-->

Em 2022, o Porto do Itaqui movimentou o maior volume de cargas de sua história! De janeiro a dezembro, foram 33,610 milhões de toneladas de cargas, com destaque para os granéis sólidos, com 23 milhões de toneladas movimentadas, o que representa uma alta 19% em relação ao ano anterior.

Dentre os granéis sólidos, a soja e o milho tiveram a maior movimentação anual desde o início das operações do porto público do Maranhão. Foram 11,2 milhões de toneladas de soja e 6,6 milhões de toneladas de milho. E teve mais: a exportação de celulose produzida pela fábrica da Suzano no Maranhão também superou a marca histórica, com 1,705 milhão de toneladas.

E no finalzinho do ano, mais um grande feito! O último mês foi o melhor dezembro no Itaqui, com 2,564 milhões de toneladas movimentadas, 57,5% superior ao planejado para o mês e 47% acima do registro do mesmo período de 2021, impulsionado principalmente pela exportação de milho (1,075 milhão de tons).

Todos esses números demonstram a manutenção da curva de crescimento do Porto do Itaqui e reafirmam o seu papel como hub regional e nacional em uma série de cargas. Os resultados de 2022 refletem um grande trabalho da equipe EMAP e de toda a comunidade portuária em suas diversas cadeias produtivas, bem como nos investimentos tanto com recursos da autoridade portuária quanto da iniciativa privada.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre as atividades, história, conexões, notícias e como atua cada setor da Autoridade Portuária do Itaqui? Passa lá no site www.portodoitaqui.ma.gov.br. Aproveite para acompanhar em tempo real a movimentação de navios.