-->

O Colunaço do Pêta deste domingo, 27, ‘abre’ com a “viagem” daqueles que enxergaram uma crise (inexistente) no governo e o eco da expressão ‘desertores’, bradada pelo vice-governador Carlos Brandão, que continua incomodando.  Tema que se mistura com a insistência de muitos em falar das eleições de 2022, que só acontecem daqui a praticamente dois anos. A quem interessaria a antecipação desse debate???!!! Dr. Pêta fala, também, do ‘noventão’ José Sarney, que está mais dentro do que se pensa nas eleições para escolha do novo presidente do Senado, o equívoco de Roberto Rocha sobre a Praça das Mercês e outros assuntos que dominaram a semana. Por fim, os intrigantes ‘Mistérios’ do editor do Colunaço. Boa leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** E vem aí a Lista dos Chatos do ano de 2020!!! Sugestões para [email protected]!!!

*** E neste domingo seguimos com Dr. Pêta interino no comando do Colunaço!!!

*** No dia de Natal, o jornal “O Estado do Maranhão” estampou em sua manchete política: “BRANDÃO MUDA O TOM E AMENIZA DIVERGÊNGIA POR 2022 COM WEVERTON ROCHA”!!! Como se pode ver, setores da mídia, por algum “motivo ou circunstância”, não se cansam de tentar causar transtornos e dar alguns prazeres para seus incentivadores!!! Mas só para eles!!! Só pode ser gozação o trecho da matéria que garante que o “DESERTORES” do vice-governador Brandão, no segundo turno das eleições de São Luís, provocou uma crise no governo!!! Que crise, gente???!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!! Impressionante a inversão de fatos e remexida rasa no caldo já entornado por políticos – isso sim – que não cumprem acordos e que, consequentemente, foram publicamente criticados por Brandão com o ‘DESERTORES’ que ecoa até hoje, causando desconforto naqueles que não cumpriram um acordo e abandonaram a base governista no segundo turno para apoiar um candidato adversário do grupo!!! Agora, dizer que o desabafo do vice provocou uma crise no governo é querer subestimar e brincar com a inteligência de quem tá ‘ligado’ na política aqui da ‘terrinha’!!!

*** Interessante, também, é a insistência de setores incentivados da mídia em antecipar o tema “Eleições 2022”!!! A quem interessa estar falando em sucessão de Flávio Dino dois antes de o governo eleito em 2018 acabar???!!! Provavelmente àqueles que estão ‘plantando’ armadilhas para tentar ‘pegar’ o vice Carlos Brandão, que, acertadamente, como se pode observar, está preocupado hoje é com as inúmeras inaugurações que o governo anda fazendo Maranhão afora!!! A hora é de trabalhar e não de falar em eleição de 2022!!! Ingênuo será o vice de Flávio Dino se claudicar e cair nessa armadilha!!! “Marrapá”!!!

*** O senador Roberto Rocha postou, quarta-feira, 23, eu suas redes sociais, fotografias da nova Praça das Mercês e afirmou que o que antes era um terreno baldio agora se transformou numa bela praça construída pelo Governo Federal, em parceria com a prefeitura de São Luís. “Esse é mais um espaço público que o governo do presidente Bolsonaro e a prefeitura entregam à população”, enfatizou!!! Bom, tudo indica que Roberto Rocha está equivocado!!! A Praça das Mercês foi financiada com recursos de “compensação ambiental”, paga pela Vale graças aos esforços da ex-superintendente do IPHAN Kátia Bogéa!!! Não tem dinheiro do governo federal…, e até o município teve participação indireta!!!

*** Meu amigo, o que teve de político e empresário endinheirado, morador da Península, ‘suando frio’ quando a Polícia Federal ‘bateu’ por lá, essa semana, numa operação sobre crimes eleitorais, foi uma verdadeira ‘festa’!!! Foi mais quem teve pressão alta, nervosismo, desarranjo intestinal… Pense num temor!!! Muitos só se acalmaram quando os federais ‘tiraram pra fora’!!! Dr. Pêta soube que um desses já estava ‘vazando’ pelas escadas do seu prédio, quando foi informado por um familiar que a operação era em outro condomínio!!! Olha…, foi pânico!!!

*** Por outro lado, tem a galera inocente, que não deve nada à PF nem á Justiça, que fica ‘injuriada’ com a movimentação das viaturas por aquelas bandas!!! Os honestos acham que alguns políticos e empresários “avacalham e desvalorizam” a nobre Península!!! É verdade!!!

*** Marrapá…, e não é que, aos 90 anos, o ex-presidente José Sarney está, novamente, ajudando ‘caciques do MDB na disputa pela presidência do Senado!!! Pois é…, Don Bigodon tá dando uma de consultor e dando conselhos a quem o procura!!! Mas não é só ele…, Michel Temer também tem atuado muito nos bastidores!!! O objetivo é um só: tentar fazer com que o MDB volte a mandar no Congresso Nacional!!! Essa semana, o presidente do partido, Baleia Rossi, foi escolhido como candidato à presidência da Câmara!!! Já no Senado, o MDB tem quatro nomes como pré-candidatos: Simone Teber, Eduardo Braga, Eduardo Gomes e Fernando Bezerra!!! ‘Rapá’…, esse ‘Don Bigodon’ não se aquieta!!! Até a filha já anda acomodada, ‘posando’ só de ‘mestre cuca’, hahahahahahahahaha!!!

*** Lembram a Petinhada de domingo, sobre a reforma que a Prefeitura de São Luís fez na Praça da Alegria, uma das mais tradicionais da capital maranhense???!!! Dr. Pêta disse que a praça tinha ficado bonita, mas que, por falta de um vigia, vândalos estão roubando as pedras de mármore, colocadas nos canteiros, que serviam para as pessoas sentarem!!! E reclamou que “nem o vigia de um centro de ensino infantil que fica no meio da praça havia ‘dado conta’ do furto!!! Pois é…,  “aí veio’ um leitor e ‘puxou as orelhas’ do editor do Colunaço , ‘emeiando’ para o meu chefe: “Avisa Dr. Pêta que a praça da Alegria não tem mais Jardim de Infância, e sim uma floricultura!!! Outro detalhe: a reforma foi feita pelo Iphan. E mais ainda: a sede do PCdoB fica em frente”, hahahahahahahahahahahaha!!! Esse ‘povo’ ‘gosta…!!!

*** Em cem anos de existência, a Câmara Municipal de São Luís nunca teve uma composição tão harmoniosa como a que assumirá no dia 1º de janeiro de 2021!!! Tanto é assim que o vereador Osmar Filho será reconduzido à Presidência da Casa num consenso nunca visto naquele legislativo!!! Pior que a ‘puxação’ é tanta, que tem vereador achando que Osmar deve ser eleito, logo, para os dois períodos presidenciais!!!

*** O Estado do Maranhão fará uma grande economia com a soltura de 900 apenados da Penitenciária de Pedrinhas para passar o Natal com os familiares!!! Já pensou quanto será economizado só em refeições???!!! É uma boa grana!!!

*** Não é por nada não…, mas alguém já observou o patrocinador do boletim da Covid-19 no portal Imirante???!!! Pois é…, nada mais, nada menos que o ‘Jardim da Paz’ oferecendo plano funerário!!! Sinistro!!!

*** Nestor Fostes, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, disse, sexta-feira, 25, no Jornal da Pan, que, possivelmente, em 2024 os Estados Unidos estarão lançando, em parceria com o Brasil, voo tripulado ao espaço!!! E que, a depender de alguns fatores, da Base Espacial de Alcântara!!! Entenderam, agora, porque o Jornal Pequeno não estampou, após as eleições deste ano, o foguete com os candidatos a prefeito e vereador para a lua???!!! Pois é…, pretende lançá-los concretamente em 2024!!! Tudo vai depender das conversas do Dr. Pêta com o governo de Baden!!!

*** E olha essa que o JP publicou no meio da semana!!! Dr. Pêta ‘assina embaixo’!!! “Vírus dá uma nova chance a Bolsonaro – Em entrevista à Revista Veja desta semana, o historiador escocês Niall Ferguson afirma que o governo de Donald Trump deixará um legado na maneira como o mundo lida com a China, e que sua derrota serve de alerta para a estratégia de líderes como o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Com um invejável currículo e passagens por “templos do conhecimento”, como Oxford, Cambridge e Stanford, Ferguson acredita que a derrota de Trump deve levar Bolsonaro a pensar muito sobre como evitar o mesmo destino quando for candidato à reeleição. “Trump cometeu uma série de erros que lhe custaram a eleição. Ele se colocou à frente e ao centro da resposta à pandemia – e desagradou aos eleitores com suas posições equivocadas”, ressaltou o pesquisador.
Da mesma forma, Bolsonaro cometeu erros graves e perigosos com os posicionamentos que tomou diante da chegada do coronavírus. Minimizou a covid-19, expôs-se à exaustão, perigosamente, e passou à “sua população” uma segurança frágil, que a deixou a mercê do vírus.

O mundo está diante de uma nova cepa do coronavírus, bem mais contagiante que a do final de fevereiro/início de março. O Brasil, que tem São Paulo e Santa Catarina como portas de entrada, e onde, coincidentemente, os noticiários já mostram um número de mortes preocupante, com óbitos superiores aos da primeira onda, já se encontra em estado de alerta. Na manhã dessa terça-feira, 22, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, em entrevista à TV Mirante, disse que é preciso todo cuidado com essa nova cepa, confirmando os números elevados de óbitos que já aparecem no Sul do País.

Ou o presidente Jair Bolsonaro muda a sua postura, a forma de encarar a doença diante do país, ou estará com sua reeleição comprometida. Uma declaração nos moldes da que fez em março, classificando a covid-19 como uma ‘gripezinha’, será fatal para as suas pretensões de continuar no Palácio do Planalto. Se está voltando mais perigosa, com um nível de contágio maior, a doença, por outro lado, está dando uma nova chance ao presidente da República”!!!

**************************************

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS
2009 – Tadeu se recusa a transmitir
o cargo ao prefeito João Castelo

Na manhã do dia 1º de janeiro de 2009, João Castelo (PSDB) foi investido no cargo de prefeito de São Luís. Ao ser empossado no plenário da Câmara Municipal, ele declarou que iria trabalhar ao longo de seu mandato para transformar São Luís em uma das mais modernas capitais do país, mediante uma visão futurista e através de um governo feito com participação popular.
A posse de Castelo e da vice-prefeita, Helena Duailibe (PSB), aconteceu durante sessão solene realizada às 11h30, no plenário da Câmara. À tarde, Castelo participou da solenidade de transmissão do cargo, em frente ao Palácio La Ravardière, na tradicional Avenida Pedro II.
Tadeu Palácio recusou-se de comparecer à cerimônia. Em vez de participar da solenidade programada para a Avenida Pedro II, Tadeu achou melhor comparecer à posse de Castelo, na Câmara Municipal.
Lá ele tentou passar a faixa para Castelo. Mas não deu certo. Foi repreendido publicamente pelo novo prefeito na presença dos 21 vereadores recém-empossados e de um grande número de autoridades e convidados.
Na cerimônia realizada na Avenida Pedro II, João Castelo recebeu a faixa das mãos da vice-prefeita anterior, Sandra Torres, durante uma marcante festa política que contou com a presença do governador Jackson Lago, do ex-ministro do STJ Edson Vidigal, de diversos deputados federais e estaduais, secretários estaduais, de vereadores, líderes comunitários e de uma multidão que se aglomerou ao longo da Avenida Pedro II.

Castelo derrota Flávio Dino, no
segundo turno, com apoio de Jackson

Nas eleições de 5 de outubro de 2008, 11 candidatos disputaram a Prefeitura de São Luís: João Castelo (PSDB), Flávio Dino (PCdoB), Clodomir Paz (PDT), Gastão Vieira (PMDB), Pedro Fernandes (PTB), Cleber Verde (PRB), Waldir Maranhão (PP), Raimundo Cutrim (DEM), Paulo Rios (PSOL), Welbson Madeira (PSTU) e Ribamar Pedrosa (PCO).
Foi uma eleição tão acirrada, que teve desdobramentos inesperados nos pleitos seguintes. O ex-governador João Castelo e o deputado federal Flávio Dino, integrantes da Frente de Libertação que derrotou o grupo Sarney em 2006, elegendo Jackson Lago governador, tiveram que se engalfinhar num virulento segundo turno.
Abertas as urnas, ficou definido o cenário para uma nova peleja: João Castelo saiu na frente com 210.629 votos (43,12%), ficando Flávio Dino com 167.436 votos (34,28%).
O terceiro colocado foi Clodomir Paz com 46.199 votos (9,46%), seguido de Raimundo Cutrim (22.054 votos – 4,51%), Cléber Verde (19.013 votos – 3,89%), Gastão Vieira (9.508 votos – 1,95%) e Welbson Madeira (5.135 votos – 1,05%). Pedro Fernandes, Waldir Maranhão, Paulo Rios e Ribamar Pedrosa tiveram menos de 1% dos votos válidos.
Castelo liderou com folga todas as pesquisas durante a campanha e esperava vencer logo no primeiro turno. Flávio Dino, escorado na popularidade do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, alavancou em setembro, de terceiro para o segundo lugar.
O governador Jackson Lago fez um balanço positivo das eleições municipais no Estado, pouco antes do encerramento dos trabalhos de apuração do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).
Ele destacou o excelente desempenho dos partidos da Frente de Libertação do Maranhão, que elegeram mais da metade dos prefeitos. “Esse êxito é formidável, pois é a reafirmação do que a população decidiu há dois anos, quando mudou a nossa realidade”, frisou.

