-->

Os riscos de armação contra Lahesio Bonfim, a proposta de Weverton mal recebida pelo empresariado e a ‘cagada’ dos adversários do governo com um novo ‘pum’ do ferry-boat são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 14, que traz, também, os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Quem foi o “ghostwrite” que usou o blog de uma jornalista para tentar atingir o governo, postando que o ferry-boat Baía de São Marcos havia ficado à deriva e tinha sido rebocado, dando a entender que havia sido no meio do mar, quando, na verdade, a embarcação apenas tocou o fundo na saída do terminal de Cujupe e atrasou um pouco a partida, porque saiu arrastando???!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Umas duas ou três vezes, Dr. Pêta já alertou o candidato a governador, Lahesio Bonfim, para ‘ficar esperto’ contra possíveis armações em andamento que visariam a prejudicá-lo em sua caminhada ao Palácio dos Leões!!! Principalmente agora, que está em notória ascensão e com possibilidades reais de chegar a um eventual segundo turno para enfrentar o candidato à reeleição Carlos Brandão, que, pelo ‘andar da carruagem’, já teria vaga garantida na possível etapa derradeira do pleito!!! Um outro detalhe que Lahesio precisa atentar é em relação à ‘autoria intelectual’ dessas armações, caso aconteçam!!! A ação de blogueiros simpatizantes de Carlos Brandão, com ataques ao ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, pode passar a impressão de que a iniciativa possa estar saindo do Palácio dos Leões!!! É um erro essa tese!!! Mais fácil acreditar que se trata de uma visão torta e de iniciativa isolada e equivocada desses blogueiros!!! Não tem lógica!!! A guerra odienta entre wevertistas e brandonistas não permite acreditar que o palácio esteja tramando contra Lahesio!!! Simplesmente porque o governo prefere, ‘mil vezes’ enfrentar Bonfim do que Rocha num eventual segundo turno!!! Ambos os lados chegam a deixar claro, que, numa derrota de um dos dois no primeiro turno, prefeririam que Lahesio vencesse a eleição!!! E, teoricamente, quem está disputando uma vaga para enfrentar Brandão na segunda fase do pleito são Weverton e Lahesio!!! Por que, então, o palácio iria armar contra o ex-prefeito de São Pedro???!!! NÃO TEM LÓGICA!!!

*** Já os ataques dos blogueiros wevertistas a Lahesio, que se intensificaram nos últimos dias, têm muita lógica; afinal, teoricamente, Bonfim é o adversário direto do pedetista na corrida pelo possível segundo turno!!! Portanto, repito, o “candidato revelação” das eleições do próximo mês de outubro precisa ficar esperto não só contra eventuais armações, que podem vir “de cima para baixo”; ou seja, da imprensa nacional para cá, como em relação à autoria intelectual do ‘diabolismo’!!!

*** Essa semana, a Difusora, emissora de propriedade – de fato –atribuída ao candidato Weverton Rocha, foi condenada pela Justiça Eleitoral a se retratar, ao vivo, por meio do ‘Ponto e Vírgula’ (Difusora FM), depois que o programa divulgou uma notícia falsa contra Lahesio Bonfim!!! A fake news veio a público na terça-feira, 9, quando o ‘Ponto e Vírgula’ afirmou que, na gestão de Lahésio Bonfim como prefeito de São Pedro dos Crentes, um surto de diarreia tinha acometido grande parte da população!!! Bonfim provou no TRE-MA que o surto, na verdade, acontecera no ano de 2015, antes dele assumir seu primeiro mandato como prefeito do pequeno município de 5 mil habitantes!!! Condenada, a emissora do pedetista foi obrigada pela Justiça Eleitoral a se retratar ao vivo, por meio do programa Ponto e Vírgula!!!

*** Lahésio condenou a notícia falsa e disse que os ataques contra ele sinalizam o “desespero dos rivais diante do crescimento” do seu nome na corrida eleitoral”!!! Disse que já imaginava o “jogo sujo” da “mídia atrelada a Weverton Rocha”, que, segundo ele, “deflagrou uma campanha difamatória” para atingi-lo!!! Dai pra pior, avaliam aqueles que conhecem o jogo bruto da política maranhense em períodos eleitorais!!! Triste Maranhão!!!

 

*** Rapaz, o empresariado maranhense não recebeu muito bem não a proposta do senador Weverton Rocha, de diminuição dos incentivos fiscais!!! Ao registrar o seu plano de governo no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRT-MA), logo no início do documento, o candidato ao Palácio dos Leões anunciou o compromisso de aumentar os impostos das empresas!!! Seguinte: atualmente, as empresas que geram muitos empregos têm direito a renúncias fiscais, um mecanismo que assegura a atração do empresariado para o Maranhão e evita que eles busquem outros estados!!! Weverton Rocha, em sua meta de gestão, conforme anunciou, pretende aumentar a carga tributária das empresas em 10%, alegando a intenção de combater a pobreza!!! “Ou seja: Weverton quer combater a pobreza tirando emprego dos maranhenses e afastando a classe empresarial”, disse ao Colunaço um empresário que enxerga na iniciática do candidato pedetista um desserviço ao estado!!! Ele observa que os incentivos fiscais, conforme lei estabelecida pelo governo do estado, são parte das políticas econômicas e seus objetivos são movimentar o mercado e manter, assim, uma competitividade justa entre as empresas, beneficiando empreendedores e a sociedade como um todo”!!!

*** “Como previsto em lei” – prossegue –, “os incentivos fiscais são uma medida legal para que as empresas possam, por exemplo, aumentar a contratação de pessoal. Economicamente falando, auxiliam fortemente na geração de empregos – fato comprovado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sobre os dados do Maranhão nos últimos anos. Na prática, os incentivos fiscais são de extrema importância, já que o foco principal da compensação na diminuição da arrecadação do imposto pelo governo é convertido na maior contratação de pessoas. Além da empresa também poder atuar em outras frente, como destinar parte dos seus impostos para projetos de bem-estar social ou de emergência, a exemplo de vários hospitais de campanha instalados, com apoio das empresas, nos piores momentos da pandemia do coronavírus; entrega de centenas de kits de eletrodomésticos às famílias atingidas por enchentes em tantos municípios maranhenses, entre outros benefícios”!!!

*** “Tudo funciona em uma cadeia lógica de ações: o estado concede o benefício fiscal em cima do que seria recolhido em sua base de tributação do ICMS. O valor que é incentivado permanece dentro da empresa, que, por sua vez, possibilita a contratação de mais mão de obra (geração de emprego direto), colocando, assim mais dinheiro na economia local. Os incentivos fiscais utilizados pelos estados são ferramentas para que, além de seus atrativos naturais, os estados possam ofertar oportunidades de negócios com segurança jurídica. Desta forma, o estado abre mão de sua receita para que, em prol da geração de empregos diretos e indiretos, possibilite a instalação de empreendimentos. Claramente, pode-se concluir que não é o fato de diminuir ou retirar os incentivos que irá diminuir a pobreza, já que são eles que ajudam a gerar mais emprego e renda em um estado, atraindo empresas com maior capacidade de investimento”!!!

*** “A política continuada de concessão de incentivos fiscais é uma das grandes responsáveis pelo crescimento da economia e pela geração de empregos nacionalmente. Ao longo dos anos, os grupos industriais e comerciais se instalaram nos estados graças aos incentivos. Fazem girar a economia, e depois passam a garantir perenidade na geração de empregos. Podemos citar, por exemplo, que temos várias empresas que recebem incentivos fiscais e atuam de forma efetiva na geração de empregos. Ao analisar somente a quantidade de empregos diretos, (sem contabilizar os indiretos), temos a Aço Verde Brasil (Balsas), com geração de 2.324 empregos diretos; Agro Serra Industrial (São Raimundo das Mangabeiras) – com 2.304; a Maity Bioenergia (Campestre do Maranhão), com 2.255; a Plumatex Colchões (Imperatriz), com 1.000; a Refrescos Guararapes (São Luís), com 990; a Alcoa Alumínio (São Luís), com 2.250; a Notaro Alimentos (Balsas), com 3.907; e a Suzano Papel e Celulose (Imperatriz), com 3.500 empregos gerados”.

*** “Não são só números, são pessoas! Lembremos quantas mil famílias dependem dos empregos gerados por essas e tantas outras empresas. Devido aos incentivos fiscais, essas famílias garantem o seu sustento: é comida na mesa, consumo e fazem a economia circular. Um governo que pensa nas pessoas precisa, inclusive, reforçar ainda mais a concessão de incentivos fiscais, pois eles significam a continuidade de um Maranhão crescente, que melhora a qualidade de vida do cidadão e garante a infraestrutura social, política e econômica”, concluiu o empresário!!!

*** Não falei, domingo passado, que os ferry-boats daqui, principalmente o “José Humberto”, não podem “soltar um pum” que os adversários do Palácio dos Leões já espalham, “pro mundo” que a embarcação encalhou???!!! Pois é…, e o “fedor” exalou de novo nessa quinta-feira, 11, desta feita com uma embarcação da Internacional Marítima!!! Na saída do terminal de Cujupe, o ferry Baía de São Marcos tocou o fundo da baía, porque a maré estava baixa, e teve que sair com muita lentidão, arrastando, o que atrasou um pouco a partida!!! Consequentemente, juntou a saída do Baía de São Marcos com a chegada de um outro ferry, passando um bem perto do outro!!! Pois esse simples impasse, sem qualquer problema maior, levou à “notícia bombástica” de que o ferry-boat havia FICADO À DERIVA E SIDO REBOCADO, no meio do mar!!! Olha só como os adversários do governo conseguem transformar um simples ‘peido’ numa grande ‘cagada’!!! Meu amigo, só Jesus na causa!!! E como disse Dr. Pêta domingo passado, será que esse ‘povo’ não tem mais assunto???!!! Como diria também o Kiko, do Chaves: “Gentalha, gentalha, gentalha”!!!

*** Rapaz, e quem vem pra ‘causar’, neste domingo, no Colunaço do Pêta, é o cantor e funcionário da Câmara Municipal de Caxias, ‘Mambirinha da Sofrência’!!! Sim, aquele mesmo, que, quando vai para o sítio de Fábio Gentil jogar sinuca apostado de 20 reais, como sabe que vai perder, já pede 100 reais “emprestados’ ao prefeito!!! Pois é…, a última dele foi um show que realizou num bar caxiense!!! Tudo combinado, cachê de 1.500 reais pago antecipadamente, eis que ‘Mambirinha da Sofrência’ sobe ao palco e canta apenas 40 minutos!!! E como se não bastasse, sem agradar ao público, que, decepcionado, começa a abandonar o bar aos poucos, até a ‘casa’ ficar completamente vazia!!! Rapaz, pense num dono de bar ‘brabo’!!! O ‘cabra’ ficou tão enfezado, que encheu ‘Mambirinha’ de ‘catiripapos’, e só parou quando ele devolveu os 1.500 reais do cachê, hahahahahahahahahaha!!!

*** E essa matéria que ‘rolou’ aí, baseada em release distribuído pelo Ministério Público estadual, sobre taxas e custos em escolas militares???!!! Rapaz, quanto equívoco de interpretação!!! Essas escolas são muito boas!!! Na verdade, as únicas que se equiparam aos colégios particulares!!! Não são exatamente da rede pública e possuem uma estrutura de gestão à parte!!! As tarifas cobradas são em torno de 60 reais – 2,6% da mensalidade de uma escola particular –, e ajudam muito na praticidade de cobrir custos relacionados a atividades que qualificam a educação!!! É uma espécie de antiga caixa escolar!!! Isso é tão necessário, que o dinheiro direto na escola é similar!!! Eles possuem sistema de isenção para quem demostrar pobreza!!! São escolas de excelência, extensões de um projeto social!!! Aqui mesmo temos escolas de excelência, como a da magistratura e do próprio MPE!!! Tá bom de ‘rever esses conceitos”!!!

*** E pra fechar…

Triste Brasil

O celerado presidente, que está sendo processado por familiares das vítimas da Covid-19, no auge da pandemia, para “justificar” a tardança do seu governo na obtenção de vacinas, dizia que se tratava “apenas de uma gripezinha” e que o máximo de pessoas deveria ser infectada para que o país tivesse a “imunidade de rebanho”. Foi preciso o Estado de São Paulo se antecipar na aquisição de vacinas e o Ministério da Saúde, apesar da corrupção da Covaxin, passou a adquiri-las. Essa tardança deve ter sido responsável por centenas de mortes que a vacinação tempestiva poderia evitar. Mas era só uma “gripezinha”. Sobre o assassinato dos indigenistas Bruno Pereira e Dom Phillips, que chocou a opinião pública mundial, na Amazônia – devastada e entregue a grileiros e garimpeiros ilegais –, o presidente disse que “as vítimas foram imprudentes”. O país desmoronando moral e politicamente, enquanto o Ministério da Cultura concede a Medalha Biblioteca Nacional Ordem do Mérito do Livro ao criminoso Danilo Silveira, condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão por ataques aos ministros da Corte e indecentemente indultado no dia seguinte por Bolsonaro, por gozar da intimidade da família. Essa comenda costuma ser concedida a acadêmicos, autoridades e intelectuais que contribuem para o universo da literatura. Para concluir, a cultura jurídica e entidades representativas do empresariado nacional, diante das ameaças expressas nas falas presidenciais, decidiram proclamar em duas Cartas a defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito. A primeira delas firmada por juristas e professores da USP – alguns signatários de documento contra a ditadura de 64 – com quase 1 milhão de assinaturas; a segunda, por empresários da FIESP, banqueiros; enfim, grande parcela do PIB nacional. E o Jair Bolsonaro, como falou de “gripezinha”, de “imprudência das vítimas”, chama esta robusta e contundente manifestação cívica e política de “cartinha”. Triste Brasil. (Wagner Lago – Ex-parlamentar)

**********

MISTÉRIO –

*** Quais são os blogueiros apoiadores de Brandão que, equivocadamente, com uma visão enviesada, por iniciativa própria e pensando estarem agradando ao palácio, andam fazendo ataques ao candidato Lahesio Bonfim???!!! Será que não conseguem enxergar um palmo adiante do nariz???!!!

*** Por que somente agora, depois de passar oito anos no Congresso Nacional, o senador Roberto Rocha lembrou que existe um “serviço deficiente” de ferry-boat no Maranhão, segundo ele, e está usando seu restinho de mandato para pedir providências para o setor???!!! E ainda tenta manipular a opinião pública dizendo que o governo federal é que está conseguindo duas embarcações para o estado???!!!

*** Qual secretário da ‘Grande Ilha’ vive autorizando a sua chefe de gabinete a dizer que sua agenda está ‘complicada’…, logo ele que, antes de chegar ao cargo, vivia atendendo no terraço de sua residência, lá ‘pras bandas’ do eixo Berila/Madre de Deus, cercado de amigos ‘desalentados’???!!!

*** Qual foi o prefeito que levou umas ‘jenipapadas’ na ‘fuselagem’, desferidas pela primeira-dama, que quer mandar mais do que ele na ‘casa’???!!! Pior que o fato foi presenciado por um outro prefeito que nem pode fazer nada porque vive em condições análogas!!!

*** Quem será que está espalhando ‘por aí’ que um prefeito do centro-sul maranhense anda de ‘namorico’ com blogueirinhas da ‘Grande Ilha’???!!!

*** Qual candidato a governador registrou na Justiça Eleitoral uma proposta de governo que não foi bem recebida pelo empresariado local???!!!

*** Quem foi o “ghostwrite” que usou o blog de uma jornalista para tentar atingir o governo, postando que o ferry-boat Baía de São Marcos havia ficado à deriva e tinha sido rebocado, dando a entender que havia sido no meio do mar, quando, na verdade, a embarcação apenas tocou o fundo na saída do terminal de Cujupe e atrasou um pouco a partida, porque saiu arrastando???!!!

*** Qual é a escola de São Luís que deve ser investigada pelo Ministério Público estadual depois de uma denúncia de que estaria colocando em risco a saúde de alunos e professores devido, inclusive, à constatação de ratazanas percorrendo os corredores e salas de aula do estabelecimento de ensino, localizado no bairro do São Bernardo???!!!

*** Qual foi o cirurgião de cidade da região central, que, diante de comentários de que sua “cara-metade” estava de affair com o prefeito, pediu demissão do hospital em
que trabalhava e mudou de lado, tornando-se amigo dos adversários do seu chefe???!!!

*** Qual prefeito, ex-líder sindical, comprou uma Land Rover para a namorada e já adquiriu a segunda fazenda; tudo isso em menos de quatro anos de mandato???!!!

***