-->

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), anunciou um canal de denúncias para combater atos de violência contra jornalistas durante o período eleitoral.

O canal faz parte do Observatório da Violência Contra Jornalistas, que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, denuncie casos de violência, presencial ou on-line, podendo se identificar ou optar pelo anonimato. O denunciante deve preencher um formulário virtual, com a possibilidade de anexar imagens ou vídeos.

O observatório, criado após os atos violentos de 8 de janeiro de 2023, monitora e articula com órgãos como o Ministério Público e o Poder Judiciário para investigar e responsabilizar os envolvidos em atos de violência contra jornalistas. Diversas entidades de comunicação e jornalismo foram notificadas para divulgar a importância do canal.

A iniciativa também faz parte de um monitoramento em nove capitais brasileiras, conduzido pela Coalizão em Defesa do Jornalismo em parceria com o Laboratório de Internet e Ciência de Dados da Universidade Federal do Espírito Santo, que acompanha ataques à imprensa nas redes sociais e fora delas durante a cobertura eleitoral. O relatório final com as avaliações e recomendações será divulgado após o segundo turno das eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *