-->

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou recentemente uma conclusão alarmante: o certificado de vacinação contra a COVID-19 do ex-presidente Jair Bolsonaro é falso. A descoberta, resultado de uma investigação desencadeada por um pedido de acesso à informação ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 do então chefe do Poder Executivo no final de 2022, levanta questões sérias sobre a integridade do sistema de registro de imunização no país.

De acordo com a CGU, o registro de imunização foi supostamente falsificado em julho de 2021, em uma Unidade Básica de Saúde em São Paulo. As investigações revelaram que Bolsonaro não estava na cidade no dia da suposta vacinação, tendo voado de São Paulo para Brasília um dia antes. As inconsistências nos registros das informações enviadas pelo Ministério da Saúde foram identificadas pela CGU, destacando a gravidade da fraude ao sistema estadual de registro de vacinação contra a COVID-19.

Curiosamente, não foi o único episódio suspeito. Outros dois registros de imunização, desta vez em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, foram efetuados por agentes municipais. No entanto, esses registros foram cancelados antes mesmo do início das investigações pela CGU, levantando dúvidas sobre a existência de um possível esquema mais amplo.

Os resultados das investigações serão agora encaminhados às autoridades do estado e do município de São Paulo para adoção das providências cabíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *