-->

Após receber denúncias de falta de atendimento nos centros de Assistência Social (CRAS) de São Luís por ‘falta de internet nos locais, o deputado estadual Duarte Jr, em visita às unidades, disse que constatou que o problema já ocorre há mais de um mês, “fazendo com que milhares de famílias de baixa renda fiquem sem conseguir fazer seu recadastramento para receber benefícios sociais”.

Em reunião recente com o governador Carlos Brandão, Duarte conseguiu que as unidades VIVA de São Luís possam atuar de forma emergencial no recadastramento das famílias da capital, garantindo a atualização dos dados do CadÚnico e manutenção dos benefícios sociais.

Durante as visitas aos CRAS, o parlamentar disse que funcionários confirmaram que o problema ocorre desde o início de setembro. “O serviço de internet foi suspenso sem aviso prévio, prejudicando os atendimentos prestados diariamente nos locais”, afirmou.

Duarte Jr denunciou outros problemas da rede de assistência social de São Luís. “A situação é muito mais grave do que pode imaginar. Há mais de um ano, São Luís não tem um secretário de Assistência Social. Há mais de 30 dias, não apenas os CRAS, mas diversos outros órgãos da Prefeitura de São Luís estão sem acesso à internet, impossibilitando que as pessoas consigam atendimentos para direitos fundamentais”, denunciou.

O problema é ainda mais grave, segundo o deputado, porque a interrupção do serviço de internet ocorreu em meio ao recadastramento do CadÚnico. O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil.

O prazo para o recadastramento seria encerrado na sexta-feira (14), mas por causa de problemas em diversas cidades do país, incluindo São Luís, o governo federal estendeu por mais 30 dias.

“Por causa de todos os problemas enfrentados por São Luís em sua rede de assistência social, a cidade, pela primeira vez na história, está perdendo recursos federais para a área por causa da baixa nota no Índice de Gestão Descentralizada (IGD), indicador que mede o desempenho dos municípios na gestão do Programa Auxílio Brasil e do Cadastro Único”, disse Duarte Jr.

Para evitar que as famílias percam seus benefícios sociais, o parlamentar informou que foi apresentada à Prefeitura de São Luís a proposta de uso das unidades VIVA da capital para a realização do recadastramento no CadÚnico até que o problema seja resolvido na rede de CRAS municipais.