holandeses, onde é visível a ausência de brita, material que se faz necessário em áreas de tráfego intenso!!! O resultado desse asfalto “meia-boca” é que em alguns trechos as “ondulações” já começam a aparecer aquelas famosas “costelas de vacas”!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem foi o famoso músico e cantor maranhense que deu para Alessandro Martins a ‘brilhante’ ideia de espalhar nas redes sociais que seria candidato a prefeito de São Luís???!!!

*** Quem teria sido o agente de uma ideia de Alessandro, impossibilitado de usar seu celular devido à apreensão pela Polícia, para supostamente empenhar a BMW do empresário junto ao agiota Pacovan???!!!

*** Qual blogueiro anda comentando entre colegas que ganhou “cem conto” na live em que Alessandro Martins falou que Mateus gastava milhões jogando em Las Vegas???!!!

*** Quem será que travou o sistema do Detran prejudicando inúmeras pessoas que buscaram pagar a taxa de licenciamento antes do reajuste previsto em decreto do governo do Estado???!!!

*** Qual foi o casal que ‘desaliançou’ depois que um dono de salão, em parcerias com suas clientes, ofereceu uns ‘carinhos e algo a mais’ para uma delas e a levou ao Rio de Janeiro para um encontro com um empresário???!!!

*** Quem são os principais articuladores das ‘notícias’ que ‘vira e mexe’ voltam à tona para tentar intrigar Flávio com Bradão???!!!

*** Quem são os ‘escribas’ que estão à base do ‘rivotril’, com receio do que os ‘tiras’ vão achar nos celulares de Alessandro Martins???!!!

*** Qual jornalista, muito querido de Alessandro, estava tentando ajudar o empresário, mas ‘pulou fora’ quando ele começou a fazer loucuras nas redes sociais???!!!

*** Qual causídico agiu muito lentamente na defesa de Alessandro Martins, dando margem e tempo para que fosse decretada a prisão do empresário???!!!

***

One thought on “A “eterna” lenga-lenga da intriga, os 2,5 milhões de cúmplices de Alessandro Martins e a patacoada do Detran

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *