-->

A Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) está empenhada em assegurar a qualidade do transporte semiurbano para os cidadãos maranhenses. Em reforço ao plano de monitoramento do sistema, nesta quarta-feira (11), a agência destinou equipe para ação fiscalizadora nas garagens das empresas de ônibus que integram o serviço. A operação tem como foco principal verificar a regularidade e condições de prestação do serviço, e também inclui diálogo com as comunidades atendidas pelo sistema.


Durante a fiscalização, foram avaliados diversos aspectos, incluindo estrutura dos ônibus, funcionalidade dos equipamentos de acessibilidade (como elevadores, poltronas destinadas a público prioritário e os botões sonoros de parada, entre outros itens) e cumprimento da legislação vigente, com fins a garantir a segurança e a plena acessibilidade dos usuários. 

O diretor de Operações Rodoviárias e Ferroviárias da MOB, Jacob Mendes, enfatizou a importância dessas ações. “Nossa missão é garantir um transporte público seguro e acessível para os cidadãos. Para isso, é fundamental que os veículos que operam no sistema semiurbano estejam em conformidade com as normas estabelecidas. Através dessas inspeções, buscamos assegurar que as empresas atendam aos requisitos de segurança e acessibilidade, proporcionando um serviço de qualidade para os usuários”, pontuou.


A fiscalização não se limita apenas a questões de segurança, mas tem foco também em aprimorar a experiência dos passageiros, acrescenta o gestor. “Nossos esforços pretendem contribuir para melhorar o conforto e a acessibilidade dos ônibus, tornando o sistema de transporte semiurbano mais inclusivo e adequado, atendendo as necessidades específicas de quem utiliza o serviço”, disse Jacob Mendes.

As empresas de ônibus em que foram identificados veículos em desacordo com as normas vigentes, receberam notificação com prazos e orientações para corrigir as irregularidades. A MOB dará continuidade ao monitoramento do cumprimento dessas orientações, para garantir a conformidade com os padrões de segurança e acessibilidade.

A ação da agência demonstra o compromisso em aprimorar o transporte público semiurbano, tornando-o mais seguro e acessível para todos os cidadãos. “A agência reforça sua missão de promover um sistema de mobilidade que atenda às necessidades da comunidade e contribua para uma cidade mais inclusiva e sustentável”, disse Jacob Mendes.


Operação

O trabalho de fiscalização também se estende ao sistema de transporte alternativo e no Terminal Rodoviário de São Luís. A operação também coíbe o transporte irregular de passageiros, no âmbito do semiurbano e alternativo, além de situações que possam prejudicar os direitos dos usuários. Nestes casos, as equipes conversam com moradores para avaliar a prestação do serviço e recebem demandas, sugestões e até reclamações, que são apuradas e sanadas. A fiscalização é permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *