O jovem Jhonathan Luís Ferreira Nascimento, de 30 anos, morreu no Socorrão I, na noite desse domingo, 6, depois de ser baleado acidentalmente durante uma tentativa de prisão de um suspeito de assalto. O disparo saiu de uma pistola do soldado Brandão, da Polícia Militar.
O acidente aconteceu na Rua José Antônio, na Divinéia (Olho D´Água), por volta das 22h30.
Residente do bairro, Jhonathan acompanhava o trabalho da Polícia após o furto de um celular de um morador do bairro. A vítima de furto do seu celular abordou uma viatura da Polícia Militar (vtr 16086), com o Cabo Siqueira e os soldados Brandão, Segundo e Maristela, e pediu ajuda para localizar um homem que havia furtado o aparelho; que ele já tinha sido rastreado por meio de um Aplicativo. Na busca pelo celular, os policias, acompanhados da vitima, chegaram a uma residência onde uma senhora os atendeu, em atitude suspeita e dificultando a averiguação.
Os PMs deram a volta na casa e o PM Brandão subiu em um muro, deparando com um suspeito fazendo o descarte do aparelho no quintal da residência. Conforme relatório da guarnição, o soldado Brandão tentou transpor o muro, e nesse momento, a sua arma, uma pistola, que estava no coldre, presa ao colete, disparou acidentalmente e atingiu Jhonathan, que, a exemplo do pai da vítima do furto, estava próximo ao muro acompanhando o trabalho dos policiais. Baleado no tórax, o jovem foi socorrido e levado para o Hospital Clementino Moura (Socorrão I), onde não resistiu e faleceu.
O caso foi comunicado ao superintendente de dia, major Holanda, que acompanhou a oitiva da guarnição, apreendeu a pistola ((pt100 taurus .40, svi63517, carga da PMMA) e submeteu o PM Brandão a exame de recenticidade, que, segundo a Secretaria da Segurança, deu negativo.