-->

Mais de 300 pessoas se reuniram na Avenida Litorânea, em São Luís, na manhã deste domingo, 30, para participar da 4ª edição da Corrida Maio Amarelo em prol dessa causa, que marca o início da campanha no estado. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

“Estamos na abertura do Maio Amarelo, com uma linda corrida na Litorânea, em que chamamos a atenção da população para diminuir os sinistros de trânsito. O Detran vai fazer ações no mês de maio em escolas públicas, privadas, hospitais, faixas de pedestres para conscientizar todos”, ressaltou o diretor-geral do Detran/MA, Hewerton Pereira.

O secretário de Estado de Segurança, Maurício Martins, também prestigiou o evento. “Já são dez anos de campanha Maio Amarelo. E essa é a quarta corrida promovida pelo Governo do Estado que vem para conscientizar e reforçar a necessidade de se dirigir bem, com tranquilidade, e assim evitar qualquer tipo de acidente no trânsito”, destacou.

“É uma campanha de suma importância. O Detran, assim como o Corpo de Bombeiros, e todos os órgãos que compõem o sistema de segurança pública do estado, estão engajados, trabalhando de forma integrada no sentido de que haja uma conscientização sobre trânsito seguro”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto, que também participou da corrida.

Corrida – A 4ª edição da Corrida Maio Amarelo foi disputada nas categorias: “Comunidade Feminina”; “Comunidade Masculina”; “Colaborador Detran Masculino” e “Colaborador Detran Feminino”, com percursos de 5 km-10 km. Além dessas, também serão promovidas as categorias “Cadeirante Masculino” e  “Cadeirante Feminino”, com percursos de 5 km.

Quem venceu em primeiro lugar geral 5km foi o advogado Hildergady Bezerra, 30, que corre desde os 10 anos de idade. O vencedor, que já participou duas vezes da iniciativa, destacou a importância da corrida.

“Uma campanha de fundamental importância para prevenção dos acidentes e de morte no trânsito. É fundamental porque faz com que diminuam os índices de acidentes e conscientiza sobre segurança na condução dos veículos. É a segunda vez que participo da corrida. Da primeira vez, tirei o segundo lugar geral, e nesta eu consegui uma vitória em primeiro lugar”, comemorou.

O aposentado José Garcêz, de 77 anos, corre há 40 anos e já participa há quatro anos da campanha Maio Amarelo. Para ele, que também é condutor, a corrida representa tanto a promoção de bem-estar quanto de conscientização. “A corrida sempre me inspirou. Aliar uma boa alimentação com exercício físico promove vida longa. E o Maio Amarelo combina o bem-estar com chamar atenção para o trânsito com o intuito de evitar acidentes”, enfatizou.

Foi a primeira vez da vendedora Clemilda Silva, 46, na Corrida Maio Amarelo. Ela começou a correr em 2017 por conta de estresse, sedentarismo e obesidade e vê a iniciativa como uma forma de proteger a vida.

“Vejo essa corrida como uma forma de preservar a vida que é o dom maior. Tem que ter uma conscientização das pessoas que passam os sábados nas festas bebendo e pegam o volante e saem rodando pela cidade, e às vezes até tira a vida de quem está correndo, que sai para cuidar da sua saúde. Então, tem que ter um trabalho de conscientização bem intenso. Estamos sempre na pista e no asfalto correndo”, contou.

Ações Maio Amarelo – Neste ano, a campanha Maio Amarelo completa dez anos. Entre 2018 e 2022, o Detran/MA realizou cerca de 3 mil ações educativas em mais de 150 municípios maranhenses, atingindo em média 500 mil pessoas nos últimos cinco anos. Somente em 2022, comparado com o ano de 2021, houve um aumento de 228,8% do número de pessoas abordadas. Também houve incremento de ações presenciais, com o aumento de 207%.

Histórico – O Movimento Maio Amarelo nasceu dentro do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em 2014, e propõe uma ação coordenada entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada a engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *