-->

Em São Luís, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), apresentou na última terça-feira (26), palestra do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, na última terça-feira (26), para 60 alunos da Escola Modelo. A palestra foi ministrada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com idades entre 16 e 18 anos. O objetivo foi reforçar a luta contra todas as manifestações de violência, com ênfase especial na exploração sexual de crianças e adolescentes em pontos turísticos do estado.

O programa “Mais Infância, Mais Turismo” abrange os nove polos turísticos do Maranhão. Por meio de palestras educativas e campanhas de conscientização, o programa visa sensibilizar o público-alvo, oferecendo informações e distribuindo materiais promocionais que promovem a atenção, e incentivam medidas de proteção e suporte aos mais vulneráveis.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, essa iniciativa reflete o compromisso do Governo do Maranhão em enfrentar esse tipo de crime. “Reiteramos nosso compromisso de combater a exploração sexual e de assegurar que os polos turísticos maranhenses sejam ambientes seguros para crianças e adolescentes, promovendo o turismo de maneira ética e responsável. A conscientização e o envolvimento ativo da sociedade são cruciais para alcançar esse objetivo e para proteger a infância,” pontuou.

A coordenadora do “Mais Infância, Mais Turismo”, Wanda Bittencourt, conduziu a palestra e destacou que as visitas às escolas e locais com grande movimento de turistas, têm como meta unir a sociedade e a Setur-MA na luta contra os problemas sociais, além de garantir que crianças e adolescentes conheçam seus direitos, saibam se proteger e onde devem buscar ajuda.

“Realizamos palestras sobre esse tema em escolas públicas e blitz em áreas turísticas. O turismo é gerador de emprego e renda, mas infelizmente também traz desafios. Estamos empenhados em combatê-los,” enfatizou Wanda Bittencourt.

A estudante Sara Raquel, aluna da Escola Modelo, compartilhou a percepção sobre o assunto após a palestra, ressaltando a importância de estar atenta aos sinais de abuso e à necessidade de não fechar os olhos para essa questão. “A palestra me fez entender que a gente deve se atentar a todos os sinais do abuso sexual e também a gente não pode ser conivente com o abuso sexual. Perigos estão presentes em todos os lugares”, destacou.

Como solicitar palestra do programa Mais Infância, Mais Turismo

Qualquer pessoa pode solicitar a realização das palestras e campanhas de sensibilização do programa “Mais Infância, Mais Turismo”. Basta enviar e-mail para [email protected] requisitando a realização do serviço. As palestras são gratuitas e ministradas presencialmente nas escolas.

Como denunciar

Em caso de suspeita, o Disque 100 é uma das ferramentas de denúncia anônima disponível, ou ainda, pelos telefones da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), nos números (98) 3214-8667  e (98) 3214-8688. As denúncias podem ser feitas também aos Conselhos Tutelares de cada município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *