-->

Todo o Sistema de Segurança Pública do Estado está mobilizado, desde as primeiras horas desse sábado (26), em torno de uma operação deflagrada para garantir o abastecimento de combustível para serviços essenciais, o que, de alguma forma, já está beneficiando a população.

Um grande aparato policial foi mobilizado a partir do porto do Itaqui, segundo o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, para assegurar o atendimento de demandas essenciais, com o abastecimento de viaturas, carros do Corpo de Bombeiro, ambulâncias e veículos que prestam serviços essenciais à sociedade. O combustível está sendo retirado de dois navios ancorados no porto do Itaqui.

Os comboios organizados pelo Governo do Maranhão desde o início da manhã já garantiram o transporte de combustível por meio de dezenas de caminhões-tanque cedidos por empresas privadas de São Luís. Entre 7h e 12h, foram cerca de 30 deles para garantir abastecimento essencial e de postos de combustível no Estado.

A operação foi montada para amenizar os efeitos da crise federal dos combustíveis. O governador Flávio Dino determinou medidas para reduzir os transtornos causados à população.

Viaturas da Polícia Militar estão fazendo a escolta de caminhões para os postos e pontos públicos de abastecimento. A intenção é garantir serviços essenciais para a população, como transporte público coletivo, segurança, serviços de saúde e coleta de lixo.

Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que gerencia o Porto do Itaqui, afirmou que o trabalho emergencial foi iniciado em São Luís, e deve se estender para o interior a partir deste final de semana.

“Nós já iniciamos uma estratégia especial para garantir o transporte urbano, ferry-boat, além da coleta de lixo na capital. Vamos trabalhar para ampliar o que já estamos fazendo”, afirmou.

A operação está sendo diretamente coordenada pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, tendo ainda a participação do secretário Rodrigo Lago (Casa Civil), dos comandantes Luongo (PMMA) e Célio Roberto (Bombeiros); e do presidente da Agência Estadual de Mobilidade (MOB), Lawrence Melo. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) também participa das operações.