-->

Nesta quarta-feira (21), faleceu em São Paulo o economista Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central do Brasil (BC), aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista.

Pastore teve uma trajetória marcante como professor, consultor e servidor público. Entre seus cargos de destaque, foi secretário da Fazenda de São Paulo de 1979 a 1983 e presidiu o BC de 1983 a 1985, durante o governo de João Figueiredo, no período da ditadura militar.

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Pastore era reconhecido como um dos economistas mais respeitados do país. Sua carreira pública teve início em 1966, como assessor do então secretário da Fazenda de São Paulo, Antônio Delfim Neto, que foi seu orientador durante a pós-graduação. Pastore também integrou a equipe ministerial quando Delfim assumiu como ministro da Fazenda.

Nascido em 19 de junho de 1939, na cidade de São Paulo, Affonso Celso Pastore deixa um legado importante na economia brasileira. Ele era casado com a também economista Maria Cristina Pinotti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *