-->

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) marca presença na primeira edição da Feira Maranhense de Agricultura Familiar (Femaf), sendo palco de oportunidades para o crescimento de empreendedores locais.

O evento, aberto nesta quinta-feira (7), acontece na Lagoa da Jansen, em São Luís.

A Fapema conta com estande que leva ao público as experiências de empreendedores que receberam apoio da instituição, ganhando assim a chance de ampliar seus negócios.

Neste primeiro teve mostras de empresas no ramo de alimentos e lançamento de obras.

Com participação ativa no evento, a Fapema se destaca como um catalisador para fortalecer os negócios e ampliar a visibilidade dos produtores envolvidos, avaliou o presidente da fundação, Nordman Wall. Ele ressaltou a importância estratégica da instituição.

“Esse evento desempenha importante cenário aos projetos da agricultura familiar, expostos e apresentados em toda a feira, e, em especial, em nosso estande. É o resultado de uma firme política do Governo do Maranhão, que busca impulsionar seu crescimento e, consequentemente, impactar no desenvolvimento econômico local, proporcionando oportunidades significativas para os empreendedores”, disse Nordman Wall.

Todos os expositores participam do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Governo do Estado, via Fapema.

A iniciativa tem sido fundamental na capacitação e no impulsionamento dos empreendedores para o mercado exterior. A presença ativa na feira proporciona uma vitrine única para esses empreendedores, abrindo portas para novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.

Os expositores participantes da agenda durante a manhã foram as empresas Pens Lignum, que apresentou canetas nobres produzidas com madeira de demolição; a Saluma, que levou geléias de frutas típicas e também, exóticas; e Meu Café de Açaí, promovendo ao público a degustação de bebida quente derivada dos caroços de açaí e que assemelha ao café.

Para o diretor da Saluma, Paulo Alves, “expor no evento representa a oportunidade de levar o negócio ao conhecimento de mais pessoas e reforçar o plano de expansão, que está sendo possível, graças ao apoio da Fapema”.

A Saluma produz geleias naturais, sem corantes ou conservantes e tem a proposta de reverenciar a cidade de São Luís e ser sustentável.

A marca conta com 12 sabores, que utilizam frutas tradicionais como bacuri e cupuaçu, além de itens exóticos como pitaya, limão siciliano e gengibre.

“A Fapema foi crucial para o avanço desta proposta, nos garantindo apoio financeiro e possibilitando ampliação da marca”, frisou Paulo Alves.

Com aparência e gosto semelhante ao café, o Meu Café de Açaí, do empresário Celso Valois, propõe uma bebida quente e sustentável, preparada com o caroço do açaí.

A ideia é fazer com que o produto chegue ao mercado exterior. “Estamos com planejamento em curso para essa finalidade.

Já temos algumas tratativas com países árabes, o que nos foi proporcionado com o apoio da Fapema. Queremos expandir ainda mais, e participar de feiras como essa, soma nessa série de oportunidades”, avaliou.

O empresário Celso Oliveira desenvolveu canetas artesanais feitas de madeiras nobres, criando a Pens Lignum.

Segundo ele, “a caneta se assemelha às mais caras do mercado, tendo como diferencial o uso de madeiras nobres como jacarandá, cedro, pinho, agregando materiais como titânio, ouro branco, kits gregorianos, implementando arte na madeira”.

Ele avalia que, “o apoio da Fapema possibilitou vislumbrar o avanço na divulgação e aumento da produção, além da chance de colocá-lo no mercado exterior”.

Na programação da tarde, a permanência da empresa Saluma; exposição da Grão Vegetal, com novidades na linha de produtos veganos; e a Tarde de Autógrafos, que contou com lançamento dos livros ‘Tambor Toca Todo Tempo’ e ‘Quebradeiras de Coco Babaçu – Afirmação Identitária e Projetos Tecnológicos – Um Saber Difícil de Explicar’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *