-->

No cenário atual de busca por desenvolvimento econômico e sustentável, o estado do Maranhão se destaca como uma verdadeira joia rara entre as unidades federativas do Brasil. Com possibilidades enumeradas que incluem a implantação do maior complexo de logística de transportes do país e a produção de energia limpa por meio do hidrogênio verde, o estado maranhense apresenta um potencial de crescimento invejável.

A avaliação é do ex-governador José Reinaldo Tavares, em artigo que o Jornal Pequeno publica nesta terça-feira, 1.

Atualmente no comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Reinaldo destaca que a logística maranhense, capaz de levar com lucro seus produtos a qualquer canto do mundo, surge como uma excelente alternativa para indústrias e setores econômicos que desejam expandir suas operações. “Com a implantação de projetos estratégicos, o estado pode solucionar os problemas de transporte de diversas regiões do país, tornando-se o maior fornecedor de alimentos do mundo. Essa perspectiva é atraente e promete trazer um número expressivo de investimentos, impulsionando a economia local e gerando uma oferta gigantesca de empregos”, ressalta o ex-governador .

O Petróleo e o crescimento sustentável – Outra área de destaque, segundo Reinaldo, é a possibilidade de se tornar um relevante produtor de petróleo, o que atrairia empresas do setor, investimentos, empregos e royalties.

“Com o enriquecimento de outras regiões do país por meio dessa indústria, chegou a vez do Maranhão se destacar nesse segmento. Além disso, a abundância de recursos naturais, como rios com nascentes e foz no próprio estado e energia eólica e solar, torna-o um importante fornecedor de recursos hídricos e fonte de energia limpa”, acrescenta.

O potencial do hidrogênio verde – “No cenário mundial de busca por energia limpa” – afirma o secretário titular da Sedepe – “o Maranhão se destaca por suas grandes reservas de hidrogênio e amônia verdes. Isso tem atraído o interesse de empresários, com planos ambiciosos de produzir 5% de toda a energia consumida no Brasil. Com a implantação de grandes instituições tecnológicas e parques industriais voltados para a produção de produtos verdes, o estado tem tudo para se tornar referência no combate às mudanças climáticas e arrecadar créditos de carbono, tornando-se um importante ativo financeiro”.

O Turismo – Zé Reinaldo fala, ainda, do nosso Turismo como vetor de crescimento. “O Maranhão possui um potencial turístico inigualável. Com diversas opções de turismo de aventura, mar, cultura, história e regeneração, a indústria turística pode se consolidar como um importante vetor de crescimento econômico. A riqueza cultural e as paisagens deslumbrantes são um convite irresistível para turistas nacionais e internacionais”, enfatiza.

No entanto, observa o ex-governador, para que todas essas possibilidades se concretizem, é fundamental investir na formação de capital humano, especialmente entre as crianças de famílias menos favorecidas. A valorização das comunidades locais, incluindo os quilombolas, é essencial para o desenvolvimento sustentável do estado. “O apoio do governo é um pilar imprescindível para o sucesso desses projetos e para atrair investidores e empreendedores que enxergam no Maranhão uma fonte inesgotável de oportunidades econômicas”.

E conclui: “O futuro do Maranhão está nas mãos de seus habitantes e líderes, que precisam unir esforços e determinação para transformar o estado em um polo de crescimento econômico, social e ambiental. As oportunidades são reais e o Maranhão tem o potencial de se tornar um dos estados mais importantes do Brasil, um verdadeiro exemplo de desenvolvimento sustentável para o país e para o mundo”.

2 thoughts on “Maranhão é um estado inigualável de oportunidades econômicas e com enorme potencial de crescimento, diz ex-governador

  1. Tenho 50 anos de idade e, desde que me entendo por gente, ouço essa mesma ladaínha, de potencial imensurável e blá blá blá. Então considerando a alternância de poder que já acontece há mais de uma década no MA, e considerando que o próprio Sr. José Reinaldo fez parte desta alternância, governando o estado, pergunto: NÃO CRESCE PQ?

    1. Falo em alternância de poder, pq desde que me entendo por gente², tudo de errado no MA era culpa do Sarney, principalmente o atraso do estado em todos os seus índices.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *