-->

 

Dos três senadores do Maranhão, apenas Eliziane Gama assinou um pedido para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar a gestão de Milton Ribeiro no Ministério da Educação (MEC) e distribuição de recursos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os senadores Weverton Rocha e Roberto Rocha não assinaram o pedido.

O requerimento, protocolado por Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e apresentado junto das deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Luiza Erundina (PSOL-SP), tem 31 assinaturas.

Na segunda-feira (27), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse a aliados que, se fossem cumpridos os procedimentos, a comissão seria instalada.

Os três requisitos são: 27 assinaturas (já há 31), orçamento e fato determinado. Após isso, Pacheco deve fazer a leitura do requerimento. Randolfe Rodrigues diz esperar que a leitura aconteça até quinta-feira.
A previsão é de que a Comissão comece a funcionar apenas em agosto. Rodrigues havia dito que, se criada, a CPI do MEC deverá durar até 90 dias, mas que pode ser encerrada antes.
Durante coletiva, nessa segunda-feira, o senador avaliou que a investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) está sob “forte intervenção e ameaça”.

“Desde a semana passada é de conhecimento de todos, em áudio do ex-ministro Milton Ribeiro, que o presidente da República interveio de forma clara para impedir que a investigação avançasse, em um claro crime, conforme o Código Penal, de obstrução às investigações e de uso de informações privilegiadas”, observou.

Veja quais senadores assinaram o pedido da CPI do MEC:

Randolfe Rodrigues
Paulo Paim
Humberto Costa
Fabiano Contarato
Jorge Kajuru
Zenaide Maia
Paulo Rocha
Omar Aziz
Rogério Carvalho
Reguffe
Leila Barros
Jean Paul Prates
Jaques Wagner
Eliziane Gama
Mara Gabrilli
Nilda Gondim
Veneziano Vital do Rego
José Serra
Eduardo Braga
Tasso Jereissati
Cid Gomes
Alessandro Vieira
Dario Berger
Simone Tebet
Soraya Thronicke
Rafael Tenório
Giordano
Izalci
Marcelo Castro
Confúcio Moura
Jarbas Vasconcelos.
(Com informações da CNN, e da Agência Senado)