SEGUNDO TURNO

Líder da coligação “São Luís merece mais” (PSDB, PSB, PTC), João Castelo, tendo Helena Duailibe (PSB) como companheira de chapa, conseguiu ser eleito prefeito, em 26 de outubro de 2008 com 271.014 votos (55,84), derrotando Flávio Dino da “Unidade Popular” (PCdoB, PT), que obteve 214.302 votos (44,16%).
O Jornal Pequeno estampou esta manchete na capa: ‘Castelo é o novo prefeito de São Luís – Sarneysismo joga todas as fichas em Flávio Dino e amarga a segunda grande derrota seguida no Maranhão’.
Diz o JP: O grupo Sarney tentou ‘embarcar’ na campanha do candidato Flávio Dino (PCdoB), mas o povo percebeu a manobra. Não deu outra: João Castelo (PSDB) foi eleito prefeito de São Luís neste domingo (26), impondo a segunda grande derrota ao sarneysismo no Maranhão. A primeira foi em 2006, quando o então candidato Jackson Lago (PDT) derrotou a senadora Roseana Sarney, na época abrigada no PFL.
Castelo venceu o segundo turno das eleições na capital maranhense, conquistando 271.014 votos (55,84%) contra 214.302 votos (44,16%) dados a Flávio Dino – diferença de 11,68 pontos percentuais. Os dois candidatos integravam a Frente de Libertação do Maranhão, que derrotou o grupo Sarney em 2006, elegendo Jackson Lago governador.

**************************************

*** E pra fechar…

Um grande amigo se foi

O povo aguardava o corpo na entrada da cidade. Quando o cortejo chegou, foi recebido com aplausos. O filho desceu do carro e foi envolvido pelos abraços de populares, amigos e admiradores que queriam consolar a família e ser consolados.
Concerto para um verão foi a música escolhida por Leão Santos pro dia do seu enterro. E seu pedido foi atendido pelo filho Leãozinho. A tristeza ecoava em três carros de som na fila interminável de veículos. Não teve velório, por causa dos protocolos da Covid 19. As pessoas nas calçadas, acenavam, jogavam beijos, choravam, batiam palmas. Corriam pra alcançar o carro onde estavam Celeste e Leane, esposa e filha de Leão, respectivamente. Queriam apertar suas mãos, trazer uma palavra de consolo no momento mais difícil pra família. No cemitério, Celeste fez questão de agradecer o amor e a dedicação de Leão Santos na formação da família, como esposo e pai. Amigos declaravam a paixão por aquele que foi o maior líder político da história de Arari. E o filho fechou os pronunciamentos, de forma muito serena e equilibrada. Como se Deus estivesse com uma manta de conforto divino sobre ele. O filho que sempre falou que não resistiria à morte do pai.
Leão Santos faleceu na noite do dia 24 e foi sepultado no dia 25 de dezembro de 2020. Os dias que ele mais gostava de festejar. E como ele gostava tanto do Natal, Deus o levou exatamente no dia da maior e mais bonita festa que existe: o aniversário de Cristo. O céu ganhou um grande presente. Os que ficam perdem um esposo generoso em amor e cuidados, um pai atencioso e companheiro, um líder que trabalhou pelo povo, um irmão que se preocupava com todos…um grande amigo perco eu.

(Maria Spíndola – Jornalista)

********************

Um Adeus a Leão

De alguma maneira, são tempos excessivamente duros. No meio da alegria familiar celebrando o Natal, chega a notícia do falecimento do Ex-Prefeito de Arari, Leão Santos Neto.
Leão faz parte de uma geração de jovens seguidores dos ensinamentos e conselhos do Padre Brandt, amigo e correligionário de Neiva Moreira nas décadas de 50 e 60 do século passado e mesmo depois da redemocratização, na década de 80. Esse lastro cultural certamente influenciou a trajetória de Leão, Aziz e seus companheiros no realinhamento de ideias e ideais para o serviço público da cidade e município de Arari. Ao lado de Grajaú de Mercial Arruda, Arari desponta como a cidade que primeiro enxergou o desenvolvimento da economia local como um dos serviços mais essenciais que um governo deve prestar ao seu povo e à sua gente. Dessa visão inovadora surgiu a Festa da Melancia, dentre tantas outras atividades, que marcam e identificam Leão e Arari. No meio de um mar de (questionáveis) ideais assistencialistas que assolam o Maranhão e parte considerável do Brasil, penso em Leão Santos Neto e seus companheiros de Arari. Quem dera que o Maranhão ali se espelhasse e se inspirasse. Essa transcendência há de marcar esta doída e saudosa memória.
Meus pêsames pela partida inesperada de Leão, mas todo meu respeito, admiração e agradecimentos a esse personagem que engrandece Arari e o Maranhão. Que Deus o receba em seus braços de amor e conforte e tranquilize sua linda e batalhadora família.

(Léo Costa, ex-prefeito de Barreirinhas, e família)

********************

Anatomia da fome

A pobreza geradora de fome tornou-se uma chaga no Brasil, sendo uma das formas mais violentas de humilhar e ferir a alma das pessoas. Anualmente, mais de seis mil crianças em situação de insegurança alimentar grave morrem de fome no país.
Não há atenuante. Num país que produz alimentos suficientes para garantir comida a todos os seus habitantes, a fome nada mais é do que um crime, que trai o dom originário destinado à humanidade sem qualquer exclusão.
Nesse marco, faz-se necessário passar das palavras a uma ação vigorosa e consistente. Não para nos deixar levar aos borbotões pelos titulares do poder dominante neoliberal, mas para encarar, sem trégua, a fome que se alastra no Brasil, onde aumentou em três milhões o número de pessoas sem acesso regular à alimentação básica. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Qual foi a prisão de um empresário acusado de agiotagem que pode revelar um grande esquema de fraudes em licitações e desvio de dinheiro público no Maranhão???!!! Meu amigo, o que tem gente sem dormir é uma ‘festa’!!!

*** E quem foi o causídico genro de magistrado que foi visto, no dia seguinte à prisão desse empresário, bastante apreensivo na sede da Polícia Federal, no bairro da Cohama???!!! Será por causa da apreensão do celular do agiota???!!!

*** Quem foi o deputado que, depois de muitos “prós e contras”, resolveu fazer as malas e “tirar pra fora do ninho”???!!! É, meu amigo, isso é que dá não prestar atenção em um dos principais mandamentos escritos na tábua de Moisés!!!

*** Qual deputado foi barrado, domingo, ao meio-dia, na porta da Fribal da Ponta da Areia, ao chegar para fazer compras de sunga de banho???!!! Marrapá…, parlamentar estadual queria entrar de “costas nuas”, hahahahahahaha

*** Quem foi a filha de jornalista que solicitou autorização do pai para receber “uns quatro amigos e amigas” para um ‘bate-papo rapidinho’ na área da piscina do prédio dele, e quando o pai se espantou foi a portaria interfonando porque a administração não está permitindo “eventos” por causa da pandemia, a garota já estava lá desde às 18h e até aquela hora – quase meia noite – continuava chegando gente e o ‘bate-papo’ tinha virado festa???!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem foi a socialite, assídua frequentadora das páginas coloridas (hoje em PB) “do outro lado da ponte”, que levou um flagra usando o cartão do plano de saúde da irmã para uma consulta numa conhecida clínica do Renascença???!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** Quem são os blogueiros, que, ainda inconformados com a derrota eleitoral do grupo governista, continuam ‘destilando veneno’ contra a futura gestão municipal???!!! “Dá um tempo, meu”…!!! Perdeu, perdeu!!!

***