-->

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante sua visita ao Brasil nesta quarta-feira, 7, destacou que o surto de dengue no país está inserido em um preocupante aumento global de casos da doença.

Segundo ele, ao longo do ano de 2023, foram reportados aproximadamente 500 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em cerca de 80 países, abrangendo todas as regiões, exceto a Europa.

O diretor-geral ressaltou que o fenômeno climático El Niño, juntamente com o aumento das temperaturas globais, tem contribuído para o crescimento dos casos de dengue tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

Durante o lançamento do programa Brasil Saudável, ele também mencionou a capacidade significativa do país na produção de insumos para a vacinação contra a doença.

“O Brasil está fazendo seu melhor. Os esforços são em interromper a transmissão e em melhorar o controle da doença. Temos a vacina e isso pode ser usado como uma das ferramentas de combate”, disse Tedros Adhanom

A visita do diretor-geral da OMS ocorre em um momento em que o Brasil enfrenta um aumento alarmante de casos de dengue.

Apenas em janeiro, o número de casos registrados já ultrapassou o total de 2017, quando foram contabilizadas 239.389 notificações.

Em resposta, o governo federal instalou um Centro de Operações de Emergência (COE) contra a dengue e outras arboviroses, com o objetivo de coordenar as ações de combate e monitorar o avanço da epidemia.

One thought on “Surto de dengue no Brasil faz parte de aumento global da doença, afirma diretor-geral da OMS

  1. As autoridades responsáveis pela morte de mais 5 mil pessoas , também serão considerados genocidas?
    Vai haver CPI para investigar de quem é a culpa?
    E por que até hoje o governo federal não disponibilizou a vacina para as regiões afetadas?
    Parece que nova pandemia está se instalando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *