-->

No Dia D de Combate à Dengue, ações de mobilização do Governo do Estado, neste sábado (2), foram intensificadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que uniu esforços com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a população. No Colégio Militar 2 de Julho, no bairro Vila Palmeira, em São Luís, estudantes foram certificados como agentes jovens de combate à dengue e reforçaram a rede de prevenção contra as arboviroses e eliminação do mosquito Aedes aegypti.

“Expandimos as ações de mobilização e prevenção no Dia D de combate à dengue no Maranhão. A ações são fruto do diálogo entre a ministra Nísia Trindade e o governador Carlos Brandão. Como resultado, um trabalho conjunto com a parceria da Educação, Saúde, Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e de toda sociedade, por isso, o momento é importantíssimo para atuação de todos na prevenção à dengue e outras arboviroses, eliminado os focos do mosquito Aedes”, disse o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes.

O Comandante-Geral do CBMMA, Cel. Célio Roberto, acompanhou o secretário Tiago Fernandes na ação e reiterou a parceira com a SES no combate ao mosquito Aedes. “Nós estamos imbuídos para apoiar a Secretaria do Estado da Saúde. Uma determinação do governador Carlos Brandão, para união de todos os esforços para enfrentarmos esse período tão difícil em que nós estamos observando no nosso país. Aqui, no Maranhão, nós estamos utilizando os nossos alunos do Colégio Militar, só do Corpo de Bombeiros são 18 mil alunos, que irão levar para as suas comunidades essas informações tão preciosas de como se deve fazer para evitar que o mosquito se prolifere”, disse.

Com o tema “Dengue: aqui o mosquito não se cria”, os estudantes do Colégio Militar 2 de Julho receberam orientações dos professores sobre os cuidados para evitar a disseminação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças, como dengue, chikungunya e zika. Receberam ainda material informativo com mais informações sobre como eliminar focos do mosquito e manter a segurança e a saúde de todos.

Na ação, os estudantes foram certificados como agentes jovens de combate à dengue. O objetivo é que os 18 mil alunos das escolas de bombeiros militares sejam multiplicadores das informações de prevenção e combate ao mosquito Aedes.

“Eu vim participar dessa campanha porque não é só para priorizar a minha saúde, mas a da população.   Eu sempre tive esse cuidado dentro da minha casa, na rotina, por o meu avô ser biólogo, ele sempre teve muito cuidado e eu senti a necessidade de vir ajudar, porque são doenças muito graves que acabam causando mortes, são coisas que a gente não quer”, explicou Kiara Sampaio, de 14 anos, estudante do 9º ano.

Para a estudante Ana Carolina dos Anjos, de 17 anos, é preciso agir para combater o Aedes. “Ser orientada da forma correta e poder passar isso adiante é bom para todos nós, não só para mim e minha casa, principalmente, nesse tempo de fake news e de tanta desinformação, é muito importante”, disse.

Maria Eduarda de Oliveira, de 13 anos, estudante do 9º ano, participou da ação e aprendeu medidas de prevenção contra o Aedes. “Fazer isso é fundamental pra conscientizar as pessoas que por mais que elas estejam vendo notícias de que a dengue está se espalhando, acabam não tendo uma atitude dentro de casa. Então, avisar, mostrar como é que faz eu me sinto muito feliz”, compartilhou.

Dia D

A abertura do Dia D de Combate à Dengue aconteceu, neste sábado (2), com a participação do governador Carlos Brandão e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, no Centro Educa Mais Ignácio Rangel, na Cidade Operária, em São Luís, para unir esforços com a sociedade para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, tendo continuidade no Centro de Ensino Manoel Beckman, localizada na Rua Cinquenta e Um, no bairro Bequimão.

Na programação teve rodas de conversa educativa com entrega do certificados ‘Agente Jovem de Combate à Dengue’, atividades lúdicas (jogos educativos), distribuição sementes de plantas que são repelentes naturais e entrega de certificado ‘Escola Amiga no Combate à Dengue’.

Pontos de vacinação da rede estadual foram disponibilizados, neste sábado (2), no Rio Anil Shopping e Pátio Norte Shopping, das 10h às 20h, e nas Policlínicas do Vinhais e Cidade Operária, das 8h às 12h, fortalecendo a imunização de crianças de 10 e 11 anos contra a dengue. Para receber a primeira dose contra a dengue, é necessário apresentar documento com identificação, caderneta de vacinação e o comprovante de residência.

No período da tarde, a programação da Praça Raimundo Silva, conhecida como Praça da Caixa d’Água da Cohama, atividades educativas e lúdicas, com atendimento médico com clínico geral, equipe de enfermeiros, aferição de pressão e glicemia, realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), vacinação contra covid-19 e vacinas do calendário nacional de imunização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *