-->

Após denúncia de abandono e sucateamento do Centro Cultural Odylo Costa Filho, que abrigava o Cine Praia Grande, a Biblioteca Ferreira Gullar e o Teatro Alcione Nazaré, no Centro Histórico da capital, o juiz Douglas Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos do Termo Judiciário de São Luís, requisitou a abertura de um procedimento investigatório para apurar os fatos noticiados sobre o estado de deterioração do local, que atualmente bem sendo alvo de vândalos. A solicitação foi encaminhada ao Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.

Prédio em ruínas vem sendo alvo de vândalos e ladrões

A investigação objetiva identificar os responsáveis pelos atos criminosos praticados no local onde não há segurança alguma. Deverá também ser apurada a questão da omissão por parte da gestão pública do prédio que até meados de 2022 era feita pela Secretaria da Cultura do Estado (Secma) até ser transferida para Secretaria da Educação (Seduc), sob a justificativa de que na Seduc havia mais recursos.

Na semana passada, um vídeo circulou pelas redes sociais mostrando a situação vergonhosa em que se encontra o antigo Centro de Criatividade, hoje abandonado. O valioso patrimônio público cultural foi tomado por vândalos e vem sendo furtado diariamente.

Nas imagens que você vai ver a seguir, um homem, que está com uma caixa na cabeça, furta importantes obras como o ‘patrimônio azulejar’, edição de 500 páginas, que mostra tudo sobre a azulejaria da capital maranhense e de demais municípios do Estado.

Outras providências – Recentemente, a Secretaria da Segurança Pública do Maranhão determinou à Superintendência de Polícia Civil da Capital que acompanhe as investigações sobre todas as situações que envolvem o imóvel. O Instituto de Criminalística (Icrim) também foi acionado para fazer uma análise geral da situação do prédio, numa iniciativa que visa conter a ação de vândalos e ladrões no local.

O delegado do 1º Distrito policial, no Centro de São Luís, por sua vez, na última sexta-feira, 12, encaminhou notificação ao Odylo solicitando o comparecimento dos responsáveis pela manutenção do Centro de Criatividade, “a fim de prestarem informações  acerca da situação predial do estabelecimento, bem como acerca das ações contra o imóvel (dano, furtos etc…). A data da audiência está marcada para esta terça-feira, 16.

3 thoughts on “Justiça manda investigar “estado de arruinamento” do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho

  1. Prezado Informante,
    Por enquanto nada de ‘investigação’; vamos aguardar o desmoronamento do complexo cultural, para então, quem sabe, o IPHAN algum dia tome providência para restaurar tal espaço cultural.

  2. Continuando…
    O que se vislumbra é o que acontece todos os dias com o desleixo, falta de vigilância, total abandono, não só nesse espaço cultural, mas também em outros prédios tombados, além de belos casarões completamente abandonados.
    Tudo isso tem um nome: vergonha pública cultural.
    Mas para financiar cantores medíocres, há dinheiro a rodo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *