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“Quem compra do pequeno negócio, vira fã”. Com esse apelo, o Sistema Sebrae lançou esta semana ampla campanha de valorização dos pequenos negócios, como parte das celebrações do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), no dia 5 de outubro.

Campanha, que tem o ator Paulo Vieira como um dos destaques, evidencia força dos pequenos negócios. (Acervo Sebrae)

Mostrando como os pequenos negócios se converteram na grande força econômica do País, uma espécie de patrimônio coletivo, o Sebrae realiza uma nova edição da campanha “Compre do Pequeno”.

O movimento, além de fortalecer os pequenos negócios, que representam 95% de todas as empresas formais e ativas no território nacional, celebra também as conexões entre esses empreendimentos e clientes.

A campanha, que segue até o dia 11 de outubro, demonstra como os pequenos negócios fazem a diferença na sociedade e no ambiente econômico e como esses empreendimentos têm construído fortes vínculos com seus clientes e, com isso, ajudado a transformar a realidade de muitas localidades, gerando desenvolvimento e muito mais do que simples relacionamento comercial.

“A Campanha Compre do Pequeno vem em excelente ocasião, visando fortalecer ainda mais a relação dos clientes com os pequenos negócios, que representam cerca de 95% de empresas em nosso Estado, com presença forte em todo o Brasil. Comprar de um pequeno negócio representa, em muitas situações, valorizar o consumo por proximidade e, assim, estimular a geração de uma dinâmica virtuosa em nível local”, assinala o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Campanha, que tem o ator Paulo Vieira como um dos destaques, evidencia força dos pequenos negócios. (Acervo Sebrae)

Compre do Pequeno

O movimento Compre do Pequeno nasceu em 2015, liderado pelo Sebrae, com abrangência em todos os estados brasileiros. Este ano, o ponto alto do movimento acontece de hoje (02/10) até 11 de outubro.

Na edição 2024, um time de influenciadores e personalidades já vem compartilhando histórias protagonizadas por seus pequenos negócios do coração. Entre eles, estão o humorista e apresentador Paulo Vieira, a influenciadora Pequena Lô e a jornalista Fernanda Gentil.

Por meio da hashtag “#comprodopequeno”, os brasileiros podem participar e acompanhar a iniciativa na grande mídia e nos canais digitais do Sebrae.

Durante o período da campanha, estarão disponíveis conteúdos relacionados ao tema em perfis como @instadoshivao e @perrenguechique no Instagram, além do programa “O Salto”, da Rede Record, e na Cazé TV, no Youtube. Também já estão sendo exibidos podcasts com episódios específicos no “Hoje tem podcast”, “Não Inviabilize”, “Vênus Podcast”, entre outros.

Data marcante – Marcando o Dia Nacional das MPE, 5 de outubro, o Sebrae e a plataforma Magalu oferecem frete grátis em todos os produtos comercializados pelos mais de 8 mil vendedores ativos cadastrados como microempreendedor individual (MEI), microempresa e pequena empresa.

Na data, também será realizada uma grande ação em parceria com o Spotify durante o show de tributo à Marília Mendonça, no Allianz Parque, para 40 mil pessoas e transmissão ao vivo pela plataforma.

A hoje secretária Adjunta da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio – SEINC, Luzia Helena de Freitas Fonseca Rezende, participou da Campanha em anos anteriores. Anos atrás, antes e durante a pandemia, no comando da Casa Olívio (Olívio J Fonseca), como empresária, ela aderiu à campanha Compre do Pequeno.

Luzia Rezende, secretária Adjunta da Micro e Pequena Empresa da SEINC, defende iniciativas para valorização dos pequenos negócios. (Acervo SEINC)

E hoje, no comando da área responsável pela formulação de políticas para esse importante setor da economia, ela destaca o significado da reedição da campanha.

“Em um estado como o Maranhão, onde as micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais desempenham papel tão importante na economia, é fundamental apoiar os pequenos negócios através das campanhas de incentivo, como essa que o Sebrae está fazendo, que é o Compre do Pequeno. Iniciativas como essa ajudam a desenvolver o comércio local, geram mais empregos e promovem o desenvolvimento e a inclusão social e produtiva, fazendo com que esse pequeno cada vez mais esteja em evidência e ganhe condições de crescer com sustentabilidade, fazendo a diferença no ambiente econômico”, ressaltou ela.

Sobre os Pequenos Negócios no Maranhão

Para que se tenha uma ideia da representatividade dos pequenos negócios na economia do Maranhão, segundo dados do Painel de Atividades Empresariais, elaborado pelo Sebrae, o estado possui um total de 282.549 empresas ativas e formais.

Dentre estas, os pequenos negócios (MEI’s, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte somados) são predominantes, representando 94,35% do total. Lideram essa estatística, os MEI’s, que somavam, na data do levantamento (dia 11 de setembro último), 124.482 empreendimentos, seguidos pelas Microempresas (ME), com 122.696, e pelas Empresas de Pequeno Porte (EPP), com 19.419.

Na análise dos dados, observa-se uma predominância dos setores de Comércio (48,05%) e Serviços (38,98%), seguidos da Indústria (6,66%), Construção Civil (5,34%) e Agropecuária, com 0,97%. Na comparação entre o ano de 2023 até setembro de 2024, registra-se um crescimento de 5,4% no universo de pequenos negócios abertos no Maranhão.

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