-->

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a proibição de 11 marcas de azeite de oliva por estarem impróprias para consumo. Entre as marcas identificadas estão: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa.

Duas das marcas, Serrano e Cordilheira, já haviam sido proibidas pela Anvisa no dia 24 de setembro. A análise foi conduzida pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, que constatou que os produtos não atendiam aos parâmetros exigidos pelas normas vigentes.

Além disso, as empresas responsáveis pelos azeites possuem CNPJ baixado, indicando ausência de registro ativo junto à Receita Federal.

O Mapa destacou que novos resultados estão sendo analisados e outras marcas poderão ser incluídas em listas futuras. Supermercados e atacadistas que comercializarem esses produtos poderão ser responsabilizados. Consumidores que adquiriram as marcas listadas têm o direito de solicitar a substituição do produto, conforme o Código de Defesa do Consumidor ou pelo canal oficial do Mapa, o Fala.BR.

O azeite de oliva é o segundo alimento mais fraudado no mundo, atrás apenas do pescado, segundo o Mapa. Em anos anteriores, outras marcas também foram suspensas por irregularidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *