-->

O governo federal apresentou hoje, o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou a portaria em Brasília, destinando R$ 900 milhões para ajudar no combate de organizações criminosas de 2023 a 2026.

O programa concentra esforços em cinco eixos: integração institucional e informacional; aumento da eficiência policial; segurança em portos, aeroportos, fronteiras e divisas; eficiência do sistema de justiça criminal; e cooperação entre os entes. A iniciativa deve fortalecer a investigação e a atividade de inteligência para enfrentar aproximadamente 60 organizações criminosas em território nacional.

Flávio Dino destacou a necessidade de integração federativa na segurança pública, citando a Constituição como referência e também a importância de unir esforços para combater o crime. Apesar das críticas à gestão atual, Dino explicou que o Enfoc não é uma resposta imediata às crises no Rio de Janeiro e na Bahia, mas uma ferramenta útil para enfrentá-las.

Com 40 ações e projetos, o Enfoc tem como objetivo ter uma visão sistêmica das organizações criminosas, integrar redes de enfrentamento e fortalecer os recursos humanos para combater o crime organizado. A Bahia e o Rio de Janeiro, ambos enfrentando desafios de segurança, são estados prioritários nesse programa nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *