-->

Carlos Brandão conseguiu um feito histórico e que certamente deixará marcado o seu legado não só como político municipalista, mas, também, como conciliador. Nesta segunda-feira, 20, o governador maranhense reuniu, no Palácio dos Leões, adversários políticos tradicionais de Caxias. Foram recebidos, juntos, os prefeitos Fábio Gentil, de Caxias, e Ferdinando Coutinho, de Matões, que se faziam acompanhar das deputadas Cláudia Coutinho e Daniela; do ex-presidente da Câmara caxiense Ironaldo Alencar e do secretário da Fazenda de Matões, Nonatinho.

Além de demonstrar fino trato com a máquina pública, dando continuidade aos principais programas iniciados na gestão do seu antecessor Flávio Dino, o governador Carlos Brandão tem sido muito habilidoso com toda a classe política. Seu mais recente e histórico êxito foi unir os dois maiores grupos e tradicionais adversários de Caxias. Nessa segunda-feira, 20, Brandão recebeu, juntos, no Palácio dos Leões, os prefeitos Fábio Gentil (Caxias), Ferdinando Coutinho (Matões), as deputadas Daniella e Cláudia Coutinho, o ex-presidente da Câmara Municipal caxiense Ironaldo Alencar e o correligionário Nonatinho.

Sempre primando pela conversa e sendo, como ele mesmo faz questão de enfatizar, um “governador municipalista”, Brandão vem colecionando apoios e parcerias nos municípios, o que tem facilitado as iniciativas para que realize obras que beneficiem e melhorem a qualidade de vida dos maranhenses.

É uma demonstração clara de habilidade política, mas, sobretudo, de atuação republicana, democrática, desprovida de vaidade, com foco em uma gestão que favoreça a vida das pessoas nos municípios maranhenses.

Na reunião de ontem, só faltou, mesmo, a presença da ex-deputada Cleyde Coutinho, que por sinal, apoiou a esposa de Ferdinando em sua eleição. Logo após a vitória de Cláudia Coutinho, a então deputada Cleyde agradeceu aos eleitores, principalmente da região Leste do estado, pela eleição de Cláudia e destacou que a sua vitória se deu devido ao trabalho que havia feito como diretora do Hospital Macrorregional de Caxias. “Tenho a certeza de que ela fará um ótimo trabalho nesta Casa. Vai trabalhar muito em favor do povo maranhense e da população de Caxias”, enfatizou Cleyde.

Sobre Carlos Brandão, que havia acabado de reeleger em primeiro turno, Clayde Coutinho afirmou, na época: “O governador Carlos Brandão é uma pessoa muito humilde, trabalhadora e que tem muito a fazer pelo Maranhão”.

Clayde Coutinho, viúva do saudoso Humberto Coutinho, não esteve no Palácio dos Leões na tarde desta segunda-feira. Deve ter os seus motivos. No entanto, talvez num outro momento, seja mais uma missão conciliatória para o governador Carlos Brandão. Bom não apostar contra essa possibilidade.