-->

Destaque da Pugnator no Campeonato de F1 nas Escolas evidencia a excelência técnica

Durante o dinâmico Torneio Sesi de Robótica no Multicenter Negócios e Eventos, realizado neste fim de semana, a Equipe Pugnator, composta por alunos do SESI São Luís, ganhou destaque ao conquistar o título de grande campeã do Campeonato de F1 in Schools. A competição estimula estudantes de 9 a 19 anos a criar empresas, obter patrocínios e desenvolver carros para competir em uma pista de corrida em miniatura.

A Pugnator conquistou cinco premiações em oito categorias disputadas: Escrutínio FIA, Engenharia, Carro mais Veloz e Mata Mata, conquistando, ainda, o primeiro lugar geral. Daniel Azevedo, membro da Escuderia Pugnator, expressou sua gratidão, “Essa conquista não é só da Escuderia Pugnator, mas também do Sebrae que nos apoia desde 2023 e nos acompanhou por todo o processo”, disse Daniel.

Waldemar Arnold Battaglia, Diretor da ONG Associação Projetando o Futuro, que tem projetos exclusivos da Inglaterra, incluindo os da Fórmula 1, expressou seu entusiasmo com o avanço notável das equipes maranhenses que disputaram o torneio. “As equipes maranhenses deram um salto de qualidade, aprofundando o conhecimento. Na categoria de engenharia, onde a Pugnator se destacou, a equipe ultrapassou as análises esperadas de alunos do ensino médio. Fizeram um trabalho digno de empresas de engenharia, explicando em nível profissional o que realizaram. Foi impactante, de forma positiva”, enfatizou o diretor.

O campeonato exige o uso de diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Os jovens competidores, preparando-se para o mundo profissional, precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.

Waldemar Battaglia afirmou que a visão de empreendedorismo é fundamental para as equipes. “O conceito do nosso projeto é empreendedorismo e tecnologia e o Sebrae tem muito isso”, ressaltou o diretor.

O Diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho, destacou a importância dessa vitória.  “É uma grande alegria ter a Escuderia Pugnator, participante do torneio Fórmula 1 Nas Escolas, como a grande vencedora e apoiada pelo Sebrae. Agradecemos a todos que contribuíram para que esse momento acontecesse”, afirmou Mauro Borralho.

Sobre o campeonato – Realizado desde 2019, o campeonato, parte de um projeto internacional da Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. A vitória da Pugnator destaca a excelência e dedicação da equipe, respaldada pelo apoio estratégico do Sebrae. A disputa regional realizada no Torneio de Robótica nos dias 13 e 14, garantiu a participação da Pugnator na etapa Nacional, juntamente com as equipes Spartacus, do SESI São Luís, e Graffeno, do SESI Imperatriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *