-->

 

O sinal de Lula para Flávio Dino, as regras e os movimentos dos pré-candidatos e o blefe de um almoço privado com o ex-presidente são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 22. Dr. Pêta traz, ainda, as Manchetes da Semana e os intrigantes Mistérios, como este: “Quem foi o político que mandou a ‘cara-metade’ preparar um peixe à moda da casa para recepcionar Lula, mas o ex-presidente acabou não aparecendo”???!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Dr. Pêta ia falar hoje sobre o ruidoso lançamento da pré-candidatura de Weverton Rocha ao governo do estado, fim de semana passado, em Imperatriz!!! No entanto, a movimentada visita do ex-presidente Lula ao Maranhão atrapalhou seus planos!!! A grande pergunta era: ao lançar uma pré-candidatura Weverton feriu as regras do acordo assinado no Palácio dos Leões entre o governador Flávio Dino e os partidos que compõem o seu grupo político???!!! A resposta é não…, ele agiu dentro das regras!!! Foi feita uma reunião no Palácio dos Leões, assinado um pacto de união e a partir daí pode-se dizer que a pré-campanha começou, e Flávio Dino vai tomar uma decisão em novembro!!! É natural, portanto, que os pré-candidatos corram ‘pra rua’, na tentativa de se viabilizar!!! O próprio vice Carlos Brandão, que se tornará governador no próximo ano, fez dois movimentos fortes em São Mateus e Presidente Dutra, com a presença de um número grande de políticos e populares!!! Brandão e Weverton fizeram, e os demais que pretendem disputar a sucessão estadual têm que fazer…, é do ‘jogo posto’!!! Agora, se há questionamentos, isso é outra coisa!!! Se querem questionar que o evento de Imperatriz custou mais de 1 milhão de reais, como dizem apoiadores de outros pré-candidatos; se nunca se viu tantos aviões pousando no mesmo dia no aeroporto da cidade, tanta hospedagem, alimentação, ajuda de custo, produção de show sertanejo; se 95% dos presentes eram pessoas de fora; se governistas acharam o pré-lançamento fraco, sem o efeito desejado; se não tinha ninguém do PT, quase nenhum secretário de estado; poucos prefeitos da região…, aí é ‘outro departamento’!!! E um ‘departamento’ que já está de olho nesses movimentos é a Procuradoria Eleitoral, que já teria aberto procedimento para apurar se está havendo excessos eleitorais antecipados nessas ações!!!

*** Bom, mas vamos ao assunto palpitante da semana!!! Impressionante a disputa que se viu no Maranhão por Luiz Inácio Lula da Silva!!! Nunca antes um ex-presidente foi tão cortejado, tão ‘paparicado’ e tão prestigiado como nesses dias que Lula passou por solo maranhense!!! De Flávio Dino a Sarney, passando por Brandão, Weverton e Roseana, o ex-chefe da nação recebeu um tratamento mais do que vip, deixando mais do que evidente a força que tem neste estado!!! Os ‘paparicos’ foram do jantar de quarta, oferecido por Flávio Dino no Palácio dos Leões, à presença dele na casa dos Sarney, com Roseana, passando pelas agendas de ações do governo, o que aconteceu na quinta-feira!!! E quem mais esperava lucrar com a visita de Lula, sem nenhuma dúvida, era o senador Weverton Rocha, que já vinha de um ruidoso e polêmico lançamento de pré-candidatura a governador em Imperatriz, e queria mostrar força no seu projeto leonino!!! Para isso, usou de todos os artifícios que estavam ao seu alcance; afinal, precisava mostrar aproximação com Lula!!! No entanto, parece não ter conseguiu muita coisa!!! Como, aliás, nenhum dos pretensos candidatos conseguiu, porque, no ‘frigir dos ovos’, pode-se dizer que Lula “chegou mudo o voltou calado”, sem dizer, na verdade, o que veio fazer no Maranhão!!! A não ser para Flávio Dino!!!

*** Pois é…, quem soube ler as entrelinhas não teve dúvidas de que a decisão do PT sobre apoios no Maranhão passará por Flávio Dino, a quem Lula fez muitos elogios, destacando a lealdade do governador à sua pessoa e a defesa que fez o tempo todo nos momentos difíceis que enfrentou na prisão!!! E não restam dúvidas sobre a preferência de Flávio Dino para o Palácio dos Leões em 2022!!! Mesmo assim, não faltaram as versões oportunistas sobre a visita do ex-presidente!!! Foi como publicou o JP, na quinta: “Cada interesse uma versão. Assim se pode definir as inúmeras postagens que se viu ao longo dos últimos dois dias, na mídia eletrônica ludovicense, em relação à visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Maranhão. Apoiadores de todos os pretensos candidatos ao governo do estado se esmeraram nas publicações, cada um “puxando brasa para o seu peixe”, como se Lula tivesse vindo ao Maranhão para decidir tudo sobre as eleições de 2022. Ledo engano. Não veio com esse fim, muito menos deu qualquer dica de quem apoiará; ao menos publicamente. Mas cada escriba enxergou sinais do ex-presidente para esse ou aquele pré-candidato, digamos assim, conforme seus interesses inconfessáveis. Quem conseguiu ler com isenção algumas entrelinhas de um dos discursos feitos por Luiz Inácio Lula da Silva em São Luís, no entanto, avalia que o ex-presidente deixou escapar uma condição de apoio que coincide com o pensamento do governador Flávio Dino!!! Por fim, importante ressaltar a força popular que o ex-presidente tem no Maranhão, apesar de todos os problemas que enfrentou com a Justiça e que o condenaram a passar 580 dias preso, de 07 de abril de 2018 a 08 de novembro de 2019, na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. E um detalhe que ele fez questão de deixar claro em sua fala no Palácio dos Leões: a gratidão que tem pelo governador Flávio Dino; não só por ter se posicionado contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, como pelo apoio que lhe deu durante todo o processo que enfrentou na justiça, chegando a visitá-lo na prisão”!!!

*** Ainda sobre a ruidosa visita de Lula ao Maranhão, não é que um dos comandantes do “exército blogosférico” do senador Weverton tentou “passar a perna” na opinião pública, na sexta-feira!!! Pois é…, lembrou até a história de um empresário que, depois de assediar a empregada da casa e ‘sentir’ que a investida ia chegar aos ouvidos da ‘cara-metade, correu para tirar uma ‘carta de seguro’ e se antecipou em dizer que a doméstica estava ‘dando em cima dele’!!! Marrapá…, será que não desconfiava que a ‘patroa’ ia chamar a empregada para checar e tirar tudo a limpo???!!! E aí, já viu no que deu!!! Pois é…, assim fez esse ‘escriba comandante’, ao noticiar que Lula encerraria sua passagem por São Luís com um almoço na casa de Weverton Rocha!!! Marrapá…, e será que ele não imaginava que Dr. Pêta iria acionar a sua “muriçoca chipada” com urgência para checar e tirar isso a limpo???!!! Claro que acionou…, e ainda comprou uns dez pacotes de bombril para deixar nos ‘trinques’ as antenas da ‘danada’!!! E não deu outra!!! Informação furada!!! Lula não só não foi almoçar com Weverton no ‘Farol da Ilha’, como não teve qualquer outro encontro privado com o senador…, café da manhã, almoço, nem jantar…!!! É assim!!!

*** E aquele ‘maranhês’ “hen-hein” estampado na camiseta usada por Weverton para recepcionar Lula em São Luís, hein!!! Rapaz, isso gerou um ‘burburinho doido’ entre os ‘analistas políticos’ das ruidosas redes sociais!!! Raaaaiiiiii de parte de quem vem esse “hen-hein”, hein???!!! De Weverton, como quem diz… “hen-hein, Lula, que vou te apoiar tendo Bolsonaro ainda como candidato???!!! Ou da parte de Lula: “hen-hein’, que tu é o candidato à sucessão de Flávio Dino”, hahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, e não é que apoiadores de um pretenso candidato ao governo do Maranhão reclamaram da ausência do nome dele nas análises que o Colunaço faz todo domingo sobre as eleições de 2022!!! Pois é…, diante disso, moradores da região de São Pedro dos Crentes e outros aqui da ‘Grande Ilha’, mesmo, decidiram encaminhar ao Dr. Pêta alguns números relacionados ao prefeito Lahésio Bonfim que consideram interessantes!!! Frisam, por exemplo, que “Dr. Lahésio”, como o tratam, já visitou 24,4% dos municípios maranhenses levando as ideias que pretende implantar no estado caso assuma o Palácio dos Leões!!! Ao todo, são 53 dos 217 municípios do Maranhão já visitados!!! Lahésio Bonfim tem, segundo eles, 487 grupos de Whats App!!! Nasceu em ‘Marcos Parente’, no Piauí, no dia 30 de julho de 1978 e é filho de Leocádio Almeida do Bonfim e Elsione da Silva Rodrigues Bonfim!!! “De família humilde, sempre estudou em escolas públicas!!! É graduado em Medicina, pela Universidade Estadual do Piauí, e casado com Juliana Lopes de Morais Bonfim!!! Tem três filhos: Letícia, Lavínia e Lucas”, detalhou um dos apoiadores, acrescentando que o pretenso candidato é, também, médico concursado do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da cidade de Balsas!!! “Dr. Lahésio foi reeleito prefeito de São Pedro dos Crentes, no mais recente pleito municipal, com 90.11% dos votos válidos, e é o único pré-candidato realmente de oposição”, ressaltou outro apoiador!!! Segundo ele, no sul do Maranhão, Lahésio Bonfikm oscila entre segundo e terceiro colocados nas pesquisas, mas ao norte ele ocupa a terceira ou quarta posição!!! “E quando for realmente conhecido as coisas vão mudar e ele vai oscilar entre a 1ª e 2ª colocação”, garantindo uma vaga no segundo turno, porque será o candidato sensação das próximas eleições”, assegurou um correligionário de São Pedro dos Crentes!!! É…, esse é fã da ‘velhinha”: “Fio…, tu ainda vai ‘vê’ coisa…”!!!

*** Meu amigo, a corda tá esticando ‘lá pras’ bandas da região do médio Mearim, onde um ex-prefeito, que agora se acha o próprio alcaide, mesmo não tendo mandato, está a um passo de ter toda a sua perspectiva política e de parentes jogada no lixo!!! Conhecido por ‘falar demais’ e não arcar com certos compromissos, corre o risco, agora, de ver a sua estratégia ‘furada’!!! Parece que desta vez a artimanha de tentar atingir a moral dos aliados que pretende trair não vai dar certo!!! É que uma ‘bomba’ sem precedentes pode vir à tona muito em breve, conforme um já quase ex-aliado havia alertado ainda em 2020!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** Rapaz, e olha só quem ‘pintou’ na área!!! Ele mesmo, o “Engenheiro que não tem medo do Pêta”!!! Imagina que a ‘muriçoca chipada’ estava dando um ‘sobrevoo esperto’ lá ‘pras’ bandas da residência dele, quando deparou com o ‘dito-cujo’ ‘encrencadézimo’ com o vídeo “Toninho Geraes no Todas as Bossas”!!! Meu amigo, se o “Old Engenheiro” ‘gerasmente’ já ‘atocha’ desde cedo nas sextas, imagina quando ‘deu de cara’ com o vídeo de Toninho!!! Bom, a ‘muriçoca chipada’ teve que sair para outra ‘missão’ e só viu o começo dessa ‘resenha’…, mas, pelo andar da carruagem, ‘sanção’ deve ter-lhe “arrancado os cabelos”, hahahahahahahahaha!!!

*** Meu amigo, o ‘tititi’ tá é grande no ambiente de uma secretaria da Baixada Maranhense!!! Tudo começou depois que a ‘cara-metade’ do prefeito tomou posse e levou o pai ‘à tiracolo’!!! Rapaz, o ‘cabra’ não sai da secretaria…, é “de manhã, de tarde e de noite” ‘pentelhando’, sem nenhum cargo, nenhuma função, nenhuma nomeação, nenhum vínculo formal com a pasta…, nada!!! No entanto, tudo que alguém vai lá para resolver, ele se envolve e toma à frente!!! Principalmente agora, que a filha anda tendo que se afastar com frequência da pasta porque está gestante!!! “Dono” da secretaria, pode-se assim dizer, o cidadão tem praticado verdadeiros assédios morais com os marmanjos, fazendo cobranças fora do horário de trabalho, e também assédios sexuais com mulheres, com propostas de levar para a cama!!! Se uma funcionária deixa de fazer alguma tarefa ou atrasar, por exemplo, ele diz que só ajeita a situação se ela for para a alcova com ele!!! O assédio é tamanho, que muitas servidoras só chegam perto dele agora gravando!!! A filha já foi até comunicada, mas, afastada devido á gravidez, não conseguiu resolver essa ‘bagaceira’!!! Eu sei, meu amigo, é que o incômodo tá grande, o ambiente tá péssimo e as mulheres com o psicológico afetado!!!

*** Rapá, ‘nego’ inventa cada uma!!! Diz que numa competição linguística em Lisboa, a pergunta final foi a seguinte: “Como explicar a diferença entre ‘completo’ e ‘acabado’???!!! Eis a resposta vencedora:

– Ao casar com a mulher certa, você está COMPLETO. Ao casar com a mulher errada, você está ACABADO. E quando a mulher certa o apanha com a mulher errada, você está ACABADO por COMPLETO, hahahahahahahahaha!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual senador maranhense, muito próximo de Bolsonaro, não conseguiu emplacar uma grande amiga e parenta juíza como desembargadora no TRT-MA, enquanto o ‘indestrutível’ ‘Don Bigodon’ logrou êxito ao colocar uma anti-bolsonarista assumida, ex-integrante do staff governamental da filha gourmet, como juíza do TRE-MA???!!! ‘Brinca’ com o ‘Dono do Mar’, ‘brinca’…!!!

*** Por que o prefeito de Imperatriz não discursou no evento de lançamento da pré-candidatura de Weverton Rocha ao governo, em sua própria cidade???!!! Porque não era Domingo de Ramos é que não foi…!!!

*** Quem foi o político que mandou a ‘cara-metade’ preparar um peixe à moda da casa para recepcionar Lula, mas o ex-presidente acabou não aparecendo???!!!

*** Quem foi o pretenso candidato a governador que compreendeu bem o seu papel durante a estada de Lula no Maranhão e cumpriu todas as agendas com o ex-presidente entendendo que o momento era entre o petista e o anfitrião e líder maior de seu grupo político, o governador Flávio Dino???!!!

*** Quais foram os políticos que se enganaram num restaurante de Imperatriz e se dirigiram à mesa em que uns empresários ofereciam um almoço ao secretário Simplício Araújo pensando que era o ‘regabofe’ de Weverton???!!!

*** Qual secretário da ‘Grande Ilha’ foi flagrado, sexta retrasada, comprando um cofre na porta do Banco do Brasil do Calhau???!!!

*** Qual é o prefeito dos Lençóis Maranhense que, antes de ocupar o cargo, chamava Flávio Dino de ‘Pai’ durante os comícios de campanha, e agora está às voltas com um pretenso candidato a governador que não é da preferência do político que o ajudou a chegar onde está hoje???!!!

*** Qual jornalista foi ‘cobrir’ o lançamento de um livro e ficou inquieto o tempo todo porque só tinha refri e água???!!! Não ‘sextô’, hahahahahahahaha!!!

*** Afinal, querem saber eleitores indefinidos, o slogan “O Maranhão mais feliz”, do pré-candidato a governador Weverton Rocha, é de situação ou de oposição???!!! Rapaz, adversário vê coisa…!!!

*** Quando é mesmo que a Prefeitura vai ajeitar o relógio do Largo do Carmo, no Centro Histórico da capital???!!!

***

 As Manchetes da Semana –

* FELIPE CAMARÃO MOSTRA MAIS INTIMIDADE COM LULA DO QUE BRANDÃO

(Lógico, meu caro! Dois crustáceos vão sempre se entender melhor…)

* O QUE TERIA SIDO EXTRAORDINÁRIO PARA LULA NO ENCONTRO COM SARNEY E ROSEANA?

(A macarronada apimentada da ex-governadora, lógico!)

* DIRETORA IMPEDE ESTUDANTES DE ASSISTIREM AULAS POR NÃO TEREM SAPATO PRETO

(Se fosse por estarem com sapato preto era preconceito…)

* “EXTRAORDINÁRIO”, DIZ LULA SOBRE JANTAR COM SARNEY E ROSEANA

(Lula deparando com lagosta queria o quê?)

* POLÍCIA INVESTIGA MORTE DE JOVEM ENCONTRADO MORTO EM IMPERATRIZ

(Se fosse de morte de jovem encontrado vivo não iria elucidar nunca esse crime…)

* DENÚNCIAS POR PROPAGANDA ANTECIPADA NO MARANHÃO SÃO PREPARADAS PELO PROCURADOR ELEITORAL

(Também…, já tem pré-candidato igual foguete pensando que campanha já começou…)

* AFINAL, O QUE LULA VEIO FAZER NO MARANHÃO?

(Fazer de conta…)

* PREFEITURA DO RIO INVESTIGA SE MORADOR SE VACINOU 5 VEZES CONTRA COVID E TENTAVA TOMAR A 6ª

(CoronaVárias???!!!)

* FVN DIZ QUE PRAIAS DE SÃO LUÍS E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR PODEM SER ALVO DE NOVOS ARRASTÕES

(E quem vai fazer arrastão já avisa, é?)

* SÉRGIO REIS É PROIBIDO POR MINISTRO DE SE APROXIMAR DO SUPREMO E DO CONGRESSO

(Logo ele, o ‘Menino da Porteira”!!!)

* PRESIDENTE DA FIEMA COBRA DO PREFEITO EDUARDO BRAIDE NOVO PLANO DIRETOR DE SÃO LUÍS

(O astro desse plano diretor não é outro???!!!)

* PALÁCIO DAS LÁGRIMAS EM SÃO LUÍS ESTÁ HÁ ANOS ESPERANDO REFORMA

(E tudo indica que vai continuar chorando…)

 

*