-->

O Brasil tem atualmente mais de 16 milhões de pessoas vivendo com diabetes, e esse número pode chegar a 21 milhões até 2030, de acordo com o Ministério da Saúde. No entanto, um aspecto muitas vezes subestimado dessa condição é sua associação com um maior risco de infecções, destacando a importância da vacinação.

A coordenadora dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIEs) de Vitória e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Ana Paula Burian, esclarece que pacientes com diabetes têm direito à imunização especial, tanto na rede pública quanto na privada.

O elevado nível de açúcar no sangue, comum em pessoas com diabetes, pode prejudicar o sistema imunológico e aumentar o risco de contrair infecções, incluindo a hepatite B.

“O aumento do açúcar no sangue facilita a proliferação de bactérias, vírus e outros micro-organismos”, explica Burian. “No caso da hepatite B, a associação com o diabetes representa um risco duplo, acelerando o desenvolvimento de câncer de fígado e cirrose hepática, além de agravar o próprio diabetes, levando a complicações como amputações, disfunção renal e cegueira.”

A SBIm também alerta que pessoas com diabetes têm um risco 50% maior de contrair pneumonia pneumocócica e até 4,5 vezes mais chances de desenvolver doenças pneumocócicas graves, como meningite e sepse.

O diabetes também torna a gripe mais perigosa, aumentando as chances de complicações graves, hospitalização e até morte. Entre as vítimas da gripe no Brasil, sete em cada dez apresentavam alguma comorbidade, com 20% a 30% delas sofrendo de diabetes mellitus.

Nos CRIEs, os pacientes com diabetes têm direito à vacinação anual contra a gripe e à vacina pneumocócica 23-valente, disponível no Programa Nacional de Imunização (PNI) apenas para situações de risco específicas. Além disso, a situação vacinal para hepatite B é monitorada e atualizada conforme necessário. A imunização contra esse vírus já faz parte do calendário vacinal, juntamente com a vacina pentavalente, administrada aos 2, 4 e 6 meses de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *