A união comandada por Brandão e Flávio Dino, a soberba de Braide, os bastidores da eleição do TJMA, a reformulação do ‘Velado’ e a deselegância do presidente do Coren são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 26. Mas Dr. Pêta traz, também, outras ‘notícias picantes’ e, como sempre os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Qual prefeito, pai de parlamentar, que fez uma grande divulgação prometendo que iria doar alimentos para a população, chamou até a imprensa, mas, na hora agá (que vergonha!!!), na mega-ação a ‘cesta’, que nem sacola tinha, era apenas com uma abóbora e um quilo de farinha de puba”???!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Quem continua acreditando na briga entre Carlos Brandão e Flávio Dino segue perdendo a aposta!!! Esta semana, tivemos a comprovação de que os dois estão ativados administrativamente, politicamente e pessoalmente!!! A reunião do governador com os partidos, sexta-feira, 24, no Palácio dos Leões, sinaliza diálogo, que é o primeiro passo para ter harmonia no grupo!!! Não vai haver unanimidade, mas vai ter construção!!! O grupo liderado por Brandão e Flávio Dino não vai repetir 2020, quando foi pego de surpresa com uma traição em cima da hora!!! O diálogo permitirá a unidade do grupo nas eleições municipais e para 2026, quando o povo maranhense escolherá o sucessor de Brandão!!!

*** Por outro lado, o prefeito Eduardo Braide segue dizendo que não quer apoio de nenhum político…, que não quer papo com vereadores nem com partidos!!! Esse isolamento já foi visto em São Luís, na tentativa de reeleição de João Castelão, “lá atrás”, quando o ex-prefeito adotou postura semelhante que o levou à derrota!!! Hoje está cristalizado um segundo turno nas eleições para prefeito de São Luís!!! Haverá uma disputa entre Eduardo Braide e o candidato definido pelo grupo da situação, de comum acordo entre Carlos Brandão e Flávio Dino!!! Pelas pesquisas atuais, o clima que se observa é de que a chapa apoiada pelos dois maiores líderes da política maranhense, hoje, tende a ser encabeçada pelo deputado federal Duarte Júnior, que aparece em segundo lugar desde que se iniciaram as sondagens sobre a eleição para o Palácio La Ravardière!!! Essa disputa de segundo turno entre Braide e Duarte foi decidido em 2020, e o quadro não mudou!!! E Duarte tem uma vantagem em relação a 2020: ele amadureceu, conta mais com o apoio do governo, já de largada; está consolidado com o PT; ou seja, trazendo o presidente Lula para a campanha, e não tem risco de ser traído em cima da hora, como aconteceu em 2020, com a ruptura do grupo!!! Nesse momento, o grupo tende a se unificar em torno de Duarte Jr, podendo acontecer no primeiro turno!!! O certo, mesmo, porém, deve ser no segundo turno!!!

*** Pelo lado do prefeito, engana-se quem acha que Braide já venceu a eleição!!! É só observar as pesquisas!!! Ele tem um percentual de 34, 35%…, é o mesmo percentual do primeiro turno de 2020!!! Ou seja, mesmo no governo, com a máquina nas mãos, Braide não conseguiu ampliar a sua base política, de onde se depreende que o seu governo é, no máximo, regular!!! Governo regular querendo distância da classe política pode jogar fora uma eleição que aparentava ser tranquila!!!

*** Falar no prefeito de São Luís, uma pessoa ‘da cozinha’ de Eduardo Braide anda comentando, ‘a boca pequena’, que a Câmara Municipal de São Luís vai ter uma grande surpresa nas eleições municipais!!! Braide estaria trabalhando para lançar candidatos a vereador das comunidades e outros escolhidos a dedo por ele, “sem vícios políticos”!!! E também que o candidato a vice na chapa do prefeito será da total confiança dele!!! “Não querem conversa com ninguém, não farão aliança com ninguém, acreditam no poder e no povo”, disparou o informante do Colunaço do Pêta!!!

*** E quanto mais se aproximam as eleições para o novo comando do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), mais “informações e especulações” surgem no ‘front’!!! Uma delas dá conta de que o ex-presidente José Sarney e um dos filhos estariam conversando muito com a desembargadora Nelma para desistir de concorrer e apoiar o colega Froz Sobrinho, o que levaria o pleito a ter candidato único!!! O acordo envolveria um apoio de Froz a Nelma na sucessão dele!!! Nelma, que resiste à ideia, supostamente por ‘pressão’ do genro e ex-deputado Edilázio Júnior, teria, hoje, de 10 a 11 votos!!! Uma sinalização dessa tendência de tentativa de acordo com Froz pode ser feita na sessão plenária da próxima quarta-feira, quando estará em votação a impugnação do nome do advogado Flávio Costa na lista sêxtupla da OAB-MA!!! E em relação à lista da seccional maranhense, ou a entidade vai mandar a mesma lista de volta ao TJMA ou vai fazer o enfrentamento no CNJ e no STF!!! Resumindo: a ‘Série’ vai continuar!!!

*** E uma informação obtida pelo Colunaço do Pêta dá conta de que, diante dos últimos acontecimentos que resultaram na prisão de três policiais militares acusados de extorsão a um comerciante traficante de drogas, em São Luís, essa semana, o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, acertadamente, decidiu dar um ‘para pra acertar’!!! Assim, vai fazer uma completa restruturação na DIAE (Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos), o antigo ‘Serviço Velado’ da PMMA!!! O DIAE sofrerá uma ampla reforma, com nova diretriz e, principalmente, novos protocolos a serem seguidos pelos policiais que compõem a importante unidade!!! A decisão consolida uma postura de seriedade do comando da Segurança Pública do Maranhão e da Polícia Militar, como um todo, que mostram à população, de forma clara, que não compactuam com desvios de conduta de integrantes tanto da polícia civil quanto da polícia militar!!! E ambos têm o apoio irrestrito do governador Carlos Brandão, que, igualmente, prima pela seriedade do seu governo e da Segurança Pública do estado!!!

*** A assessoria do desembargador Douglas Amorim foi surpreendida, nos últimos dias, com a notícia da aposentadoria do magistrado, que já vem sendo substituído interinamente por Oriana Gomes!!! Para o lugar de Douglas já estaria acertada a chegada do juiz Nilo Cruz!!! Nilo chegaria à frente da juíza Márcia Chaves, mesmo com a magistrada já tendo figurado duas vezes na ‘lista de sucessores’!!! A estratégia do ‘grupo situacionista’ seria atribuir notas baixas a Márcia para que Nilo possa vencer a disputa!!! Urge uma ‘investigação’ superior rigorosa para averiguar tamanha suposta ‘escorregada’ na justiça do Maranhão!!!

*** Rapaz, esse ‘piso da enfermagem’ continua dando o que falar!!! Tomado pela emoção induzida por escolhas temerárias, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, José Carlos Júnior, interrompeu, nessa quarta-feira, 22, a coletiva de imprensa na qual a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participava, em São Luís, para exigir mais transparência do órgão sobre os repasses do piso da enfermagem no Maranhão!!! “Não está tendo transparência na transferência dos recursos para o pagamento da enfermagem”, disparou José Carlos Júnior!!! “Como nós devemos proceder?”, acrescentou!!! Na coletiva, apesar da interrupção abrupta, o secretário da Saúde, Tiago Fernandes, disse que a pasta vem realizando reuniões com o colegiado, e ressaltou a transferência dos recursos do governo federal para os governos estaduais, com base na Plataforma IvestSUS, na qual os estados realizam a atualização dos dados!!! Tiago também informou que, para garantir a transparência e o diálogo, a SES reúne regulamente com conselhos e representantes da categoria, e que iniciou o desenvolvimento de um aplicativo para ampliar a transparência e facilitar o acesso às informações sobre o piso no estado!!! Por outro lado, as reuniões entre o Conselho do Regional de Enfermagem do Maranhão e a SES são mencionadas no site da entidade!!! “Nesta sexta-feira, o presidente José Carlos Jr e a diretora Kelly Inaiane, do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA), estiveram na SES para debater o piso salarial dos profissionais de enfermagem!!! Durante a reunião, a secretaria esclareceu que o pagamento será efetivado até o dia 27 de novembro”, informa o site!!!

*** Em uma rede social, no dia 14 de novembro, Tiago Fernandes anunciou a próxima data de pagamento do piso no estado!!! “Mais de 16 mil profissionais da enfermagem no Maranhão receberão o reajuste do piso salarial no dia 27 deste mês. Para garantir a transparência e o diálogo, a SES reunirá, nos próximos dias, com conselhos e representantes da categoria. Seguimos juntos”, postou!!! Na plataforma IvestSUS, o Ministério da Saúde alerta para a atualização das regras para repasse da complementação do Piso Salarial da Enfermagem, e disponibiliza o acesso às informações dos recursos federais repassados aos Fundos Públicos de Saúde, apresentando as informações por dia, mês e ano!!!

*** E sobre a deselegante abordagem do presidente do Coren-MA, um ex-candidato a deputado federal apoiado por Weverton Rocha, no evento do governo no Multicenter Sebrae, a conclusão que se tira é que ele, no mínimo, quis fazer média com os profissionais de enfermagem!!! Não compete ao Coren fazer tal tipo de abordagem!!! O Conselho não responde sobre isso, não negocia…, isso é competência do sindicato da categoria!!! A função do Coren é fiscalizar!!! Como se vê, o presidente não conhece direito as funções do cargo que exerce!!! Sem legitimidade para a abordagem que fez, ele teve um ‘surto de desvio de função’ ao abordar, deselegantemente, a ministra e o governador!!! Apropriou-se indebitamente de uma função do Sindicato da classe dos profissionais de enfermagem!!! Triste!!!

*** Rapaz, alguém precisa falar aos condutores de veículo que trafegam pela Litorânea que parem para os turistas atravessarem a avenida!!! Mesmo nas faixas, os “camaradas” não param, pois o tempo todo estão “nas carreiras”!!! Um observador que falou da situação ao Colunaço disse que às vezes, quando dirige pela Litorânea, só falta ‘atravessar o veículo na avenida, na horizontal, para os turistas e outros transeuntes cruzarem a faixa!!! “Rapá”!!!

*** A cidade de Santa Luzia/MA foi palco, esta semana, de cenas lamentáveis, com uma investida de um advogado contra o promotor de Justiça e o delegado de polícia locais!!! A insatisfação iniciou depois que o advogado, incomodado com uma notificação que recebeu do Ministério Público, passou a “desferir” palavrões em áudios que circularam em grupos da advocacia!!!. O promotor chegou a ser chamado pelo advogado de “imbecil” e “analfabeto”, além de ser acusado de “passar pano”!!! E convocou a classe a “brigar” com juiz e promotor por conta de “perseguição”!!!

*** Não satisfeita com o tom das palavras proferidas, a “cara-metade” do advogado direcionou o ‘canhão de ataques’ ao delegado da cidade, acusando-o de ser “rei das arbitrariedades”, “rei dos abusos de autoridade”, “canalha”, autor de “um show de absurdos”, responsável por “invadir casas sem mandado”, entre outros!!! Por fim, o juiz e o promotor foram acusados de ser coniventes com a situação, mas sem quaisquer prova, o que deixou no ar que se tratava de questão pessoal!!!

*** Um grupo de advogados mostrou-se incomodado com o movimento e também com o fato da advocacia de Santa Luzia receber interpretações equivocadas a respeito do seu trabalho por parte de órgãos constitucionais, alegando que os causídicos não representam nem podem falar em nome da classe!!! Áudios e prints dos ataques foram compartilhados!!! Com a palavra a OAB do Maranhão!!!

*** E o empresário que foi se vitimizar, essa semana, nas redes sociais, dizendo que a ‘ex-carinha-metade’, filha de um prefeito, está impedindo-o de olhar o filho que teve com ela!!! Pois é…, pense numa convivência difícil!!! A mãe, por outro lado, disse que foi abandonada pelo empresário durante a gravidez e que vive sendo difamada por ele e familiares!!! Para agravar ainda mais a situação, a filha do prefeito fez um post no Instagram dizendo que o empresário quer vê-la morta!!!

*** E deu o que falar um ‘balacobaco’ em um influenciador “que não soy daqui” e um cantor da ‘Grande Ilha’!!! Os dois quase vão aos ‘catiripapos’, essa semana, em uma casa de show!!! ‘Rolou’ até vídeo do clima tenso!!! E o clima, que já estava tenso, ‘ferveu’ de vez, quando o ‘homem do microfa’ foi em um podcast dizer que o influencer vivia dentro de sua casa, comendo e bebendo de graça às suas custas…, e que cansou de fazer “shows” sem cobrar um centavo!!! Pense numa ‘descatitada’ online!!! “Ferido de morte”, o influenciador reagiu nas redes afirmando que se arrepende ‘até a alma’ de ter ‘soltado’ os vídeos do artista na mídia, pois acabou dando engajamento para um “cara que já estava esquecido”!!! “Jesus/Maria/José’…!!!

*** A eleição do clube da ‘Pontinha da Ponta da Areia’, que definirá o novo comando do clube para o biênio 2024/2025, promete ser uma das mais acirradas dos últimos dez anos!!! Sim…, três chapas fortes participarão da disputa: a da situação, a de um grupo de empresários do setor de medicamentos e, por último, uma terceira idealizada pelo chamado ‘Dr. Pinóquio’, que apoia um irmão seu, do setor de transportes e do ‘mundo da bola’!!! Portanto, bom ficar de olhos bem abertos e ligados no Edital com seus ‘infinitos’ artigos, pois, diante do acirramento do pleito, o que pode ter de impugnação será uma ‘festa’!!! Olha o Edital…!!!

*** Rapaz, tá todo mundo assustado numa certa secretaria da “Grande Ilha”!!! A titular tá tirando “quem conhece dos setores” e botando gente da cidade dela que não entende do ‘riscado’!!! Pense num prejuízo para a pasta!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual prefeito, pai de parlamentar, que fez uma grande divulgação prometendo que iria doar alimentos para a população, chamou até a imprensa, mas, na hora agá (que vergonha!!!), na mega-ação a ‘cesta’, que nem sacola tinha, era apenas com uma abóbora e um quilo de farinha de puba???!!!

*** Qual é o empresário de renome no Maranhão que está comemorando os seus 70 anos de vida, neste fim de semana, na “Terra de Tio Sam”???!!!

*** Quem foi o magistrado que atuou contra a cassação de um prefeito, e de repente, não mais que de repente, a ‘filial’ dele foi nomeada para um cargo de alto escalão na prefeitura???!!!

*** Qual foi o salão de beleza ‘das ricas e poderosas’ que perdeu uma equipe de doze funcionários por falta de pagamento???!!!

*** Quem foi o parlamentar de primeiro mandato que comprou um ‘casão’ em condomínio de alto padrão da ‘Grande Ilha’, e acabou enganado com uma procuração falsa, perdendo ‘duas milhas’ no negócio???!!!

*** Qual parlamentar, em seu segundo mandato, já comprou sua quarta mansão no Alphaville/Araçagy, todas a vista e em nome de terceiros???!!!

*** Quem foi o deputado que perdeu um vistoso prédio comercial ao ter que quitar uma enorme dívida da campanha mal sucedida para prefeitura da ‘Grande Ilha’???!!!

*** Qual ex-deputado federal executou um valioso terreno de um parlamentar estadual como pagamento de uma dívida milionária de 2016???!!!

*** Quem foi o agiota da região do Pindaré que entrou na justiça pedindo a penhora de bens de uma deputada por conta de um empréstimo não honrado de 1,5 milhão, da campanha de 2016???!!!

*** Quem é o dono de um salão de luxo, aqui na ‘terrinha, que só anda de carro importado e sempre ao lado de “boy padrão” que não ‘paga em vida’ nenhum de seus funcionários???!!!

*** Qual é a secretária que convoca servidores para comprarem a camisa do programa do mês da pasta, ao preço de 30 reais, cada uma, e a confecção das camisas é feita numa malharia da cidade da ‘dita-cuja’???!!!

*** Quem foi a ‘desassuntada’ que cobrou melhorias salariais à ministra da Saúde, em sua passagem pelo Hospital da Ilha, imaginando que a auxiliar do presidente Lula era uma assessora da SES???!!!

*** Quem foi o ‘assessor-parlamentar-inseto’ que operou o olho, na Clínica dos Olhos, e anda comentando que, agora, sim, depois de 50 anos de direção, pode dirigir com toda segurança, hahahahahahahahahahahaha???!!! Resta saber se vai continuar ‘enxergando o próprio olho’ depois dos ‘grogues’!!! ‘Rapá’!!!

*** Quando será que o Bloco da Imprensa celebrará o Dia Nacional do Samba, e fará o lançamento da logomarca e do slogan do cordão carnavalesco para 2024???!!! Ao menos até agora, não tem nada confirmado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult) sobre a programação cultural do dia 3 de dezembro na Feirinha São Luís!!!

*** Quem é o engenheiro articulador de uma das chapas que concorrerão nas eleições do clube da ‘Pontinha da Ponta da Areia’ que anda sendo chamado de ‘leva e traz’ e ferryboat, por atracar dos dois lados???!!!

***

One thought on “A união comandada por Brandão e Dino, a soberba de Braide, os bastidores da eleição do TJMA, o novo ‘Velado’ e a deselegância do chefe do Coren

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *