-->

Ao contrário do país, em que houve retração, o Maranhão está entre os oito estados da federação que aumentaram o contingente de policiais militares entre os anos 2013 e 2023, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que integra uma pesquisa inédita denominada ‘Raio X das Forças de Segurança Pública do Brasil’.

Enquanto no país a redução foi de 6,8%, no estado houve acréscimo de 18,9%, superado apenas pelos estados de Roraima, Ceará e Piauí.

No intervalo de tempo de uma década, o Maranhão aumentou de 9.432 para 11.022 o efetivo da ativa da Polícia Militar.

No início deste mês, o governador Carlos Brandão (PSB) anunciou a nomeação de mais 600 novos PMs, um crescimento percentual de mais de 5% em menos de um ano.

A lista com a relação dos 600 novos policiais militares deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado (DOEMA).

O Brasil tem hoje 404.871 policiais militares e 95.908 civis, além de 17.991 peritos criminais.

O Governo do Maranhão aguarda autorização da Assembleia Legislativa do Estado para convocar mais de 50 delegados, 20 escrivães e 10 peritos.A ampliação do efetivo vai permitir o funcionamento regular dos plantões policiais, estendendo o funcionamento das delegacias e elevação da taxa de esclarecimento de delitos.

A redução mais drástica entre as unidades da federação ocorreu no Distrito Federal, que teve 31% do efetivo reduzido em dez anos.

O governador Carlos Brandão tenta se aproximar o máximo possível do número ideal do efetivo da força policial.

Isso é possível, considerando que em ao menos nos estados do Ceará, Tocantins e Roraima o efetivo de PMs na ativa é superior ao previsto.

A superioridade de efetivos da PMs em relação ao contingente civil demonstra uma estratégia de enfrentamento reativo às ações de segurança.

Por outro lado, o Maranhão não informou queda no volume de investigações em 2022 em relação ao ano anterior, conforme o levantamento, como ocorreu em oito estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *