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O encontro no Maranhão visa criar um braço da ABBP no estado.

Fundada em 2014 na capital da República com o objetivo de organizar o jornalismo digital do País, a ABBP (Associação Brasileira de Portais de Notícias) realiza, neste sábado, 18, em São Luís, um encontro com profissionais de imprensa do Maranhão. A reunião acontece a partir das 17 horas, no auditório do Enjoy Coworking, na Lagoa Corporate & Offices (Península da Ponta da Areia).

A diretoria quer executar o processo de expansão e consolidação da ABBP, em âmbito nacional.

Reconhecida como entidade representativa dos sites e portais de notícias, a ABBP tem como objetivo fortalecer os veículos de comunicação a elas associados, bem como representá-los junto a instituições públicas e privadas do território nacional.

Em Brasília, a ABBP é a entidade responsável por cobrar das autoridades o cumprimento da lei distrital que estabelece que 10% dos recursos da publicidade governamental, no âmbito da Administração Direta e Indireta, sejam destinados para os veículos da mídia alternativa.

Com isso, os sites e portais da capital federal e dos municípios da região do Entorno do DF passaram a ser vistos pelo mercado publicitário.

No âmbito nacional, a ABBP parte para o desafio de organizar os sites e portais de notícias nos estados brasileiros, articular a criação de uma legislação estaduais e municipais, bem como a sua aplicabilidade por parte dos órgãos e empresas do poder público.

Paralelamente a esse projeto de organização nos estados, a ABBP articula a construção de uma legislação no âmbito do Congresso Nacional para que a mídia alternativa seja contemplada pela publicidade governamental dos órgãos e empresas públicas federais.

“Estamos partindo para essa missão de mobilizar os jornalistas e profissionais de imprensa em todo o Brasil. A nossa expectativa é de reunir um bom número de colegas na capital do Maranhão. Vamos aproveitar a oportunidade para estreitar as relações com o executivo e o legislativo estaduais para a criação dessa legislação que visa fomentar o jornalismo digital”, destacou o jornalista José Fernando Vilela, diretor-presidente da ABBP.