-->

Os concurseiros inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem ficar atentos ao prazo final para o pagamento da taxa de inscrição, que se encerra nesta sexta-feira (16). Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de um milhão de inscritos ainda não efetuaram o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).

O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade. Para os cargos de nível superior, o valor é de R$ 90, enquanto para os cargos de nível médio, o valor é de R$ 60. O pagamento deve ser realizado exclusivamente por meio da GRU, diretamente no banco, ou via pix, utilizando o QR Code disponibilizado.

A prova do CPNU está agendada para o dia 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, abrangendo todas as Unidades da Federação. O modelo de seleção, criado pelo MGI, oferece um total de 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais.

O concurso será dividido em etapas, incluindo prova objetiva e prova discursiva, com questões específicas por área de atuação. A segunda etapa inclui a prova de títulos, que será submetida apenas por alguns cargos, conforme estabelecido em cada edital.

Dos 2,65 milhões de inscritos, cerca de 601 mil conseguiram isenção na taxa de inscrição. O objetivo do CPNU é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos, padronizar procedimentos na aplicação das provas e zelar pelo princípio da impessoalidade em todas as fases do certame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *