Com as eleições de 2024 se aproximando, os partidos políticos têm até o dia 15 de agosto para oficializar suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral. No entanto, antes desse prazo, os partidos devem realizar suas convenções partidárias, no período entre 20 de julho e 5 de agosto.
Nessas convenções, além de discutirem estratégias de coligação, os partidos escolherão os nomes que disputarão cargos no Executivo e no Legislativo. Esse período é fundamental para definir o cenário político e fazer as alianças que estarão em jogo nas eleições.
Antes mesmo das convenções, os interessados em concorrer já podem se declarar pré-candidatos, seja para prefeito ou vereador.
A campanha eleitoral terá início imediatamente após a data limite para a oficialização das candidaturas, ou seja, em 16 de agosto. Qualquer tipo de propaganda ou manifestação que peça claramente votos antes desse prazo pode ser considerada irregular, sujeita a multas.
Horário eleitoral
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV será exibido nos 35 dias que antecedem a antevéspera do primeiro turno. Portanto, a veiculação começará em 30 de agosto e encerrará em 3 de outubro.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro.