O Centro Histórico de São Luís recebeu, nessa sexta-feira, 2, o tradicional Cortejo Junino, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com o desfile de vários grupos de bumba meu boi. Dez grupos desfilaram da Praça Deodoro até a Praça da Fé, atrás da Casa do Maranhão, onde a festa continuou com a apresentação de mais cinco atrações, incluindo o Cacuriá de Dona Teté e o Boi de Maracanã.

Com o tradicional desfile dos grupos de bumba meu boi, foi aberta a temporada junina no Maranhão, o momento contou com a presença do governador Carlos Brandão, que se juntou ao cortejo na Rua Portugal. Ele lembrou que a festa de 2022 foi um grande sucesso e que a gestão estadual está empenhada em se superar. “Este ano faremos um São João ainda melhor do que o do ano passado, com a participação de todos vocês. Portanto, eu declaro aberto o São João do Maranhão”, afirmou o governador.

Embaixadora do maior São João do Mundo, a primeira-dama Larissa Brandão acompanhou o cortejo do início ao fim e destacou a grandiosidade da festa. “É muita emoção, pois hoje é a arrancada para o São João, um grande festejo que teremos pela frente, no compromisso de realizarmos O Maior São João do Mundo, não apenas em alegria, mas também em geração de emprego e renda para todos os maranhenses”, pontuou.

O secretário Yuri Arruda (Secma) lembrou que o cortejo é realizado há mais de 30 anos e que, com a gestão do governador Carlos Brandão, está sendo ainda mais valorizado.

“Em alguns espaços de tempo o cortejo não foi realizado, mas voltamos com essa tradição o ano passado com a determinação do governador Carlos Brandão. É um dia de muita alegria e damos o pontapé inicial para O Maior São João do Mundo, o nosso São João do Maranhão, que será um grande sucesso, com muita alegria e muita geração de emprego e renda”, disse.

Também presente à solenidade, a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, ressaltou o vetor econômico da festa. “O São João é uma grande festa no Maranhão e a gente observa que estamos aqui com muitos turistas passeando e olhando este grande guarnicê. Esse cortejo é um convite para os maranhenses e turistas para as atrações do São João. O governador Carlos Brandão está muito empenhado em investir e trazer bons resultados econômicos e sociais para a população”, declarou.

O evento teve uma convidada de honra, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que acompanhou a festa a convite do governador Carlos Brandão. “É um prazer estar aqui e vocês fazem uma festa linda! O Nordeste é cheio de cultura popular, que encanta os olhos de quem vê. Então parabéns à primeira-dama e todo o seu time pela organização dessa festa e eu queria convidar vocês para vivenciarem o São João de Pernambuco, o governador já disse que vai”, comentou.

Também estiveram presentes ao evento o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor.

*Cortejo mobilizou centenas de pessoas*

Embora a chuva tenha marcado presença durante o cortejo, ela não retirou a alegria dos brincantes. Clausson Fonseca Sampaio tem 46 anos, sendo 31 deles dedicado ao Boi Brilho da Ilha, onde se apresenta como vaqueiro campeador. Ele destacou a importância dos investimentos realizados pela gestão estadual.

“É muito emocionante para os brincantes de todos os grupos poder contagiar o público em cada canto e passagem do cortejo. O governador está de parabéns por estar valorizando a cultura não apenas de São Luís, mas de todo o estado”, disse.

Índia do Boi de Tamarineiro, Noemia Abreu, 22 anos, afirmou que a dedicação para a festa começa ainda em março com os ensaios do grupo, e o cortejo é uma forma de quebrar o nervosismo para as apresentações de junho. “Essa iniciativa é maravilhosa e o governador está de parabéns, ele está fazendo a diferença no nosso São João. Está muito bonita a festa e fico até sem palavras”, contou.

O evento atraiu vários turistas, como a empresaria Vera Lúcia Anjolino, que veio de Cuiabá (MT) e aproveitou para conhecer o São João do Maranhão. “Eu sempre quis vir e não tinha tido oportunidade, agora eu pude conhecer o estado e coincidiu de chegar no dia do cortejo. É maravilhoso, estou emocionada, só tinha visto pela TV”, relatou.

A festa reuniu várias famílias, que aproveitaram para matar a saudade do São João. É o caso do contador Luciano Diniz Ferreira, 39 anos, que depois do expediente chamou a esposa e o filho para acompanharem a manifestação cultural. “Eu terminei o trabalho mais cedo para trazer a família, especialmente para mostrar para o meu filho de 3 anos, para ele já conhecer a nossa cultura. Eu acho muito importante essa iniciativa do governo, pois fortalece algo que é da gente”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *