-->
Na Semana da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove circuito de palestras e workhosp temáticos na Maternidade Benedito Leite, para os profissionais de saúde e convidados. As atividades serão realizadas até quarta-feira (11) em alusão ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro.
Semana de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Maternidade Benedito Leite (Foto: Thiago Nascimento)

A Maternidade Benedito Leite mantém 13 fisioterapeutas e 1 terapeuta ocupacional em atividade no Centro de Parto e na Unidade de Terapia Intensiva. “Toda equipe é especializada em fisioterapia pélvica, uroginecologia funcional, obstetrícia e saúde da mulher. Temos ainda essa qualificação em dispor de profissional 24h por dia na unidade. Um trabalho que foi construído pelo referenciamento de documentos, protocolos, indicadores para demonstrar a importância desse trabalho no pré-parto, parto e puerpério, inclusive servindo de modelo para que equipes de outras cidades do Brasil implantem o protocolo que criamos aqui”, disse a coordenadora da equipe multiprofissional e responsável técnica pela fisioterapia da maternidade, Luiza Miranda.

Na maternidade, os fisioterapeutas contribuem com o trabalho de parto por meio de movimentos e avaliação postural das gestantes que estão no Centro de Parto. Os indicadores comprovam que a metodologia facilita a descida do bebê e antecipa em até 3h o tempo do parto com uso de técnicas da biomecânica, cinesioterapia e cinesiologia.

Na UTI Neonatal o trabalho é direcionado para a dinâmica respiratória dos bebês, com avaliações respiratórias, controle de ventilação mecânica, uso de técnicas não invasivas, reanimação, aspiração, mudança de postura que contribuem para evitar a mortalidade do bebê. A terapeuta ocupacional complementa o trabalho no cuidado com as mães que convivem com os bebês na terapia intensiva.

A programação, em três dias, vai abordar temas sobre técnicas de shantala, neuroproteção neonatal, interdisciplinaridade no Centro de Parto, posicionamento do trabalho de parto, respiração no trabalho de parto, desequilíbrio muscular no trabalho de parto, eletroestimulação, práticas integrativas, entre outros tópicos, com entrega de certificados.

Na abertura da programação, segunda-feira (9), a equipe homenageou todos os integrantes e apresentou um breve resumo da experiência profissional e contribuição dos fisioterapeutas para a maternidade. Também fizeram memória aos profissionais que faleceram neste ano e celebraram a chegada de novos integrantes. A mais recente é a fisioterapeua Lyslane Gomes Ataíde, de 28 anos, há pouco mais de 4 meses na unidade de saúde. “É um trabalho muito essencial para a maternidade. Ser fisioterapeuta sempre foi minha opção profissional, mas na faculdade eu me apaixonei pela área de neonatologia e, aqui na prática, fez eu ter certeza dessa vocação”, comentou.

Referência materno-infantil

A Maternidade Benedito Leite, gerenciada pelo Instituto Acqua, oferece atendimento de urgência e emergência em obstetrícia em São Luís (MA) com leitos de enfermaria para o alojamento conjunto de gestantes em pré-parto, parto e puerpério.

Entre os diferenciais, além do parto humanizado, estão o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, que trabalha o planejamento familiar com métodos contraceptivos (injetáveis, orais e implantação do DIU). As reuniões de planejamento acontecem toda sexta-feira, no horário das 9h e das 10h.

A unidade de saúde dispõe também de serviço de UTI Neonatal, com estrutura de 10 leitos e apoio à amamentação, com serviço de coleta domiciliar de leite humano para pasteurização e oferta aos bebês internados; além de serviços de exames de imagem em análise clínica, ultrassonografia, teste rápido de HIV e triagem neonatal (pezinho, linguinha, orelhinha e coraçãozinho). A maternidade realiza ainda rodas de conversa, semanalmente, com gestantes.

Em 8 anos de gestão do Instituto Acqua, a Maternidade Benedito Leite realizou 1.855.705 atendimentos. Somente neste ano foram 2.955 partos.

Anexos

  1. Coordenadora da equipe multiprofissional e responsável técnica pela Fisioterapia da maternidade, Luiza Miranda (Foto: Thiago Nascimento)
  2. Semana de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Maternidade Benedito Leite (Foto: Thiago Nascimento)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *