-->

No afã de atingir o governo Carlos Brandão, o deputado oposicionista Othelino Neto fez circular nas redes sociais a notícia de que uma mãe teria levado o filho em um carrinho de mão ao hospital regional de Codó, devido à falta de atendimento adequado. A denúncia foi desmascarada como fake news pelo programa Resumo do Dia, da TV Liberdade, de Codó.

A apuração realizada pelo apresentador Bernardo Júnior revelou que a foto teve a data alterada. A mulher que aparece na divulgação, conhecida popularmente como dona “Titica”, esclareceu ao apresentador que a foto não foi tirada na noite do último dia 29 de abril, como afirmado pelas páginas de Othelino. Na verdade, o registro foi feito em 2020, quando a mulher levou o filho, Mateus, ao hospital, após o rapaz ter recebido uma joelhada nas costas durante uma partida de futebol. Segundo o próprio Mateus, a mãe resolveu colocá-lo em um carro de mão porque as dores não lhe permitiam andar, e, morando próximo ao hospital, decidiram não esperar pela ambulância que estava em outro atendimento.

O deputado oposicionista usou o ‘fato’ para criar uma fake news de que o atendimento da rede de saúde estadual estaria precário. Com o objetivo de atacar a atual gestão do governo do Maranhão, acabou também constrangendo cidadãos comuns que se manifestaram publicamente contra a situação.

“Tudo, é claro, não passou de uma manobra desleal para fomentar o descrédito da gestão estadual sobre um caso fora de contexto, criando uma situação que não aconteceu”, reagiu a assessoria do governador. “Diante da gravidade das acusações, vale lembrar que, neste ano de eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já manifestou tolerância zero com a disseminação de fake news e desinformação. Torçamos para que os atores políticos sejam os primeiros a zelar pela verdade e pela honestidade”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *