-->

O sistema de gerenciamento de bolsas e auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Patronage, foi apresentado como iniciativa inovadora do setor público, durante o Convergência 2024. O evento foi encerrado nesta quarta-feira, 03, no Multicenter Sebrae e reuniu gestores, especialistas e autoridades em inovações voltadas para a gestão pública.

O Patronage tem referência com a proposta de possibilitar mais agilidade e tornar mais acessível a participação dos pesquisadores, principalmente, do interior do estado, nos diversos editais disponibilizados pela fundação. O sistema, que está em constante atualização, já foi vencedor em duas premiações nacionais, pela sua estrutura eficiente e moderna.

“O Patronage solucionou um problema vivido pelos pesquisadores, de acesso e agilidade, acabando com obstáculos, especialmente para aqueles que residem no interior do estado. Esta ferramenta tem simplificado e desburocratizado o acesso aos editais de pesquisa, além de democratizar o acesso às oportunidades de financiamento, facilitando a participação de pesquisadores de todo o Maranhão”, observa o presidente da Fapema, Nordman Wall.

Entre as principais vantagens do Patronage está a possibilidade de realizar todos os procedimentos de forma online. Isso significa que os pesquisadores não precisam mais se deslocar até a sede da fundação, em São Luís, para submeter suas propostas. Essa facilidade tem sido especialmente benéfica para os pesquisadores dos interiores, que muitas vezes enfrentavam dificuldades logísticas para participar dos editais.

“Reconhecemos a importância de eliminar barreiras burocráticas no processo de acesso aos recursos de pesquisa. O sistema Patronage foi desenvolvido com o objetivo de tornar esse processo mais simples e eficiente, garantindo que os pesquisadores do Maranhão tenham as mesmas oportunidades, independentemente de onde estejam localizados. Ao simplificar os processos de acesso aos editais, estamos garantindo que mais pesquisadores tenham a oportunidade de contribuir com o avanço do conhecimento científico e tecnológico em nosso estado”, destaca o coordenador de Informática da FAPEMA, Esdras Gama.

No estande da FAPEMA, no Convergência, o público tem a oportunidade de conhecer este sistema, suas estruturas e entender a ampliação de acesso aos serviços da FAPEMA que ele proporciona. Entre suas funcionalidades está ainda a composição de um banco de dados contemplando diversos relatórios técnicos e prestação de contas das pesquisas realizadas no Maranhão. O sistema está passando por uma reformulação e, este ano, contará com novo design e mais funcionalidades e melhores condições de atendimento às demandas dos pesquisadores e público interno e externo da instituição. O estande também apresenta outras iniciativas inovadoras criadas pela fundação maranhense.

Premiação

O Patronage foi reconhecido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que concedeu ao projeto o prestigiado Prêmio Confap. A ferramenta foi vencedor da terceira edição do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I, realizado em março, em Brasília. Pelo segundo ano consecutivo, a Fapema recebe a premiação. “Esse reconhecimento ressalta a relevância e eficácia da iniciativa, não apenas a nível estadual e também, nacionalmente, e valida a importância e eficácia dessa iniciativa, que continua a impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, ampliando a participação dos pesquisadores”, pontua o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.

A FAPEMA concede bolsas e auxílios por meio de editai e quotas institucionais de bolsas, em parceria com as instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. Toda a gestão de tais bolsas é feita integralmente pelo Patronage, inclusive, mensalmente o sistema é alimentado com os pagamentos realizados, possibilitando a geração de dados quantitativos. De 2020 e 2023 o número de pesquisadores cadastrado no Patronagem saltou de 36.796 para 48.779. Ano passado, foram mais de 1,7 milhão de acessos.

O Patronage contribui para aproximar a FAPEMA com a comunidade científica, o setor produtivo e a sociedade, otimizando a eficiência organizacional, o gerenciamento interno dos editais e a transparência de processos e de informações, além de compor um banco de dados contemplando diversos relatórios técnicos e prestação de contas das pesquisas realizadas no estado. O sistema esté em reformulação, e este ano, vai ganhar novo design e novas funcionalidades para melhor atender às demandas do público interno e externo da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *