Ideias que saem do papel ultrapassam os muros da universidade e envolvem as comunidades maranhenses. Este é o foco do edital Apoio a Projetos de Extensão, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e que traz oportunidades para todas as áreas do conhecimento.
Com um montante de R$ 350 mil, a chamada tem entre seus objetivos apoiar projetos relevantes, que contribuam para o desenvolvimento regional, a participação social e, consequentemente, que impacte a qualidade de vida dos maranhenses.
As inscrições para o edital podem ser feitas até o dia 24 de maio por meio do site da Fapema.
O público-alvo são professores doutores com vínculo empregatício efetivo em instituições de ensino superior ou pesquisa, pública ou priva sem fins lucrativos sediadas no Maranhão.
“Este edital é importante por possibilitar o diálogo com diferentes setores da sociedade e fortalece a relação entre as instituições de ensino superior e as comunidades, além de promover impacto significativo no desenvolvimento socioeconômico do estado. Uma oportunidade para que se amplie o diálogo com diferentes setores da sociedade, promover a ciência, a tecnologia e a inovação em benefício aos maranhenses”, avalia o presidente da Fapema, Nordman Wall.
O edital representa uma oportunidade única para que as pesquisas acadêmicas saiam dos laboratórios e das salas de aula, e se tornem ações concretas, beneficiando diretamente os maranhenses. Com um foco claro no envolvimento das comunidades, as oportunidades que serão apoiados pela chamada devem ter potencial de abordar desafios locais, propor soluções inovadoras e promover o desenvolvimento sustentável em diversas áreas.
Os projetos devem trabalhar os seguintes temas alinhados ao Plano Maranhão 2050 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ‘Educação, identidade e cultura transformadoras e estruturantes’; ‘Economia próspera e inclusiva’; ‘Meio ambiente valorizado e resiliente’; ‘Sociedade saudável, segura e justa’; e ‘Governança efetiva, conectada e inovadora’.
No edital, estão especificados, por tema, os indicadores que devem ser apresentados no desenvolvimento das propostas.
Os editais de apoio a projetos de extensão estavam em falta e a Fapema, ao abrir esta oportunidade, se coloca no rol das grandes agências de financiamento nacional, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“O edital cumpre o atendimento a esta demanda, pois, garante atenção devida aos extensionistas”, reitera Nordman Wall.
Neste sentido, o Governo do Maranhão tem demonstrado um compromisso firme em fortalecer a pesquisa e a inovação como motores do desenvolvimento regional. Os investimentos direcionados para projetos de extensão refletem o olhar estratégico, reconhecendo a importância de integrar o conhecimento acadêmico com as demandas e realidades das comunidades.
“Ao apoiar projetos de extensão que dialogam diretamente com as necessidades e aspirações das comunidades, a gestão incentiva a relação entre as universidades e a população, gera impactos positivos tangíveis em áreas-chave, como saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento econômico. O governo está comprometido em construir um futuro mais inclusivo e sustentável para todos os maranhenses, e este edital é um importante instrumento nesse processo”, observa o diretor Científico da Fapema, Cristiano Capovilla.
A chamada pública representa uma oportunidade para os pesquisadores universitários e instrumento poderoso para promover a inovação e o bem-estar em todo o estado do Maranhão. Com essa iniciativa, a Fapema reafirma seu papel fundamental no estímulo à produção científica e tecnológica, bem como na promoção da cidadania e do desenvolvimento humano.