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O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou a abertura do prazo para solicitação de devolução da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado.

A medida visa beneficiar os candidatos impossibilitados de realizar as provas marcadas para 18 de agosto, devido às condições climáticas adversas que afetaram o Rio Grande do Sul.

As inscrições estavam originalmente agendadas para 5 de maio e foram adiadas devido às enchentes no estado.

Os candidatos de todo o país podem solicitar o reembolso através da plataforma do concurso, acessando a área do candidato com login e senha do Gov.br.

É necessário fornecer os dados bancários completos (banco, agência e conta corrente, sendo obrigatório que o titular seja o solicitante).

O edital original já previa a possibilidade de reembolso da taxa de inscrição em situações específicas, como falta de energia e desastres naturais.

O valor da taxa foi de R$ 60 para candidatos de nível médio e R$ 90 para aqueles de nível superior.

A devolução dos valores pagos será processada somente após a realização das provas, em 18 de agosto.

O concurso unificado atraiu mais de 2,1 milhões de inscritos entre pagantes e isentos, disputando 6.440 vagas em 21 órgãos e entidades do serviço público federal, com salários iniciais que podem alcançar até R$ 22,9 mil.

A iniciativa do Ministério visa promover igualdade de oportunidades no acesso aos cargos públicos efetivos, padronizar procedimentos na aplicação das provas e aprimorar os métodos de seleção, focando nas qualificações necessárias para os servidores públicos.

O resultado final das provas será divulgado em 21 de novembro, com previsão de posse nos cargos públicos para janeiro de 2025, conforme cronograma divulgado recentemente.

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