-->

 

A versão correta dos bastidores da sucessão de Flávio Dino e a fragilidade da gestão de Eduardo Braide são os assuntos em destaque do Colunaço do Pêta deste domingo, que traz ainda os intrigantes Mistérios da semana, como este: “Será que procede uma informação obtida por Dr. Pêta de que ‘nego’ tá ‘fugindo’ para não ser secretário municipal em São Luís???!!! Certo foi Max Barros, que ‘escapou fedendo’ à primeira sinalização de Braide para nomeá-lo!!! Aconteceu também na Educação e agora na SMTT, onde assessores foram escolhidos…, no estilo “só tem tu, vai tu mesmo”!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Dois assuntos voltaram a mexer com a cidade essa semana!!! Um deles é a indefinida crise da greve dos rodoviários, que o prefeito Eduardo Braide, como autoridade maior da capital maranhense, não consegue resolver, por ter ele mesmo ‘se enfiado’ numa ‘sinuca de bico’ ao anunciar, açodadamente, que não iria conceder reajuste no preço das passagens de ônibus!!! O outro é a inacreditável onda de especulações e fake News que envolve a sucessão do governador Flávio Dino, principalmente na blogosfera!!! E é com este tema que Dr. Pêta inicia o Colunaço deste domingo, dando uma clareada praticamente oficial sobre os bastidores das eleições do próximo ano!!! Para isso, teve que usar os ‘trabalhos’ sempre acurados e precisos da sua ‘muriçoca chipada’, que, depois de alguns ‘sobrevoos’ perfeitos sobre o Palácio dos Leões, conseguiu ‘auscultar’ detalhes exatos a respeito da ‘novela’ que envolve o governador, os partidos da sua base e os pré-candidatos a governador!!! E nada mais importante, neste momento, do que uma ação precisa dessa da ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta; afinal, teve “notícia” de tudo quanto é jeito nos últimos sete dias; algumas, inclusive, ‘amalucadas’, ‘desinformando’ que Flávio Dino se afasta do governo no fim de novembro para se submeter a uma cirurgia bariátrica!!! “Que coisa mais idiota”, rechaçou uma das sempre precisas fontes do Dr. Pêta!!!

*** Enfim, certo, certo, mesmo, é que a reunião de Flávio Dino com os partidos que integram a base do governo está confirmada agora para novembro, mas em dia ainda a ser combinado!!! E, importante, nessa reunião será cumprido o que está na carta assinada por todos, e, com toda certeza – garantiu a fonte fidedigníssima –, a posição majoritária será respeitada pelo governador!!! Hoje a base tem quatro pré-candidatos a governador – Carlos Brandão, Weverton Rocha. Simplício Araújo e Felipe Camarão –, já que o deputado federal Josimar Maranhãozinho rompeu com o governo por causa da recente operação da polícia federal em sua residência, com ordem da Justiça e a pedido do Ministério Público!!! Os quatro tentam conquistar a vaga enquadrando-se nos critérios pré-estabelecidos na carta!!! Conforme publicou Dr. Pêta, domingo passado, o secretário da Educação, Felipe Camarão, cumpre um papel significativo no processo, que é tentar unir o eterno ‘balaio de gatos’ que é o PT do Maranhão!!! Os apoiadores de Weverton veem a entrada de Felipe no ‘jogo’ como prejudicial a Brandão, pois evitaria o seu crescimento!!! Já os apoiadores de Brandão enxergam de outra forma: a presença de Felipe neutralizaria as investidas do seu principal adversário na base, o senador Weverton Rocha, junto ao PT!!! Um aliado forte do pedetista, o advogado Willer Thomaz, tem fortes ligações com o PT nacional, e estaria trabalhando fortemente para levar o Partido dos Trabalhadores a apoiar Weverton!!! Essa movimentação de Felipe neutralizaria essa investida!!!

*** Cumpre Felipe Camarão, portanto, uma missão estratégica no processo; logicamente que atendendo aos interesses maiores, porque, apesar de se saber que Dino respeitará a posição majoritária dos partidos, o próprio governador já sinalizou inúmeras vezes e de diversas formas que o candidato da sua preferência é o seu vice Carlos Brandão!!! Em relação à ansiedade do entorno brandonista, se Weverton Rocha não aceitar a decisão da reunião e partir para a “guerra”, com consequências danosas e muitos ‘cadáveres’, como ‘simbolizou’ Dr. Pêta, domingo passado, aumentam consideravelmente as possibilidades de Felipe Camarão ser o vice de Brandão na chapa!!! Mas o próprio Palácio dos Leões, apesar de praticamente todo fechado hoje com Brandão, não descarta a possibilidade de o secretário da Educação ser o próprio candidato governista em 2022!!! “Isso dependerá das pesquisas e de como estará o debate interno no PT”, assegurou a fonte do Dr. Pêta!!!

*** Sondou o Colunaço, também, se todas as pontes estariam ‘queimadas’ entre o governo e Josimar Maranhãozinho!!! Ou se haveria alguma possibilidade de o deputado ainda vir a apoiar Carlos Brandão!!! “Observe que o governador Flávio Dino jamais respondeu às agressões de Josimar!!! E se não o fez é exatamente porque não quer atrapalhar as conversas entre ele e o vice-governador”, clareou a fonte palaciana!!! Este é o verdadeiro cenário!!! O resto é especulação, fake-news e desespero!!!

*** Bom, e agora a inacreditável e interminável greve dos rodoviários, que está atormentando todos os setores e segmentos da capital, sem ônibus há quase duas semanas!!! Nesse sábado, São Luís amanheceu com a notícia da demissão do secretário titular da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Cláudio Ribeiro!!! Na sexta, com exclusividade, o blog O INFORMANTE, do JP Online (Grupo JP), havia publicado que o prefeito Eduardo Braide possuía todos os mecanismos legais para encerrar essa greve, mas estava lhe faltando disposição!!! “No próprio corpo do contrato de concessão estão previstos vários motivos para a Extinção da Concessão do Serviço Público de Transportes. Porém, independentemente de culpa das concessionárias, existe a possibilidade de o Poder Público ENCAMPAR o serviço; ou seja, retomar o serviço, por motivo de interesse público, conforme previsto na Lei 8987/1995 – Lei das Concessões – e no próprio contrato firmado. O que não pode é a população continuar sem um serviço público essencial, como é o de transporte público. No direito administrativo existe a possibilidade de Requisição administrativa, que é a utilização coativa de bens ou serviços particulares pelo Poder Público por ato de execução imediata e direta da autoridade requisitante e indenização ulterior, para atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitórias. Antes de encampar, que é retomar a concessão, o prefeito Eduardo Braide pode também fazer uma INTERVENÇÃO, com base no art. 32 da Lei 8987/1995”, postou O INFORMANTE, citando os trechos da lei que embasaria o mandatário da capital!!!

*** Pode ter sido a ‘senha’ para Braide encontrar o seu bode expiatório!!! Nas primeiras horas da manhã do dia seguinte, veio a notícia da demissão do secretário Cláudio Ribeiro, até ontem titular da SMTT, mas servidor dessa pasta desde a gestão da prefeita Conceição Andrade!!! Alguém teria que ser sacrificado; afinal, a inércia da Prefeitura de São Luís diante do impasse entre patrões e empregados para resolver uma questão trabalhista no setor dos transportes públicos vem passando a impressão de que são os empresários desse ramo de atividade os ‘senhores’ da situação!!! Embora do ponto de vista legal não o sejam, na prática eles estão, sim, dando as cartas e encurralando o prefeito e sua inexperiente Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, que agora passa a ser comandada por Diego Baluz, um integrante da equipe da SMTT, coincidentemente, do setor jurídico!!! Resta saber, agora, se o novo secretário vai utilizar os instrumentos legais que estão à sua disposição para promover uma intervenção no sistema!!! Afinal, estava faltando auxiliar tecnicamente preparado para a empreitada!!!

*** Governar, como se sabe, vai além dos palanques, amizades, partidarismos e compadrios!!! E sob nenhuma hipótese o governante deverá ceder ao poder econômico a primazia sobre o poder político, o que significaria, caso isso ocorresse, subjugar os interesses da sociedade à vontade dos detentores do capital!!! Mas isso não significa que o gestor tome atitudes açodadas, como, por exemplo, anunciar, antes de qualquer análise consistente da situação, antes de uma verificação aprofundada do contrato de licitação, que NÃO VAI CONCEDER AUMENTO!!! Atônito e vacilante, e sem dispor de uma secretaria profissionalizada e a altura de suas atribuições institucionais, Eduardo Braide vai dando espaço para que os empresários manipulem a greve a seu bel prazer e interesse!!! O próprio judiciário trabalhista também já está com a sua imagem arranhada ao impor a multa pecuniária somente a um dos lados da contenda – o sindicato que aparentemente deflagrou o movimento –, fazendo ‘vistas grossas’ à conduta dos empresários, que, sub-repticiamente, condicionam o atendimento do pleito ao aumento da tarifa por parte da prefeitura para que, ‘ao fim e ao cabo’, todos nós paguemos a conta de uma contenda salarial que diz respeito exclusivamente ao negócio por eles gestionados!!! E por que, diante dessa postura gravíssima, as multas não são também direcionadas às empresas???!!!

*** Afeito apenas às atividades parlamentares em sua vida pública, e sem ter tido qualquer experiência administrativa de peso, tanto na esfera pública quanto na privada, ao fim de quatro anos é possível que o prefeito Braide adquira a experiência necessária para administrar a cidade que o elegeu na esperança de que haveriam novos rumos e novas práticas administrativas a serem trilhadas!!! E está justamente nessa falta de experiência executiva o grande problema de Eduardo Braide!!! Inseguro diante da nova missão e com o peso imenso da expectativa que criou na população, o jovem prefeito tem PAVOR de errar, e por isso PARALISA!!! Esse medo já foi detectado por quem conhece Braide mais amiúde e está preocupado com a inércia do governo municipal!!! Por enquanto, resta a paciência do povo – até quando não se sabe – não só para aguardar o desfecho dessa greve que já poderia ter sido resolvida se as autoridades públicas soubessem governar e impor a autoridade que a própria legislação lhes faculta diante de uma situação como essa, como para manter a ‘lua de mel’ natural que existe entre o povo e qualquer executivo no primeiro ano de gestão!!!

*** Por outro lado, vozes experientes acreditam que existe, também, uma questão de ‘disputa de ego’!!! Para um antigo observador das gestões municipais, a greve dos rodoviários é uma situação perfeitamente previsível e que se repete todos os anos, nesse mesmo período!!! Previsível porque é uma obrigação contida nos contratos de concessão, que estabelecem a revisão anual das tarifas aplicadas, sem delongas!!! Ocorre, segundo esse observador, que no ano de 2020 o governo federal subsidiou a folha de pagamento em decorrência da pandemia, e essa situação passou despercebida!!! No entanto, passada a fase crítica da pandemia, a conta chegou, e com muita voracidade!!! “Então, por questões de não se achar justo aumentar a tarifa, chegou-se ao impasse entre as empresas operadoras do sistema, ao receberem a demanda do sindicato da categoria dos profissionais que movimentam a frota de ônibus, e a Prefeitura, por meio de seu representante máximo relutando em não ceder – dias antes da paralisação, ele anunciou, em suas redes sociais, que não haveria aumento de passagens. Logo no início da paralisação sai uma decisão judicial determinando o funcionamento de 90% da frota, que, tão logo questionada, foi ratificada por outro magistrado, no mesmo percentual!!! Observa-se, aqui, que não houve bom senso por parte da Justiça, visto que no período normal as empresas operam em média com 85% da frota, sendo que os outros 15% ficam em manutenção e uma parte desses ônibus fica na reserva, para atender situações urgentes ou demandas oriundas da própria prefeitura!!! Resultado: 100% da frota paralisada”, ressaltou o observador!!!

*** E prosseguiu: “Na Câmara municipal, viu-se um conhecido parlamentar com discurso exaltado dizendo que a prefeitura teria que criar urgentemente uma empresa para gerir e operar o sistema. Só não disse quanto isso custaria aos cofres públicos, qual o tempo estimado para a implantação dessa empresa e, por último e mais importante, de onde viriam os recursos para tal empreitada; ou seja, não apontou uma solução viável para solucionar o problema. O primeiro passo para resolver esse impasse é Justiça e Prefeitura deixarem o ego de lado, reduzir o percentual para operação por volta de 30% da frota, no período de paralisação (um percentual razoável que abrange os profissionais que estão dispostos a trabalhar), e o município apresentar uma proposta viável por meio de subsídios direto ao sistema, via sindicato das empresas. Essa proposta obrigatoriamente teria que conter quanto tempo duraria o subsídio, o valor em real e a data em que seria feito o realinhamento das tarifas. Nesse interim, o legislativo também faria sua parte, ajustando as gratuidades, inclusive limitando o uso diário para no máximo 10 vezes por dia, pois tem registro de idoso passando mais de 40 vezes por dia, o que representa uma significativa evasão de receita, o que repercute diretamente na oneração do sistema de transportes. Enfim, basta que os protagonistas desse imbróglio se sentem à mesa com calma e espaço na mente para resolver o impasse”!!!

*** A Corregedoria Nacional de Justiça fará uma inspeção nos setores administrativo e de distribuição do Tribunal de Justiça do Maranhão, no início deste mês de novembro, conforme portaria da ministra Maria Thereza Moura!!! O clima no TJ seria de apreensão, não só entre magistrados como em meio a advogados!!! Bom, apesar de especulações diversas na blogosfera, inclusive de que a investigação poderia se direcionar ao setor de distribuição de processos, na verdade a inspeção é rotineira!!! E a própria portaria diz: “Considerando a atribuição da Corregedoria Nacional de Justiça, de realizar inspeções para apurar fatos relacionados ao funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, HAVENDO OU NÃO EVIDÊNCIAS DE IRREGULARIDADES”…!!! Ou seja, não haveria nada de anormal nem um motivo determinante!!! Trata-se de uma inspeção anual que CNJ realiza no Brasil!!! No mesmo período, a Corregedoria Nacional também realizará essa mesma inspeção no Piauí e no Pará!!! A própria Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) do Maranhão está fazendo inspeções em todo o estado, conforme apurou o Colunaço do Pêta!!!

***

MISTÉRIO –

*** Será que procede uma informação obtida por Dr. Pêta de que ‘nego’ tá ‘fugindo’ para não ser secretário municipal em São Luís???!!! Certo foi Max Barros, que ‘escapou fedendo’ à primeira sinalização de Braide para nomeá-lo!!! Aconteceu também na Educação e agora na SMTT, onde assessores foram escolhidos…, no estilo “só tem tu, vai tu mesmo”!!!

*** Qual é o alcaide ‘aliançado’ que está de affair com uma secretária municipal de sua gestão, também ‘aliançada’???!!! Pense numa barra pesada que os dois vão enfrentar se a ‘clandestinidade’ vier à tona!!!

*** Quem é a toda poderosa secretária de Finanças de uma prefeitura do litoral aqui da ‘terrinha’, ‘aliançada’ com um presidente de poder local, que agora deu para mandar, também, na Educação do município???!!! Pior que essa aí não dá “água pra pinto”!!!

*** Qual é a ‘primeira-dama’ de prefeitura da ‘terrinha’ que, indignada com uma situação que vive atualmente, confidenciou a uma amiga no município que “galha trocada não dói”???!!! Rapá!!!

*** Quem foi o ex-deputado, ex-presidente do ‘poder rangedor’, que ‘saiu da toca’, quinta-feira, entrou ao vivo no programa do ‘Vovô’ (Mirante AM) e ‘rasgou o verbo’ contra a “omissão e falta de pulso” do poder executivo municipal em relação à greve dos rodoviários, defendendo o uso de ‘mão de ferro’ por parte do prefeito Eduardo Braide, falando até em auditoria fazendária e tudo mais???!!! Pense!!!

*** Cadê a Polícia para combater uma ‘onda de assaltos’ que está acontecendo direto entre as praias de São Marcos e Ponta da Areia, em frente aos prédios do Luzeiros, Catamarã, Leony e Flor do Vale???!!! “Don Portelon” e ‘Don Ribeiron” ‘neles’!!!

*** Qual é o parlamentar que corre risco de perder o seu apartamento na Península por conta de demandas com um conhecido ‘emprestador de dindim’ da ‘Grande Ilha’???!!!

*** Por que será que aquele “causídico sem OAB” não dá um segundo de paz ao ‘coitado’ do proprietário de um já famoso bar e restaurante num movimentado Canto do Reviver???!!! Além de não “dar uma dentro”, anda alardeando nas redes sociais que representou um magistrado de reputação ilibada junto à Corregedoria do TJMA, por suposto favorecimento ao pobre proprietário do estabelecimento!!!

*** Quem são os ‘pé polares’ integrantes de grupos de ‘zap’ como ‘Seba’s Curiscos’, ‘Bolívia Querida’, ‘Raça Rubro Negra’, que foram ao Rio de Janeiro, quarta-feira, assistir ao jogo Flamengo x Atlético PR, pela semifinal da Copa do Brasil, e voltaram da ‘Cidade Maravilhosa’ ‘murchinhos’, ‘murchinhos’, com 3 a 0 na ‘cachola’???!!! Pense num retorno!!!

***