O Maranhão realizou na última sexta-feira (03), a 4ª Conferência Estadual da Juventude, em formato digital na plataforma Webnex, transmitido pelo canal do youtube da Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), garantido a participação de 200 delegados e delegadas municipais, de diferentes etnias e territórios do estado.
Convocada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), a conferência acontece pela sua 4ª vez como um fórum nacional para debater os desafios e construir políticas públicas voltadas para os jovens, ela tem como objetivo reunir a juventude brasileira para debater metas e diretrizes que possam potencializar as iniciativas públicas direcionadas à população juvenil que tem entre 15 e 29 anos.
As duas primeiras edições ocorreram em 2008 e 2011. E a última foi realizada em dezembro de 2015. Com isso, a realização da 4° Conferência Nacional da Juventude, este ano, simboliza a oportunidade para a juventude brasileira carimbar propósitos e mobilizar a sociedade com protagonismo e a reestruturação do Conselho Nacional da Juventude.
O Governo do Estado anunciou na última sexta-feira (03), a convocação para a realização da 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude. A Conferência Estadual, organizada pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), juntamente com o Conselho Estadual da Juventude (Cejovem), tem como objetivo promover a participação social de jovens, organizações da sociedade civil e gestores do estado e municípios relacionadas à pauta de juventude na atualização do Planos Estadual de Juventude do Maranhão, e a promoção do debate sobre as Políticas Públicas de Juventude em âmbito municipal, estadual e nacional.
“Eu quero aqui parabenizar a Tatiana Pereira pelo trabalho que está executando enquanto secretária de Juventude do Maranhão. Quero também parabenizar pela fala do presidente do Conselho. É como eu sempre digo, não existem políticas públicas sem a sociedade civil, e a participação do Conselho é totalmente importante nesse sentido, são organismos essenciais para a efetivação de políticas públicas para a juventude. Nesse sentido eu penso que é muito importante esse debate”, disse o vice-presidente do Fonajuv, Jilberlândio Sahad.
“Parabenizo a Seejuv e o Conselho de Juventude que juntos organizam o processo de participação social e garante esse espaço de diálogo. As conferências que eu participei de 2011 e 2015 foram espaços de participação social em que o governo se coloca para escutar a juventude. Então, juventude do Maranhão, tenham a certeza de que nesse espaço vocês serão ouvidos”, falou o coordenador-Geral de Formulação de Políticas Públicas, da Secretaria Nacional de Juventude, Neilson Marques.
A Conferência Nacional de Juventude, traz o tema ‘Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver’, e será realizada no período de 14 a 17 de dezembro de 2023, em Brasília, Distrito Federal.
A participação do Maranhão será composta por 12 grupos de trabalho, nos quais contemplarão os eixos temáticos do Estatuto da Juventude e a reestruturação do Conselho Nacional da Juventude.
A Seejuv, ao lado do Conselho de Juventude, pretende realizar 50 conferências municipais; Obter 300 delegados municipais na etapa estadual; Debater 12 eixos temáticos do Estatuto da Juventude; Fortalecer a reestruturação do Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve); Definir 36 propostas prioritárias na Etapa Estadual, e encaminhar para deliberação na Etapa Nacional, respeitando a diversidade entre os temas; e eleger 36 delegados e delegadas à Etapa Nacional, conforme proporção definida pelo Regimento Nacional.
“A Conferência Estadual de Juventude é um espaço plural das juventudes, então de fato vai conseguir fazer com que o debate das políticas de juventude aconteçam aqui no Estado. Nós vamos fazer, nesse aspecto, a avaliação do Plano Estadual de Juventude do Maranhão. Eu queria parabenizar a coordenação da Conferência, a COI, do Cejovem, que mobilizou, articulou e, principalmente, garantiu que a Conferência pudesse acontecer aqui no Maranhão” enfatizou a Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.
“A gente vê aí um novo Governo Federal à frente do país, que retornou às políticas públicas de juventude, voltou a colocar a juventude no centro do debate, e isso reflete logicamente no Estado do Maranhão, onde nós estamos organizados na 4ª Conferência. Já passamos pelas etapas municipais deste importante momento que vai culminar agora na etapa estadual, onde nós debateremos as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Nacional, além de eleger nossos representantes jovens que nos representarão lá em Brasília”, enfatizou o presidente do Cejovem, Bruno Cacau.