-->

O Maranhão foi apontado como o 5º estado brasileiro com a maior quantidade de hectares atingidos por queimadas em 2024, segundo o Monitor do Fogo, estudo divulgado pelo MapBiomas.

O projeto monitora anualmente a cobertura, uso da terra e as mudanças no território brasileiro.

Somente no mês de setembro, o estado maranhense registrou 446.469 hectares devastados por incêndios ilegais, com a maior concentração de focos de fogo na região sul.

Nesse levantamento, o Maranhão ficou atrás apenas dos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amazonas.

Em 2024, mais de 10 mil focos de incêndio já foram registrados no Maranhão, conforme dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os municípios mais afetados são Mirador, Carolina e Alto Parnaíba, áreas que apresentam baixos índices de umidade relativa do ar.

O governo estadual adotou medidas para conter as queimadas, incluindo um decreto que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais durante o período de estiagem, em vigor até o dia 30 de novembro.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) segue atuando no combate aos incêndios, especialmente nas regiões mais afetadas.

One thought on “Levantamento aponta que Maranhão é o 5º estado com mais áreas devastadas por queimadas em 2024

  1. No governo passado, os incêndios eram causados pelo descaso das autoridades, inclusive com ameaça de CPI.
    Hoje não se fala em eficiência das autoridades , quando se sabe que é tão somente incompetência . A culpa de tudo é a baixa unidade do ar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *